sexta-feira, setembro 17, 2010

FALEMOS DE BOLA

Falemos de bola.
Embora antes, voltar por um pouco à polémica. Infelizmente no nosso futebol existe uma guerra sem quartel para ser o Campeão, o primum inter pares. E a guerra passa-se entre os dois grandes do futebol português. Infelizmente (principalmente para vocês, lagartos) o Sporting Clube de Portugal vai, cada vez mais, perdendo o comboio nessa luta de galos. Eu sei que não são aliados do FC Porto, embora o vosso ódio ao Benfica funciona como o pacto de não-agressão em relação ao Porto e portanto vai beneficiá-lo. É só isto.

Mas falemos de bola. O jogo de domingo é decisivo para o Benfica. Muito mais do que para o Sporting.

O Benfica está com a confiança muito em baixo. Já se põe em causa quase tudo, depois das derrotas. É o Roberto, é o LFV, é o Jesus, é a falta de substitutos para o Di Maria e Ramirez, é o Cardozo, é o Rui Costa... Isto chama-se futebol. É só futebol. Nem mesmo a vitória sobre o Hapoel, para a Champions, animou a malta. A exibição foi muito tremida, até aos 2-0. De facto, já tenho dito tanta vez, o futebol é muito de cabeça. Moral, Confiança, Atitude. Há dias, semanas, épocas que esta "cabeça" vai acima e outras que vai cada vez mais abaixo. O Benfica precisa de ganhar cabeça, para voltar à luta pelo título. O não ganhar no domingo será, a mais de 85% o adeus ao título. O empate ou a derrota e ... Adiós!
O Benfica não desaprendeu de jogar de uma época para a outra. Mantêm-se o treinador, o sistema e os jogadores menos o Quim, Di Maria e o Ramires. E o David Luis, Cardozo, Javi Garcia e Saviola estão muito menos "acutilantes". Mas o Fábio Coentrão, Aimar e Luisão estão bem. E ainda o caso Roberto. Talvez muito da perca da "cabeça" que o Benfica tem tido começa com os erros de Roberto e com o custo que isso teve. Na pré-época pouco se notou pois íamos marcando os golos suficientes. Depois, o grande momento desta época: a Supertaça. Toda a gente diz que o Porto deu um banho de bola. Não concordo. O jogo teve um momento que alterou por completo o rumo dos acontecimentos. O golo aos três minutos. Aquilo foi um soco. Demorou muito a recuperar e deu um alento ao Porto que dura até hoje. O jogo com a Académica foi daqueles que só acontece ao Benfica e no Nacional atingiu o auge o palhaço Roberto. Com o Setúbal, Roberto não aguentou. O penalty foi outro momento chave da época. Roberto com a pressão total! Era tudo ou nada! E foi daqueles momentos que também só o Benfica nos oferece. Ganhamos 3-0 só com 10! Guimarães foi um balde de água gelada. Ainda por cima o árbitro podia ser um pouco assertivo e teríamos ganho. Agora estamos à beira do precipicio. Com a corda ao pescoço... E sei como a gostariam de apertar, os nossos rivais. Tenho pena que o Kardec se tenha lesionado pois parece-me muito mais jogador que o Cardozo. (e eu sempre gostei mais de jogadores de que Jardéis). Também gostava de ver o Salvio (julgo que não vai ser convocado), mas jogue quem jogar, temos equipa para o Sporting. Apenas temos que ter a cabeça.

O Sporting vem um pouco mais confiante. O jogo em Lille, contra a, teoricamente mais forte equipa do grupo, e com uma equipa que não tem sido a titular deu-lhes grande moral. Julgo que os sportinguistas depois da surpresa e dúvida começam a acreditar em Paulo Sérgio. Começam a acreditar que até pode acontecer. O momento-chave desta época, para o Sporting, na minha opinião, foi o golo do Evaldo, no final da primeira parte do jogo de Brondby. E aqueles manguitos do Evaldo espelha bem a atitude Sporting. Até aí, uma pré-época pobre, uma derrota na 1ª jornada, a um pintelho de sair da Europa, aquele reviravolta fez ressuscitar a lagartagem. Mas a verdade é que não tem deslumbrado. Mas já se sabe que contra o Benfica os nossos velhos rivais fazem o jogo da vida deles.

Como sempre, ninguém sabe como ficará. Espero que não fique 0-0. Espero que não haja penalties. Gostava que tivesse a emoção daquele jogo da taça em Alvalade, dos 5-3. Mas que nos sorrisse a nós. Vou para o jogo com a CHAMA IMENSA.

Saúdinha