quarta-feira, setembro 15, 2010

PARA MEMÓRIA FUTURA

Venho declarar, para memória futura que considero um carnaval de muito mau gosto a reacção dos Orgãos Sociais do Benfica. Não haja dúvida nenhuma.
O que eu gosto mesmo é de futebol. Do espectáculo futebol. Deste triste espectáculo não gosto, entristece-me. O Benfica perdeu, uma, duas, três vezes e a desilusão e o desespero leva a atitudes irracionais.
" Cóidado com a Instituição" disse LFV... Triste, muito triste.
A resposta só pode ser dada no campo. O árbitro rouba-nos um golo? Marcamos outro. Esta é a resposta a dar. Não gosto de outra. Considero que os árbitros querem fazer o melhor, o trabalho não é fácil, às vezes, com a ânsia de mostrar a sua isenção, prejudicam, mas isso é...Futebol. Não há milagres. É impossível não haver erros.
Naturalmente que o negócio futebol, com o dinheiro que gera, a visibilidade que dá e a influência que se obtém leva a que surjam pressões neste sentido ou no outro.
Mas como disse, o que eu gosto é de Futebol. Futebol sério. E sei que existiu um apito Dourado e um apito Final. E ouvi diálogos interessantissimos no youtube. E sou do tempo das viagens ao Brasil do Carlos Calheiros pagas pela Cosmos. E vi o Zé Pratas a correr fugindo aos jogadores do FC Porto. E com a vitória do Benfica o ano passado (limpinha, apesar de a quererem denegrir) pode ter começado um novo ciclo. Mas há quem faça tudo para voltarmos ao antigamente...
Não há dúvidas nenhumas que o Benfica foi altamente prejudicado em Guimarães, digam, quem quer que seja e onde quer que seja, o que quiserem. Há dois penalties clarissimos que não há árbitro que possa não os ver e há dois fora de jogo que são "à risca" tal como o do golo do V. Guimarães, isto é, não há fora de jogo. E os cartões amarelos são (grande parte) aberrantes. Foi azar do árbitro? Terá sido? E é normal a AF Porto homenagear esse árbitro dois dias antes do jogo? Será normal?
"Quem não se sente não é filho de boa gente" diz, na sua sabedoria, o bom povo. Eu concordo que o Rui Costa tenha ido à conferência de imprensa dizer da nossa indignação por uma arbitragem nojenta. Mas... o resto ? A imagem do Rantas está feliz. Não gostámos do que fizeram vamos estragar a brincadeira: Taça da Liga? joguem sózinhos. Sport TV? Os benfiquistas saiem e fiquem com os outros. Os clubes andam à espera da visita do SLB para arranjarem a receita anual? pois esperem sentados que se acabou a mama...
Isto é, o Benfica sabe que, com a sua grandeza pode tornar o futebol muito mais pobre e usa isso como chantagem. É, na minha opinião, uma vergonha...A grandeza do Benfica não é esta...
Saúdinha

1 Comments:

Blogger El Ranys said...

Alex, boa posta.
A verdade é que há coisas pouco transparentes no futebol português.
Por exemplo, o Benfica fez agora esta chantagem mesquinha e o senhor presidente da APAF não veio em defesa dos seus associados.
Vitor Pereira ficou calado.
Alguém se recorda das posições assumidas por estes senhores quando o Sporting manifestou o seu desagrado pelas arbitragens de que estava a ser alvo? Pois é, foi um "ai Jesus, querem condicionar os árbitros". Na realidade, a luta pela transparência nas arbitragens e, sobretudo, na nota que estas recebem dos famigerados "observadores" é antiga e tem, desde sempre, um protagonista: o Sporting. Enquanto o Benfica assobiava para o ar.
A questão, parece-me, é basicamente esta: Olegário Benquerença, só para dar um exemplo, é um árbitro manifestamente incompetente. Nem falo só do jogo de Guimarães, posso referir o Manchester United - Glasgow Rangers desta semana na Champions: o homem não viu dois penaltis clarinhos. Não é, então, estranho que seja recorrentemente considerado pelos "observadores" um dos melhores árbitros portugueses? Este é um pequeno exemplo de coisas que ninguém percebe e que deviam ser explicadas. A bem da transparência.
Bem-vindo (finalmente) à luta, Benfica.

quinta-feira, setembro 16, 2010 10:39:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home