domingo, agosto 07, 2011

Sporting 2011/12


Que Sporting poderemos esperar para a época que agora começa? Sem dúvida que o plantel aparenta ser bastante mais forte do que nos dois últimos anos, mas será suficiente para lutar pelo título? Não o creio.


Benfica e FC Porto estão demasiado fortes... o que se passa com o Sporting, nestes últimos anos, não é necessariamente sinal de incompetência leonina, é sinal de uma maior competência portista e, nos dois últimos anos, benfiquista. A situação do Sporting pode ser equiparada a qualquer das excelentes equipas espanholas que, por mais fortes que sejam, não podem ombrear com os colossos Barcelona e Real Madrid. Será isso motivo para depressões cíclicas, despedimentos e razias anuais, nesses clubes?


O que se tem passado no Sporting nestes últimos anos é bizarro. Estruturalmente, o Sporting é o 3º maior clube português. Isto é um facto, não vale a pena discuti-lo. Nunca teremos tantos adeptos como o Benfica, nunca teremos um Presidente como Pinto da Costa 30 anos à frente do clube. Posto isto, não digo que o Sporting nunca possa apontar para o título, mas digo que quando isso sucede é excepcional. Ou seja, não irá acontecer na maior parte das temporadas e temos de saber conviver com isso sem exigir sangue, a cabeça do treinador, a demissão da Direcção e a limpeza do balneário sempre que não somos campeões!


Há alguns erros que se pagam caro. O despedimento de Bobby Robson terá sido um desses erros. A contestação à contratação de José Mourinho terá sido trágica. Acredito que o despedimento de Paulo Bento tenha sido um desses erros estratégicos. Sempre fui adepto do nosso "Alex Ferguson" e considerei a saída dele, imposta pelos adeptos, como um verdadeiro tiro no pé.


De qualquer modo, há que ter esperança. No futebol, nem sempre as melhores equipas ganham. O Sporting tem um calendário favorável, nas primeiras 10 jornadas irá defrontar equipas (teoricamente...) acessíveis, pelo que poderá ganhar tranquilidade e motivação que lhe permitam fazer um Campeonato muito bonito. Assim queiram os deuses do futebol e permitam os adeptos sportinguistas.


Uma nota final de optimismo: ontem, no Udinese-Sporting do Ramon Carranza, vi algo de inimaginável há uns tempos - um passe longo de Carriço, de uns 40 metros, que Yannick Djaló recebeu nas calmas, com uma boa recepção de bola. Tanto um como o outro me deixaram pasmado. Se até estes dois conseguem evoluir, então toda a esperança é legítima!


Saudações Leoninas!