Jornada dos empatas
Vésperas de Natal, empates a zeros, jornada que começando mal, não acabou pior!
A Académica fez uma grande 1ª parte. De tal forma que nos obrigou a jogar mal, sem fio de jogo na meia-hora inicial. O Sporting não chegava à área, ao contrário, permitia (perdendo a bola) ataques rápidos e apoiados da Académica que não deram mais perigo porque a nossa defesa (rico Carriço) ainda vai dando para as encomendas. Só nos últimos minutos os empurrámos e criámos situações de golo. Mas fomos inferiores, sobretudo o nosso meio-campo não conseguiu "fazer" o jogo; Moutinho, aguerrido, mas a perder mais vezes, resolvendo mal, Romagnoli pouco em jogo e muito (demasiado) a "olhar para os pés"; Izmailov, trapalhão e Rochemback, embora na sua melhor posição, e já com uns bons "tiros", arrefece o jogo, mata a construção.
Assim, o nosso indiscutível melhor jogador actual ainda criava maior contraste; nitidamente Liedson está numa forma acima do normal, e faz-lhe falta entender-se melhor com Postiga que também fez uma 1ª parte negativa.
Mesmo este meio tempo, (já que na 2ª parte o Sporting fez um bom jogo, de qualidade, tal como tinha feito no 3-0 ao Marítimo, na Taça da Liga), não foi tão mau como já vi esta época jogar o Sporting , quando parecia que o mal era mesmo, "não saber jogar à bola". (posts anteriores). Não, a segunda parte foi nossa, em crescendo chegámos a dominar intensamente, a partir da entrada de Veloso para lateral (saindo Caneira, fraquito, penso que é jogador útil "de banco") e também com a entrada de Vukcevic (fortissimo talento) e Yannick, três jogadores com "questões" que Paulo Bento vai sabendo contornar, jogámos, ia dizendo, de forma a justificarmos plenamente a vitória e os três pontos. O herói foi o guarda-redes da Académica que fez defesas "impossíveis". Pareciam 2 pontos perdidos, no final de jogo, mal perdidos. Se tinha sido um tropeção na luta do título, P. Bento, premonitório respondia, "em princípio, mas ainda faltam os outros..."
E tanto Porto, no domingo como Benfica na 2ªfeira, repetiram os zeros. Marítimo e Nacional, dignos representantes da Madeira, não permitiram a portistas e benfiquistas um golito, mesmo com o reforço anímico com os resultados já conhecidos. O campeão de Inverno será conhecido no final da 1ª volta (ainda faltam alguns jogos); a época para as bandas de Alvalade continua a ser difícil mas lá vamos chegando com a "água ao seu moinho" com o objectivo de no "lavar dos cestos" sermos campeões. Boas Festas a todos.