sábado, maio 08, 2010

Época Miserabilis

Desilusão, Tristeza, Indignação e Raiva, eis o Sporting 2010. Temporada horribilis a acabar, 30 ou mais pontos de distância do Benfica. Vergonha miserável! Desta – sublinho - desta vez os lampiões merecem o título, embora o Braga, tivesse feito um campeonato brilhante e se fosse campeão (ainda é possível, mas seria necessário um milagre “à antiga”) seria com inteiro merecimento. Digo desta vez, para que “a História não esqueça”, que dois dos mais importantes títulos dos encarnados, campeão 2005 e Taça (que ninguém) Liga do ano passado eram nossas, não fossem decisões, como dizer, de carácter divino, a brindarem os nossos rivais de sempre.

O Sporting, à falta de melhor explicação, sofreu de um bloqueio psicológico, que nos fez passar pela equipa que pior futebol jogou no tempo de P. Bento. Irremediavelmente, deu-se a chicotada. Mas a doença, verificou-se era prolongada, e Carvalhal, descontando uns poucos momentos de glória, não teve arte para ressuscitar a equipa.

A minha opinião é conhecida: não temos, porventura jogadores fora-de-série, no entanto há jogadores capazes de construir uma boa equipa que lute pela vitória em qualquer jogo e esteja na corrida ao título até ao fim. Naturalmente se tivéssemos jogadores melhores… mas, o fundamental é armar a equipa com confiança e motivação, um colectivo que acredite ser melhor que o adversário, e isso foi o oposto desta época. Assim, o mais importante é a escolha do treinador. Paulo Sérgio foi o escolhido.

Nesta altura esta escolha é uma incógnita (lembram-se de Peseiro, um desconhecido que tornou o futebol leonino num espectáculo?). O risco é imenso. O presidente e o Costinha assumiram uma grande responsabilidade. Tomara que seja um sucesso.

Da época desastrosa retiro apenas um factor positivo: a cantera continua a render: Saleiro e Adrien (já estava no ano passado) tornaram-se verdadeiras opções.
A época termina (uff!...) e na próxima tudo recomeça. Fácil é fazer melhor. Mas quero uma temporada que nos faça esquecer esta.