segunda-feira, dezembro 19, 2005

Ganharam os 3?

Na jornada que ontem terminou, o facto que mais merece destaque é os três grandes terem ganho os seus jogos. Coisa altamente invulgar nos últimos tempos, convenhamos.
O Sporting (o que mais me interessa) venceu, com uma limpeza extraordinária, ante uma fraquíssima Naval 1º de Maio. Notas a reter: decididamente, e de acordo com o que venho dizendo (não só aqui mas, antes da criação deste blog, no Revisão da Matéria) Deivid e Liedson não formam uma boa dupla atacante. Não se entendem. Movimentam-se os dois muito, sem que nenhum tenha uma posição fixa na grande área adversária. Podia ser bom, se entrassem em tabelinhas, desmarcações e passes ao primeiro toque, mas não é isso que acontece. Com estes dois, olha-se para a área adversária num ataque do Sporting e quem lá está? - Ninguém.
Outro destaque vai para João Moutinho, que marcou o seu primeiro golo pela equipa principal do Sporting no campeonato nacional (soa bem melhor do que "Liga BetandWin, não soa?). Moutinho andava algo tristonho e apagado (fruto talvez das funções mais recuadas que lhe estão agora destinadas). Espero que este golo lhe devolva a alegria de jogar que tanto aprecio.
Ricardo, com Paulo Bento, transmite muito maior segurança e serenidade. Está em grande, o "Labrecas", e tem feito defesas decisivas. Tonel é seguríssimo. Polga está em crescendo. Dá gosto ver Nani jogar. Custódio é jogador discreto mas muito eficaz. João Alves ainda não se adaptou, mas penso que ainda vai lá...
O Benfica ganhou com tremideira e empurrado pelo árbitro. Pelos vistos, para os homens do apito, a Luisão tudo é permitido na pequena área contrária. Falta indiscutível (cotovelada na cara do guarda-redes) que tinha de ser assinalada. Fora isso, as duas mais flagrantes ocasiões de golo pertencera ao Nacional. Dois pontos a mais para os da Luz. Que dizem Veiga e Vieira?
Sobre o Porto, indiscutivelmente dono do melhor conjunto de jogadores em Portugal, vitória limpinha e sem qualquer contestação, ainda que com algum nervosismo nas bancadas.
Triste é o que se passa no Vitória (de Setúbal). Norton de Matos, avisadamente, resguardou-se. Dois jogadores titulares já saltaram fora (com todas as razões para o fazerem). Chumbita Nunes, depois de tão arrastada crise, é parte da solução ou será, agora, o maior problema? É triste, muito triste, tudo o que se está a passar num dos mais históricos clubes portugueses.

7 Comments:

Blogger Dever Devamos said...

Concordo e entendo mesmo que o mais positivo desde a vinda do Paulo Bento foi a melhoria significativa no Ricardo.

No que se refere ao Benfica, bem recordada a tendência do Luisão para fazer faltas que passam impunes (e logo na área adversária).

Relativamente ao Porto, pese embora o facto de estar sempre à espera da derrota, dá-me aquele orgulho de "pai" ver o Quaresma a distribuir a sua qualidade pelos relvados portugueses. É um regalo.

segunda-feira, dezembro 19, 2005 10:12:00 da tarde  
Blogger Alex said...

Vou dar outra perspectiva, uma vez que parece que este blog está muito verde e branco, e as análises enfermam dessa distorção.
O Sporting ganhou à Naval. O jogo foi fraco, medíocre. Muito poucas jogadas de futebol corrido com finalização. Valeu o penalty. O momento do jogo é o remate de Fajardo que Ricardo faz uma defesa espectacular e na sequência o Sporting mete o segundo. Ganhou bem , embora pense que fez uma exibição muito fraca. Parece-me que este Sporting de Paulo Bento teve um grande reforço: Ricardo. Sem dúvida que está mais seguro, confiante e liderante. Na defesa, com a entrada de Tonel, o sector adquiriu mais estabilidade e confiança. Depois Nani tem sido a surpresa pois de facto tem feito jogadas muito boas. De resto parece-me que a equipa não está a carburar. Moutinho tem sido uma sombra daquele Moutinho do ano passado e Liedson também.
Em relação ao Benfica, parece-me que também não conseguiu uma boa exibição. O Nacional não deu espaços, marcou muito bem e apesar de, principalmente nos primeiros 15 minutos o ataque até se movimentar muito bem, e conseguir três remates, dois de Micolli e um de Petit, o Nacional controlou completamente. No principio da 2ª parte o Benfica veio com toda a força para a frente, mas com Micolli em deficiente forma fisica e Geovanni perdido não construiu oportunidades. E foi o Nacional que num contra ataque só não marcou por milagre. Mas só depois do golo é que o Nacional veio para a frente em busca do golo. Já foi tarde. Parece-me que o Nacional demonstrou a razão da sua classificação, mas perdeu pois a sua estratégia passava pelo empate.
O árbitro foi muito fraco, nomeadamente nas questões disciplinares. Amarelou metade da equipa do Nacional sem razões. Depois não marcou a falta do Luisão na jogada que deu origem ao golo. Foi um erro. Daí a concluir que foi pelo árbitro que o Benfica ganhou é bastante redutor, e julgo que os bloguistas que fazem análises aos jogos deveriam tentar olhar o jogo com atitude diferente. Aliás em relação a arbitragens, aconselho a espreitar o blog federado "levado ao colo"
Quanto ao Porto fez uma exibição ao nível do resultado. Quaresma é a grande figura.
Saúdinha

terça-feira, dezembro 20, 2005 7:08:00 da tarde  
Blogger El Ranys said...

Está muito bem, Alex. Mas uma coisa me surpreende: apesar de, aparentemente, criticares a minha análise, em nada discrodas dela. Aliás, parece-me que repetes tudo o que eu disse. A única nota que adicionas é o facto do jogo Naval/Sporting ter sido muito fraco. Concordo. É verdade. Foi muito fraco. Mas a vitória do Sporting não merece a mínima contestação, pois não?
Vês, é fácil concordar. Não vejo onde é que está a "distorção verde-e-branca". Só vejo, no teu comentário, a típica sofreguidão e vontade de discordar encarnada.
E se achas que este blog "está muito verde-e-branco", tens uma boa solução: posta mais.
Saúdinha

quarta-feira, dezembro 21, 2005 3:00:00 da tarde  
Blogger El Ranys said...

Esqueci-me: chegas ao ponto de concordar nas análises jogador a jogador e nos flagrantes erros de arbitragem na Luz...
Os bloguistas que fazem comentários aos posts deviam tentar lê-los com atitude diferente...

Saúdinha

quarta-feira, dezembro 21, 2005 3:06:00 da tarde  
Blogger Rantas said...

Vá, meninos, não se zanguem!

quarta-feira, dezembro 21, 2005 3:34:00 da tarde  
Blogger Alex said...

O Benfica ganhou com tremideira e empurrado pelo árbitro. Pelos vistos, para os homens do apito, a Luisão tudo é permitido na pequena área contrária. Falta indiscutível (cotovelada na cara do guarda-redes) que tinha de ser assinalada. Fora isso, as duas mais flagrantes ocasiões de golo pertencera ao Nacional. Dois pontos a mais para os da Luz. Que dizem Veiga e Vieira?
É esta a tua análise ao jogo do Benfica !
Saúdinha

quarta-feira, dezembro 21, 2005 4:56:00 da tarde  
Blogger El Ranys said...

E, na tua análise ao jogo, além de ires ao detalhe e falares mais do Benfica (cada um fala do que mais lhe interessa) dizes o quê, para além disto e que seja discordante disto?
Lê lá outra vez, calmamente e com atenção, a minha e a tua análise. Vê lá se não dizemos os dois a mesma coisa.
Eu acrescento que o Benfica foi levado ao colo pelo árbitro. Tu, aí, apesar de saberes que é verdade (e de o admitires por meias palavras) nunca o admitirás frontalmente. Compreendo...
Saúdinha, mais uma vez.

quarta-feira, dezembro 21, 2005 5:36:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home