quarta-feira, dezembro 14, 2005

Mundial 2006 - O Sorteio

O sorteio do Mundial foi excelente para Portugal - apanhámos o cabeça-de-série teoricamente mais acessível (o México), mais duas selecções cuja prática de futebol é incipiente. Basta ver as odds da betandwin: Derrotas de Portugal dão 9 e 10, contra Angola e Irão, respectivamente.

Podemos pois estar satisfeitos - a qualificação já cá canta!
Esta é a primeira reacção. Compreensível.
Depois vêm as más recordações...
1986, México. Grupo acessível - jogo difícil com Inglaterra a começar, descanso com a Polónia e Marrocos.
Resultado: excelente vitória por 3-2 frente aos ingleses, derrotas por 0-1 e por 1-3 (!), regresso a casa. Com Saltillo e reinvindicações políticas (?) pelo meio, Portugal deixa uma péssima imagem.
2002, Coreia-Japão. Grupo acessível - 3 jogos para ganhar com uma perna às costas.
Resultado: À passagem da primeira meia-hora, já Portugal perdia por 0-3 com os EUA (!). Seguiu-se uma reacção de orgulho (4-0 à Polónia), reservando o mais fácil para o fim: a dócil Coreia do Sul.
Resultado: regresso a casa, murro no árbitro, dentes de alho no balneário, imagem de Portugal de rastos.
Contraponto:
1984, França: Grupo complicado - Alemanha, Roménia e Espanha. Portugal passa.
2000, França: Grupo complicado - Inglaterra, Roménia e Alemanha. Portugal passa com uma perna às costas.
Só mais uma, apenas para reforçar a ideia geral:
2004, Portugal: Grupo constituído por Grécia (tão fácil que dá pena), Rússia (osso duro de roer mas acessível), Espanha (nessa altura já estamos garantidos). Pois é... Mais ainda: jogos seguintes com Inglaterra (passámos), Holanda (passámos), Grécia (não eram estes que estavam no papo?).
Os jogadores tugas têm um problema de atitude.
São capazes do melhor e do pior.
Geralmente o pior coincide com abordagens feitas com sobranceria.
Este é o risco deste Grupo do Mundial 2006. Saiba Scolari e o grupo de trabalho ultrapassar essa deficiência tão portuguesa que poderemos chegar longe.
Tão longe como as odds do betandwin prometem: 19 para Portugal Campeão!

4 Comments:

Blogger El Ranys said...

Muito bem. Uma boa análise, trabalho de casa bem feito.

É isso mesmo: perder contra Angola ou Irão é para nós impensável (atenção ao México, mas penso que podemos e devemos ganhar).

O problema é que também deviamos ter ganho, só para falar no último mundial, aos EUA ou à Coreia do Sul...

Ainda assim, uma coisa vai, seguramente, ser diferente. Este deve ser o primeiro mundial a que vou assistir ao vivo. Lá estarei para pôr na ordem os rapazes e o Scolari, se fôr necessário ;-)

quarta-feira, dezembro 14, 2005 1:54:00 da manhã  
Blogger Alex said...

O Campeonato do Mundo de Futebol é o maior espectáculo do mundo. Todo o planeta e todos os países vivem os jogos como a afirmação do seu país. Cada vitória é a glória, e cada derrota significa angústia e desilusão. Imagine-se os angolanos a jogar connosco. O que representa para eles ganhar-nos ! E o Irão, república islâmica a querer demonstrar o seu poder ! Por isso eu digo que na World Cup não há jogos fáceis. Temos que lutar com muita concentração. Se assim for, é lógico que temos todas as condições para passar, pois é evidente que temos melhores jogadores.
Quanto ao trabalho de casa ele não foi assim tão bem feito. Em 86 ganhámos 1-0 à Inglaterra (que perderia na meia-final com a Argentina, com a mão de Deus de Maradona). Os 3-2 a Inglaterra foi em 2000 e não foi em França mas na Bélgica-Holanda. Em 86, Saltillo, os problemas não foram políticos mas de prémios e impostos.
Gostava, também, de ir à Alemanha.
Saúdinha

quarta-feira, dezembro 14, 2005 10:37:00 da tarde  
Blogger Rantas said...

Tens razão, Alex: 1-0 em 86, 3-2 em 2000. Na Bélgica-Holanda. Quanto às questões de Saltillo, as reinvindicações eram de prémios e impostos mas ganharam um cariz político, com alguns jogadores (Bento, por exemplo) a ficarem com fama de comunas...

quarta-feira, dezembro 14, 2005 11:54:00 da tarde  
Blogger Rantas said...

Quanto ao trabalho de casa, não houve... fui-me lembrando. É o entusiasmo do El Ranys que me faz passar estas vergonhas ;-)

quarta-feira, dezembro 14, 2005 11:55:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home