sábado, dezembro 10, 2005

Sporting e o futuro



“Ser um clube tão grande como os maiores da Europa!”. Foi assim que o chamado José de Alvalade concebeu a fundação do Sporting no principio do séc. passado. Esse foi o destino traçado pelos fundadores. Mas como?

Hoje em dia o futebol movimenta milhões de euros e de pessoas.“Comprando” jogadores de elite, e pagando-lhes os ordenados inflacionados pelos clubes poderosos? Competindo no mercado por jogadores contra o Real Madrid, Barcelona, Milão, Chelsea, Liverpool, Manchester, Bayern München, ou até com clubes médios dos Campeonatos da Itália, Espanha, Inglaterra, etc? É evidente que a resposta é negativa. Para sermos dos grandes da Europa, é necessário construir uma grande equipa de futebol. Quando conseguirmos manter os Figos, Quaresmas, Simões, Cristianos Ronaldos, Futres, Nunos Valentes, Caneiras, Nuno Assis, Luis Boa-Morte etc, etc, por alguns anos consecutivos, então sim, teremos uma equipa capaz de vencer todas as competições.

É o primeiro pilar de uma estratégia: a única forma para isso acontecer (não ter necessidade de vender logo que estas potenciais estrelas aparecem) é amortizar o passivo, conter as despesas, e, em consequência ter resultados positivos. Se tal for conseguido, daqui por alguns anos, aí sim, poderemos formar uma grande equipa.
Entramos assim no 2º pilar fundamental da estratégia: a formação de jogadores. Todos têm que compreender que um jogador tem várias fases de afirmação, e tanto o Clube como nós, adeptos que vamos a Alvalade, temos que os apoiar. O jovem talento deve ser integrado numa equipa, e não carregar às costas a responsabilidade quando não resolve ou falha um passe (os casos de jovens que não vingaram no Sporting, devido à impaciência do público é numerosa).
Em 3º lugar a estabilidade técnica do futebol. É senso comum afirmar que uma grande equipa de futebol demora anos a construir. Claro que somos impacientes pelos resultados. Mas simultaneamente não podemos perder de vista, que se deve dar tempo e tranquilidade ao treinador e aos jogadores. Portanto a selecção do treinador deve ter todos estes condicionalismos:
não tem orçamento (mesmo relativamente aos seus rivais em Portugal),
deve apostar decididamente (com mestria) na formação e, evidentemente
armar uma equipa de futebol.

(Aqui já será mais subjectivo, mas poderia dizer que seria desejável uma equipa virada para fazer golos com futebol atacante; no entanto no futebol, que é um jogo, a única coisa que interessa é o resultado. A minha opinião é que também se ganha, jogando bem e ao ataque. Claro que será uma discussão eterna, pois, outra vez, só o resultado interessa, e veja-se o caso da Grécia campeã da Europa, que apostou exactamente no contrário.)

Qual é a alternativa? Apostar nas receitas. Buscar grandes jogadores, investindo acima das possibilidades e colher os milhões na Liga dos Campeões.
É uma roleta russa. Toda a gente percebe. Quem souber de outras hipóteses que contribua.

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger El Ranys said...

Caro Manolo,
Voltarei, com mais tempo, para comentar a substância deste teu interessante post.
Para já, só uma nota sobre a forma: tenta arranjar, sempre que possível, fotos com um pouco mais de definição, por favor. Estas estão francamente más.

domingo, dezembro 11, 2005 2:22:00 da manhã  
Blogger manolo said...

É impressionante. Não consegui encontrar foto do Figo equipado à Sporting, no Google imagens

domingo, dezembro 11, 2005 4:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Figo, compreensivelmente, mandou retirá-las.

domingo, dezembro 11, 2005 8:38:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home