domingo, dezembro 11, 2005

Janeiro, mês de compras

É já em Janeiro que os plantéis irão regenerar-se para o ataque final ao título. Em ano de comemoração do centenário, o Sporting irá investir na equipa ou não?
Tenho para mim que existe essa vontade por parte da estrutura dirigente. Mais: mesmo que não houvesse essa pretensão, creio que as saídas irão ser tantas que se tornará imprescindível ir às "compras".
Saídas
Quem está de saída?
Paíto, para o Guimarães. Silva, para onde for, já vai tarde.
OK, mas que faça falta? Rogério, infelizmente, parece que volta para o Brasil. Edson? Há notícias de que Paulo Bento não conta com ele. Se irá fazer falta ou não, não sei. Que tem feito falta, isso tem sido claríssimo como água. Pinilla? Parece que acertou tudo com o Racing de Santander. Se vai fazer falta? É sempre bom ter um Pinilla no banco, que possa resolver. Mas, seja pelo que for, ele raramente tem correspondido. Varela vai rodar mais um ano. Douala vai estar ausente durante cerca de um mês (?).
Quem eu gostaria que saísse também? Hugo, que nunca chegou a estar, parece que regressa. É, segundo creio, um péssimo serviço ao clube e ao grupo de trabalho. Tello? Era bom, era. Este é daqueles em quem ninguém pega...
Entradas
Fala-se de um tal de Pisculichi, argentino. Parece que é um avançado sub-20. Fala-se também de Djuric (sueco de 18 anos, do mal-lembrado Halmstads). Podem ser boas apostas. Para o meio-campo, seria engraçado ver Custódio, Nani, Moutinho e Djuric, todos putos com menos de 20 anos, a fazerem andar a cabeça ao João Querido Manha (Ver brilhante poste do Mãos ao ar de 24-Nov: "Não se Ganha com Miúdos")!
Olhando para o mercado interno, quem gostariam que ingressasse no Sporting?
Creio que todos nós concordamos em como a defesa é o sector mais fraco.
Com a saída de Rogério e com a ausência de lateral-esquerdo, eu gostaria de ver Miguelito (Nacional, ex-Rio Ave) ou Jorge Luiz (Sp. Braga) na esquerda. Para a direita, tenho mais dúvidas: Patacas (Nacional - um produto da escola!), Abel (Sp. Braga), Zé Gomes (Rio Ave)... As escolhas não são muitas. Miguel Garcia é solução de recurso, para estar no banco.
Para o eixo da defesa gostaria de poder contar com alguém mais consistente: 3 centrais de qualidade alternada (uns dias sim, outros não) é manifestamente insuficiente. Gostava de ver jogar no Sporting (pelo menos...) um da seguinte lista: Pelé (Belenenses), Nunes (Sp. Braga), Zé Castro (Académica).
Outras entradas que eu gostaria de ver no Sporting - em primeiro lugar, Tiago Targino, do Guimarães. É uma aposta com futuro. A seguir (sem ordem de preferência): Benachour (também do Vitória), Manuel José (Boavista). Este último faz-me lembrar o Rogério...
Para os mais distraídos: as fotos que ilustram este poste recordam Luís Figo com a camisola do seu clube de formação. Um grande bem-haja, Manolo!

4 Comments:

Blogger manolo said...

Bons laterais, modernos que apoiem o ataque, com velocidade, cruzem como mandam as regras, isso é o que nos falta. Uma equipa depende muito se tem ou não bons laterais. E actualmente o Sporting... Eu apostaria no Amaral (Belenenses) e, claro, no Jorge Luis (Braga).

terça-feira, dezembro 13, 2005 6:30:00 da tarde  
Blogger Alex said...

Há uma sensação de debandada geral !...
Pinilla, Edson, Rogério, Beto, Deivid (?), Liedson (?), Wender (?)...
Como é possível, passados 4 meses ter que refazer todo o plantel ?...
Saúdinha

terça-feira, dezembro 13, 2005 10:21:00 da tarde  
Blogger Rantas said...

Alex: debandada? Não vejo porquê. Dos nomes de que se fala, julgo que apenas Rogério faz falta - e mesmo assim é pelo peso que aparentemente tem no balneário, porque como lateral direito é uma solução de contingência. Não acredito que Liedson, Deivid ou Wender saiam. Quanto à saída de Beto: não acredito, mas não desgostava... ele que vá bater nos colegas para outro clube! Pinilla vai ser grande, mas fora do Sporting. Não há tempo para o deixar apurar. Edson está sempre lesionado, sair ou não não afecta grandemente...

quarta-feira, dezembro 14, 2005 12:06:00 da manhã  
Blogger El Ranys said...

Os reforços de que o Sporting precisa:

Dois laterais - sempre pensei que Edson seria um deles. Com Rogério de saída, precisa até de dois laterais para o lado direito (a menos que Mário Sérgio regresse já) e um terceiro para o lado esquerdo.

Defesas centrais, só se vier o Zé Castro, em quem deposito grandes esperanças. Temos o Polga, o Tonel, o Beto, o Semedo e o Miguel Garcia. O Hugo pode ir à vida dele. O Miguel Veloso aguarda oportunidades.

O Luís Loureiro não me parece alternativa ao Custódio. Ou começa a jogar como deve ser, ou a vinda do Moreno pode ser uma boa hipótese.

Depois, ou compramos um número 10 (organizador de jogo) muito, mas mesmo muito bom, ou então não sei se vale a pena (Carlos Martins, Moutinho, Tello, Nani...)

Se saír o Douala (eu gostava que saísse, sobretudo com lucro para o clube), o Liedson, o Silva e o Pinnila, precisamos de dois avançados rápidos, um deles grande finalizador (Marcel, da Académica?), e o outro pode ser Targino.

Não precisamos de extremos, contando que os novos laterais saibam fazer todo o flanco.

Mai' nada. 2 laterais (3 com a saída do Rogério)´, talvez Zé Castro, talvez Moreno, Targino e talvez Marcel. Fora isso, espero que os olheiros estejam a fazer o seu trabalho. Na Europa do leste, em África ou na América do Sul, devem existir vários jogadores interessantes, não?
Muito sinceramente, para lateral, não apostava em nenhum da 1ª divisão portuguesa.

(Daqui a um, dois anos, com André Marques e Valdir, podemos ter o problema dos laterais esquerdos resolvido, assim os jogadores evoluam bem).

quarta-feira, dezembro 14, 2005 12:15:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home