terça-feira, dezembro 13, 2005

CASO MACIEL



Maciel está "emprestado" ao União de Leiria pelo FC Porto. Desde o ano passado que a Liga penaliza os clubes que acordam entre si que o, ou os jogadores emprestados não joguem contra o clube que emprestou esses jogadores.
Vem isto a propósito do jogo U. Leiria-FC Porto deste sábado que Maciel não jogou. Por declarações do jogador, do treinador e da equipa médica, conclui-se que estava pronto para jogar, com vontade de jogar e o seu treinador queria que ele jogasse. Acresce que Maciel era o único jogador que esteve presente na totalidade dos jogos disputados pela sua equipa.

Então porque não jogou, num jogo tão importante para a sua equipa ? Havia um acordo de cavalheiros entre os presidentes dos dois clubes, que João Bartolomeu não quis quebrar (e muito dignamente) e Pinto da Costa não cedeu.

Acontece que, reza o art. 52 do Regulamento disciplinar da liga :
Corrupção dos Clubes e Jogadores
1. Os clubes que façam ou intervenham em acordos com vista..., quer pela apresentação de uma equipa notoriamente inferior ao habitual...serão punidos...

Aqui a palavra "notoriamente" vai dar pano para mangas...

O que me parece óbvio é que a questão é um atentado à verdade desportiva. Como entender uma equipa que é assim contra uns e assado contra o outro ? Recordo o Sporting-E. Amadora, em que os jogadores mais importantes na vitória do Estrela foram Manu ao marcar o golo (emprestado pelo Benfica) e Bruno Vale ao defender o penalty (emprestado pelo FC Porto). Podemos supôr que se qualquer destes jogadores não jogasse contra o seu clube de origem, um eventual resultado não seria o mesmo. É que há muitas equipas que os seus principais jogadores são emprestados. Quando se pensava que esta falta de desportivismo, este atentado à sã competividade estava resolvida, aí vem o Sr. Pinto da Costa a exigir que as equipas que joguem contra si sejam mais fracas.

Vai haver punições ? Não sei. Mas não quero. Não gosto de ganhar na secretaria. O que eu quero é que se acabe com os empréstimos. Cada clube contrata os seus jogadores e joga com os seus jogadores. Pela competividade, pelo desportivismo, pela verdade desportiva.

Saúdinha

3 Comments:

Blogger El Ranys said...

Acho que os empréstimos são bons para todas as partes: o clube que empresta, o clube que recebe e o próprio jogador.
Acho que, se as partes envolvidas assim combinam (o tal "acordo de cavalheiros"), livremente, devem respeitar esse acordo. Acho que a Liga e os outros clubes não têm nada a ver com isso.
Acho que a norma da Liga é, portanto, dispensável.
Estamos no campo do princípio da liberdade contratual. As partes fecham um acordo que entendem mutuamente vantajoso e que querem respeitar. Porque é que a Liga (ou o Benfica, que manda na Liga) tem que se intrometer nessa esfera?
Mania da regulamentação onde ela não faz falta...
Agora, se se introduzir uma norma que diga que um clube não pode inscrever mais do que 2,3 ou 4 jogadores emprestados, isso talvez já faça algum sentido.

terça-feira, dezembro 13, 2005 11:57:00 da tarde  
Blogger Rantas said...

A regra existe para tentar preservar um pouco a competitividade. Caso essa regra não existisse ou não fosse observada (como nem sempre é), tendencialmente os clubes mais ricos sairão beneficiados, porque de facto jogarão contra equipas (teoricamente) debilitadas. Concordo portanto com a regra. Não concordo que tenha de ser o Benfica a apresentar queixa. A Liga não lê jornais?

quarta-feira, dezembro 14, 2005 12:12:00 da manhã  
Blogger manolo said...

A questão de jogadores emprestados interessa aos dois tipos de clube: "os pobres" que aconchegam o plantel com jogadores jovens, de qualidade, e de baixo preço. Para "os ricos" que devem ter os seus jovens saídos da formação a competir e a ganhar "jogos nas pernas" para serem aproveitados mais tarde na 1ª equipa. Já se tentou (e continua) a equipa B, havia, há muitos anos, os Campeonatos distritais de "Reservas", mas ainda não há boas soluções. Talvez a limitação de inscrição de 20 profissionais mais 5 jovens. (vai haver novidades relativamente à obrigatoriedade de inclusão de jovens formados no clube no plantel). Casos como o Maciel já aconteceram aos outros (Benfica, Sporting) mas com a alteração (positiva) da lei, o FC Porto deve ser punido.

quarta-feira, dezembro 14, 2005 7:56:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home