segunda-feira, dezembro 19, 2005

Liga Portuguesa, 15ª Jornada

Naval-Sporting 0-2
Marítimo-V. Setúbal 1-0
Belenenses-P. Ferreira 2-0
Rio Ave-Gil Vicente
1-0
E. Amadora-U. Leiria 1-2
Sp. Braga-Académica
2-0
Benfica
-Nacional 1-0
FC Porto-Penafiel
3-1
Boavista-V. Guimarães 1-1

A 15ª Jornada acabou por dar os 3 pontos a cada um dos grandes. No entanto, cada um deles teve sorte e engenho diferente para obter o mesmo resultado final.
O Sporting foi à Figueira impôr-se contra uma Naval que revelou estar em fraco momento. A equipa treinada por Paulo Bento revela talvez uma maior maturidade do que nos tempos de Peseiro. Demonstra também um menor brilho exibicional, indubitavelmente. Mais vale jogar mal (enfim, menos bem) e ganhar, como sucedeu nesta semana, do que jogar bem (enfim, menos mal) e perder, como aconteceu frente ao Amadora. As vitórias hão-de repôr os níveis anímicos e de confiança e as boas exibições vão regressar. Que o permita a impaciência dos sócios...
Notas do jogo:
1) É bonito ver uma equipa a apostar desta forma em João Moutinho e Nani, produtos da formação da casa. Também dá gosto ver que se aposta em jovens: João Alves, Miguel Garcia, Custódio. Mesmo que nem sempre joguem, mesmo que por vezes joguem menos bem, é necessário apoiar estes investimentos no futuro.
2) Liedson necessitava de ser disciplinado. Paulo Bento fê-lo e fê-lo de forma adequada. Liedson teve azar na semana passada, ao falhar o penalty no último minuto, mas a forma como jogou na sexta-feira frente à Naval iliba-o de acusações de menor empenho. O lance do segundo golo é, quanto a mim, simbólico da fome de golo com que ele anda.
3) Custódio foi o capitão do Sporting. Distinção merecida. Se é uma bofetada a Beto, pelo que sucedeu num treino há uns meses, é também merecida!
Aos 21 segundos de jogo, o FC Porto já estava a perder em casa contra o último classificado, a fazer lembrar noites tristes (enfim, são perspectivas eh eh eh) bem recentes (os 0-4 que o Nacional lá foi espetar no ano passado continuam a ser uma das melhores recordações do último campeonato). Graças a um excelente plantel, a equipa virou. Há jogadores que aguentam tudo, mesmo treinadores inapresentáveis como o Co.
O Benfica ganhou ao Nacional. Os benfiquistas estão eufóricos, sentem-se os melhores do Mundo. Depois do Manchester, despacharam o Boavista e agora o Nacional. Em Liverpool tremem perante o colosso e perante as ameaças e os lapsos gramaticais de Vieira («Quem vier a seguir morre!»).
O Nacional teve as duas oportunidades de golo mais flagrantes do jogo (aquela à trave merecia ter entrado!), o Benfica marcou através da Nuna, depois de Luisão ter carregado faltosamente o guarda-redes nacionalista.
Não acredito em cabalas, em conluios nem em mafias. Não tenho pachorra para ouvir as meias-palavras do Octávio Malvado. Quando vi o lance, pareceu-me evidente a falta. É verdade que o vi na TV, onde é mais fácil ajuizar do que lá, no relvado. Mas fica uma sensação estranha um jogo (ou um campeonato, já que se fala nisso) ser decidido por um lance destes...
Quanto aos restantes: o Vitória de Setúbal perdeu na Madeira e aparentemente terá chegado ao fim de um percurso desportivamente brilhante: Dembelé e Tchomogo (dois titulares) já rescindiram, Norton de Matos demitiu-se, os jogadores apresentaram um pré-aviso de greve por falta de pagamento.
Mesmo com dois meses e meio de salários em atraso, este plantel (liderado por Norton) conseguiu chegar a esta altura no 3º posto da Liga (à frente de Braga, Benfica e Sporting) e ser a defesa da Europa menos batida! Isto, meus senhores, é obra. É marca de um excelente trabalho motivacional, de liderança. Mesmo com o Chumbita a coisa foi. Mas há limites para tudo - excepto talvez para a desfaçatez do Presidente. Os jogadores conseguiram escrever páginas de brio e dignidade profissional, Chumbita Nunes tornou-se conhecido como o vilão da história, com razão ou sem ela.
O Braga finalmente ganhou, depois de 3 derrotas consecutivas. Nunes marcou, o que é excelente para a Liga Record (deve render no mínimo 9 pontos!).
Segue a classificação actual:

1. FC Porto34
2. Nacional 30
3. V. Setúbal29
4. Sp. Braga 29
5. Benfica 28
6. Sporting 27
7. Boavista 23
8. P. Ferreira 21
9. Rio Ave 20
10. U. Leiria 18
11. Marítimo 18
12. Académica 18
13. Belenenses 17
14. E. Amadora 16
15. V. Guimarães 14
16. Gil Vicente 14
17. Naval 11
18. Penafiel 7
Na próxima jornada (3ª,4ª e 5ª) o Sporting vai receber o Rio Ave. Um resultado como o do ano passado não caía mal...
O FC Porto tem uma deslocação que se pode tornar complicada - vai a Guimarães. Sinceramente, julgo que não vai ter grandes problemas em levar de vencida este Vitória. Vítor Pontes parece-me muito tenrinho. Espero enganar-me...
O Benfica pode até nem necessitar de jogar para ganhar os 3 pontos, se os jogadores de Setúbal não receberem nada entretanto.
O Braga vai a Barcelos - os jogos entre minhotos fervem sempre! O Nacional desloca-se ao Bessa, num encontro que promete muita raça.
Para finalizar, gostaria de assinalar a qualidade desta Liga: competitividade, emoção, imprevisiblidade. Os jogos nem sempre têm essas características, é verdade. Mas custa-me ouvir e ler opiniões sobre o nivelamento por baixo da nossa Liga. Nos últimos 3 anos tivémos equipas portuguesas em finais europeias, consecutivamente! Vamos deixar de nos auto-infligir com estas conversas e reconhecer o que cá temos!

1 Comments:

Blogger manolo said...

Apoiado. Chorámos anos pela falta de competitividade do nosso Campeonato. Ora, por definição, competitividade são resultados sempre imprevisiveis, e os grandes, que outrora ganhavam quase sempre, agora perdem e empatem a um ritmo alucinante. Nivelamento por baixo? Futebol é um jogo que ambos querem ganhar. A forma de o conseguir é múltipla como foi dito há muitos anos por um treinador que eu respeito (mesmo sendo campeão pelo Benfica, Eriksson) "futebol não é passagem de modelos".

segunda-feira, dezembro 19, 2005 9:21:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home