terça-feira, janeiro 10, 2006

BENFICA EUROPEU


Será que o sonho do regresso do velho senhor Europeu é para esta época ?
Desde o jogo contra o Manchester United que persiste esta questão. Será que temos alguma hipótese ? Será que é desta ?
O Benfica está a jogar um bom futebol. Tacticamente certinho, onde qualquer erro não é o descalabro, pois a equipa sabe fechar muito bem, reforçou-se enormemente neste período, faltando ainda um grande ponta de lança. Tem, várias opções para o mesmo lugar.
A defesa é o ponto mais forte da equipa. À frente de um Guarda-Redes que é, neste momento, o GR menos batido da Europa, que não se atrapalha nos cruzamentos, coloca a bola com os pés e com as mãos, joga como um líbero, joga a melhor dupla de centrais do futebol português. Luisão é jogador de nível mundial e Anderson é um jogador quase inultrapassável, muito elegante e quase não faz faltas. Nas laterais temos Nélson, que joga na direita e na esquerda e que, já fez esquecer Miguel. Alcides a lateral direito é uma verdadeira surpresa. Na minha opinião agarrou o lugar, derivando Nélson para a esquerda.
Há várias opções, Ricardo Rocha, Leo, Dos Santos.
No meio campo, Petit é incansável. Não deve haver muitos jogadores assim. É imprescindível. Temos M. Fernandes um jogador de uma raça, técnica e força assombrosas. Estou convencido de que vai ser um jogador de nível mundial. Como opções temos o Beto. Esforçado. Mais avançados temos Karagounis,Nuno Assis e agora Manduca (que também joga na extrema). Qualquer deles são opções válidas.
No ataque, o Nuno Gomes que considero grande jogador e titular indiscutível nesta equipa (até ver), o Micolli, o Geovanni (tem que jogar a ponta de lança), o Mantorras e o que há-de vir (Marcel ?). Nas alas, Robert, Marco Ferreira e Simão.
A equipa está a jogar bem, ganha, não sofre golos, está confiante, motivada...
Mas chegará para eliminar o Liverpool ?
Simão vai embora. Pelos valores que se fala é evidente que é um bom negócio para o Benfica.
A esta equipa soma-se um público que acredita e enche o estádio. É assombroso o apoio que a massa adepta tem dado à equipa. Assim continue.
Julgo que a diferença entre o Benfica chegar ao topo Europeu ou não chegar é ter o Estádio sempre cheio ou não. Se mantiver este entusiasmo e esta confiança, não tenho dúvidas que vai regressar o Benfica Europeu. Talvez não esta época, mas o Benfica Europeu está em construção.
Saúdinha

2 Comments:

Blogger manolo said...

Discutindo com amigos benfiquistas, verifica-se grande confiança (alguma euforia?). De facto a equipa está bastante mais forte que o ano passado, e se mantiver a solidez defensiva e o espirito forte de equipa será candidato até ao fim. Mas o mais importante, e diferente por exemplo relativamente ao Sporting, é de facto o apoio que (até agora) é dado pelos adeptos. Tomara que em Alvalade se apoiasse a equipa, que é jovem, feta na cantera, tem um treinador a iniciar prometedora carreira, e vive com orçamentos que são metade do FC Porto e Benfica (ordenados incluidos).

sexta-feira, janeiro 13, 2006 5:54:00 da tarde  
Blogger Rantas said...

É verdade que o Benfica está diferente (para melhor) desde o jogo com o Manchester United. Aparece mais confiante, mais equilibrado. Também com a famigerada "estrelinha", mas a sorte favorece os confiantes, os audazes, ou não será?
E é de assinalar que esta recuperação ocorreu num cenário previsivelmente calamitoso: com uma lesão prolongada de Simão Sabrosa.
Agora que o Suinão regressou e, mais importante, que o Benfica se reforçou verdadeiramente (Moretto, Manduca, Robert, Marcel, Carlitos, João Pereira, ...) em Janeiro, pode suscitar alguns sonhos mais altos ao nível europeu.

Seria bonito se o Benfica chegasse longe na Europa, este ano. Depois das excelentes campanhas do FC Porto, Sporting e Boavista, ter um quarto clube a deixar uma marca na Europa futebolística seria, além de mistificador da realidade portuguesa, um sinal de pujança assinalável.

Sinceramente, creio que o Liverpool até pode estar ao alcance do Benfica (se o MU esteve, o Liverpool mais estará). Não creio é que o Benfica possa ultrapassar qualquer dos adversários que possa encontrar nos quartos-de-final, e a campanha só é excelente se chegar no mínimo às meias-finais. Mas o futebol não é uma ciência...

domingo, janeiro 15, 2006 1:32:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home