terça-feira, janeiro 10, 2006

Liga Portuguesa, 17ª Jornada


Belenenses-Gil Vicente 0-2
Nacional-V. Setúbal 2-2
Marítimo-Académica 2-2
Naval-Penafiel 4-1
Sp. Braga-Sporting 3-2
E. Amadora-V. Guimarães 2-0
Benfica-P. Ferreira 2-0
FC Porto-Boavista 1-0
Rio Ave-U. Leiria 1-2







Este Campeonato continua com elevados índices de competitividade e emoção. O jogo de Braga, apesar de mauzinho em termos qualitativos, foi um espectáculo emocionante até ao fim!
O Sp. Braga pareceu-me estar melhor do que antes desta pausa natalícia. Mesmo com a defesa meio remendada (Abel era titular a meio-gás, mas Jorge Luiz estará parado cerca de um mês) e contando com alguns regressos - Wender, que se revelou a grande aposta, Hugo Leal (apesar de já ter ensaiado um regresso antes do Natal, creio que só agora voltou a ser titular) e Rossato, a equipa bracarense pareceu-me mais autoritária. Na primeira parte dominou completamente, não permitindo quaisquer veleidades ao Levezinho e companheiros.
Quanto ao Sporting, apareceu algo debilitado. Cinco lesionados (Luís Loureiro, Beto, Silvestre Varela, André Marques e Nélson), um castigado (Sá Pinto), outro por inscrever ("Speedy" Romagnoli) e dois maus profissionais a disciplinar (Polga e Deivid) terão contribuído para o enfraquecimento que se verificou.
Dos ausentes quem terá feito mais falta? Se é que algum fez!
A assinalar a estreia de Caneira a titular (!) e de Abel no banco. É curioso este regresso de Caneira, o "renegado", aquele que há uns anos atrás fez ao Sporting aquilo que Miguel terá feito este ano ao Benfica. Curiosamente, Luis Filipe Vieira entra nas duas histórias, mas defendendo posições antagónicas - no caso deste ano, entrou como espoliado indignado; há uns anos atrás, estava na posição de contratador sem-vergonha. Em qualquer um dos dois papeis é de realçar a qualidade artística do sujeito, sem qualquer tipo de preconceito clubista. É sem dúvida um notável artista português!
O Braga chegou aos 2-0, o Sporting não conseguia acompanhar, esteve mais próximo o 3-0 do que o 2-1. Ao intervalo, Bento lançou o grande Carlos Martins (capaz do melhor e do pior) e Tomané, um junior, passando de um 442 para um 433. O jogo mudou de feição, e o Sporting conseguiu chegar ao empate, em dois lances inspirados de Liedson, que continua a ter um excelente faro para as balizas adversárias. No minuto seguinte, Tomané poderia ter dado a volta ao marcador, quando tentou dar a volta a Paulo Santos com um chapéu magnífico. Nessa altura do jogo (e não só nesse lance), esteve mais perto o 2-3 do que o 3-2. Pois foi o 3-2 que surgiu, novamente por intermédio de Wender, assalariado do Sporting. Concordo que os jogadores emprestados devam poder jogar contra os seus clubes, mas que quando estas coisas acontecem irritam, sem dúvida que irritam!
Bom, no início da 2ª volta o Sporting tem menos 10 pontos que o FC Porto e está em 5º. Alcançar o título é muito difícil, há que dizê-lo. De qualquer modo, há que não baixar os braços, lutar por um lugar na Liga dos Campeões na próxima época e ... estabilizar o plantel. Do que mais gostei de ver em Braga foi o Tomané, o David Caiado (o cabelo à João Pereira é que tem de mudar urgentemente!), o Nani, o Moutinho... o Sporting é de facto um clube diferente dos outros, e tem de firmar a sua aposta nos valores que traz da cantera.
O FC Porto levou de vencida o Boavista, num jogo sofrido. Quaresma fez um golo fortuito, e ... chegou!
O Benfica foi, dos da frente, quem teve a tarefa teoricamente mais fácil, e ultrapassou-a sem espinhas. Teve a sorte do jogo a seu favor (aquele golo aos 9' depois do Paços quase ter marcado por duas vezes!) mas fez por isso. A assinalar o regresso de Simão e as estreias de Moretto, Robert e Manduca. A opção por Moretto surpreendeu-me. Não esperava que Koeman fizesse essa desfeita ao esforçado Quim. Mas isso são contas de outro rosário, e agora os benfiquistas estão a pairar, maiorais, de peito cheio que até parecem umas águias...
Outro jogo muito importante para a definição do topo da tabela foi o da Choupana - o Vitória de Setúbal, mesmo sem Norton, mesmo sem o lote de jogadores que saíram neste Natal, conseguiu ir empatar ao reduto da equipa-sensação do Campeonato. É verdade que teve sorte - um penalty fortuito a começar e, depois do Nacional ter virado o resultado (aos 85'), um golo aos 91'. E logo a seguir, um golo falhado aos 92'! É com jogos destes, com resultados incertos e discutidos até aos últimos minutos, que se melhora o futebol em Portugal.
De resto: a derrota estrondosa do Penafiel (o que aconteceu entre a época passada e este ano?), a derrota do V. Guimarães na Amadora (será que o meu prognóstico de descida dos de Guimarães se vai mesmo efectivar?), as excelentes vitórias do Gil no Restelo e do Leiria em Vila do Conde.
Ainda a destacar: a incerteza dos resultados, os volte-faces, os golos nos últimos minutos, a emoção a rodos. Assim dá gosto.
Classificação Geral:
1. FC Porto 40
2. Benfica 34
3. Nacional 34
4. Sp. Braga 32
5. Sporting 30
6. V. Setúbal 30
7. U. Leiria 24
8. Boavista 23
9. Marítimo 22
10. E. Amadora 22
11. P. Ferreira 21
12. Rio Ave 20
13. Gil Vicente 20
14. Belenenses 20
15. Académica 19
16. Naval 14
17. V. Guimarães 14
18. Penafiel 7

3 Comments:

Blogger Redus Maximus said...

Foi uma grande jornada!
Principalmente o jogo do Nacional-V.Setúbal vi os últimos 20 mins desse jogo e não me arrependi. De assinalar que esta é a jornada com mais golos da superliga 2005/2006.

Saudações

terça-feira, janeiro 10, 2006 9:41:00 da manhã  
Blogger manolo said...

Confesso que após a desilusão do jogo Braga-Sporting, o interesse pela jornada decaíu, e não assisti ao Benfica e Porto. Mas ganharem em jogos em que não foi necessário "dar tudo" para ganhar. O Penafiel é um case-study. Demonstra que a confiança é talvez o factor essencial aos resultados de uma equipa.

terça-feira, janeiro 10, 2006 7:50:00 da tarde  
Blogger Dever Devamos said...

Pelos vistos, o único ausente que fez falta foi o Wender!

Estou como o Manolo, quando o Sporting perde, perco a motivação para acompanhar os outros jogos. Chamem-lhe mau perder, mas...

terça-feira, janeiro 10, 2006 9:43:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home