terça-feira, janeiro 10, 2006

Brincar com os números

Há uns dias, postei aqui umas ideias sobre um novo modelo de Campeonato, na sequência aliás de umas postas no Sectorb32 e no Quatroquatrodois.

Depois de algumas considerações, falava-se de duas alternativas: uma, com 12 equipas a duas mãos, complementada com um play-off entre as 6 melhores classificadas; a segunda consistia numa liga de 10 equipas a 4 voltas, à "molhada".

Agora que terminou a 1ª volta deste nosso campeonato com 18 equipas, é altura de fazer um exercício que eu achei, no mínimo, curioso - como poderíamos estar com um outro modelo de campeonato?

Primeiro, vamos considerar apenas as 12 equipas melhor classificadas na época passada:
1º BENFICA
2º FC PORTO
3º SPORTING
4º SP. BRAGA
5º V. GUIMARÃES
6º BOAVISTA
7º MARÍTIMO
8º RIO AVE
9º BELENENSES
10º V. SETÚBAL
11º PENAFIEL
12º NACIONAL


Utilizando apenas os resultados desta época entre estas 12 equipas, o resultado é surpreendente:
1º SPORTING, 23
2º BENFICA, 23
3º FC PORTO, 22
4º SP. BRAGA, 22
5º NACIONAL, 20


E se, por hipótese, considerássemos apenas as 10 equipas (anulando os resultados com Penafiel e Nacional), os resultados seriam ainda mais espantosos:
1º SPORTING, 20
2º SP. BRAGA, 19
3º BENFICA, 17
4º FC PORTO, 16
5º MARÍTIMO, 12


É evidente que o objectivo desta análise é meramente lúdica, não permitindo revelar tendências, correlações, segredos de Fátima escondidos nos números. Até porque não se está a analisar aqui a dificuldade dos jogos (casa, fora) dos diferentes intervenientes. Enfim, não é por aqui que o Sporting deixa de estar a 10 pontos da liderança (bolas!).

Mas isto também permite analisar algo - A competitividade seria substancialmente superior com qualquer dos dois modelos analisados, com uma maior incerteza e um maior número de candidatos à vitória final. Deixaríamos de ter um vencedor a escolher obrigatoriamente entre 3 clubes, salvo as 2 honrosas excepções (Belenenses há mais de 60 anos e Boavista há uns anitos)que apenas confirmam a regra.

Para terminar, uma nota curiosa: nos últimos anos, um dos pontos fracos do Sporting tem sido falhar nos momentos decisivos. Nos jogos importantes, os leões têm falhado. Estes números revelam que, nesse aspecto, esta época tem sido diferente.

Saudações desportivas e boa segunda volta!

3 Comments:

Blogger El Ranys said...

Defendo, também, uma reformulação do campeontao nacional. Coloco, ainda, mais uma alternativa. 14 equipas, após as duas primeiras voltas, as 8 primeiras disputam mais duas voltas e 6 jogam para evitar a despromoção, também a duas voltas.
Não concordo com o modelo de play-off. Isto porque acho que o campeonato deve ser, até ao fim, a tal prova "de regularidade". Ora, um play off é um "roda bota-fora".
Assim, tenho ainda algumas dúvidas sobre o modelo a seguir na fase que se segue às duas primeiras voltas e, nomeadamente,na relevância dos pontos conquistados para o resto da competição. Voltava a começar tudo com zero pontos? Talvez fosse a forma de dar maior competitividade, mas não seria algo injusto? No fundo, tinhamos três campeonatos numa única época...
Agora, que tudo isto merece séria reflexão, lá isso merece.

terça-feira, janeiro 10, 2006 11:00:00 da manhã  
Blogger manolo said...

Esses resultados são surpreendentes. Significa que não é nos jogos mais competitivos que o Sporting perde pontos (relativamente às outras).

terça-feira, janeiro 10, 2006 7:33:00 da tarde  
Blogger Dever Devamos said...

Pois é... essa análise vale o que vale, mas há a destacar realmente a forma como o Sporting tem desperdiçado pontos com equipas mais fracas.

terça-feira, janeiro 10, 2006 9:40:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home