segunda-feira, janeiro 16, 2006

Liga Portuguesa, 18ª Jornada

Sp. Braga-U. Leiria 1-0
Belenenses-Sporting 0-1
Naval-V. Guimarães 0-0
Rio Ave-Penafiel 2-0
Marítimo-Gil Vicente 1-1
Nacional-P. Ferreira 2-2
Benfica-Académica 3-0
E. Amadora-FC Porto 2-1
V. Setúbal-Boavista 0-2



O Campeonato da emoção volta a atacar! A derrota do FC Porto na Amadora, no início da 2ª volta, relança a competição - o confortável avanço dos portistas de repente minguou, e de repente já não é tão confortável assim...
O Estrela da Amadora está de parabéns. Rubricou uma primeira parte de sonho, aguentando depois a pressão portista.
Co Adriaanse zangou-se com a equipa (3 substituições ao intervalo não é habitual!) e a exibição da primeira parte pode deixar marcas: como Adriaanse é casmurro e não prima pelo bom-senso, não me espantaria se decidisse punir alguns dos jogadores. Como Quaresma foi um dos substituídos, será que o mustang volta a sair da equipa? Os adeptos de futebol esperam que não, os rivais do FC Porto reagiriam com um sorriso nos lábios.
Os restantes candidatos ao título - Sporting e Benfica, não vá aquele sujeito da Choupana ler isto e ficar na dúvida - cumpriram com a sua obrigação. Tarefa mais fácil para a malta da Luz (um penalty perfeitamente estúpido logo aos 4 minutos), apesar do resultado não espelhar bem os caminhos por onde o jogo andou... o Benfica está uma equipa madura, confiante, e isso nota-se na forma como paulatinamente vai ganhando os seus jogos. Nuno Gomes está irreconhecível, para melhor.
Quanto ao Sporting, destaque-se a estreia de Romagnoli (bons apontamentos, saiu lesionado) e a formação do quarteto defensivo que julgo ir dar muitas alegrias aos sportinguistas: Abel, Tonel, Polga e Caneira. Finalmente Tello saiu da equipa (chiça, que custou!). Ainda uma nota especial para o grande reforço deste Inverno: Liedson, que parece recauchutado e com pilhas novas!
O Sp. Braga venceu um jogo difícil contra uma U. Leiria motivadíssima. Wender parece que regressou da Noite dos Mortos Vivos, e continua a facturar em Braga! O que lhe terão feito em Alvalade para ele ter escondido a sua garra, a sua fome de golo, a sua técnica fabulosa? Mistérios...
Dos restantes jogos, destaco o empate do Nacional em casa com o Paços (um passo no caminho certo, que irá acabar por devolver este Nacional de Rui Alves ao seu lugar de onde nunca deveria ter saído - desculpem o rancor, eu até gostei do desfecho final da última "novela", porque julgo que o Adriano não tem categoria para o Sporting, mas este indivíduo meteu-me galo, já com o Paulo Assunção assumiu-se como o verdadeiro escroque que é, agora só o confirmou - também lhe falta categoria, na verdade é um bimbo).
Os últimos ficaram mais últimos - no Penafiel já se fazem as malas, veja-se o caso do seu melhor jogador N'Doye, que é também uma prima-dona, como já revelara no ano passado no Estoril, o Guimarães e o Naval travaram-se de razões e ficaram a zero. O V. Setúbal perdeu em casa. Será o início da descida?
Classificação Geral:
1. FC Porto 40
2. Benfica 37
3. Nacional 35
4. Sp. Braga 35
5. Sporting 33
6. V. Setúbal 30
7. Boavista 26
8. E. Amadora 25
9. U. Leiria 24
10. Marítimo 23
11. Rio Ave 23
12. P. Ferreira 22
13. Gil Vicente 21
14. Belenenses 20
15. Académica 19
16. Naval 15
17. V. Guimarães 15
18. Penafiel 7