Liga Portuguesa, 27ª Jornada
Naval-Nacional 3-1
Boavista-Belenenses 0-2
FC Porto-P. Ferreira 3-0
Sp. Braga-Marítimo 2-0
E. Amadora-V.Setúbal 1-0
Penafiel-Gil Vicente 1-1
V.Guimarães-Académica 1-1
Rio Ave-Benfica 0-1
U. Leiria-Sporting 0-1
Recordando o prognóstico avançado aqui em 16 de Janeiro, referente a esta jornada:
«FC Porto vence, os outros dois empatam? Porto 58, Benfica 55, Sporting 54.»
A realidade: Porto 60 (+2), Sporting 58 (+4), Benfica 53 (-2) (ainda Sp. Braga com 51, Boavista com 45 e Nacional com 43).
FC Porto
O Porto é a equipa que actualmente pratica o futebol mais vistoso e mais espectacular em Portugal. Aparenta estar em grande forma e a imagem que se cola mais à equipa é um rolo-compressor no ataque.
Sporting
O Sporting é a equipa que actualmente pratica o futebol mais eficaz e mais cínico em Portugal. Aparenta estar em grande forma e a imagem que se cola mais à equipa é... o quê? Muralha defensiva? Ataque mortífero? Não, nem uma coisa nem outra - meio-campo, ou melhor, a equipa toda como um bloco único. Paulo Bento anulou os "vícios" das individualidades para colocar todas as virtudes de cada peça no jogo de equipa.
Benfica
Finalmente um golo! Mais uma vitória "à Benfica", a fazer lembrar as jornadas gloriosas da época passada, com Trapattoni, que renderam um título e escreveram páginas épicas do nosso futebol. Jogo emocionante até ao fim, com Mantorras como que a justificar a bipolaridade de que padecem os benfiquistas. Fez recordar também velhas glórias do clube, a começar pelo famoso agente secreto Calabote, tão incompreendido e injustiçado.
A Jornada
O resultado mais surpreendente, para mim, foi o do Bessa. O Belenenses fugiu (definitivamente?) da zona escorregadia da tabela classificativa. É curioso verificar que os adversários directos do Benfica (Braga, Boavista e Nacional) começaram a perder jogos de seguida, permitindo aos encarnados poupar uma vergonha. Enfim, o Braga desta até venceu tranquilamente um Marítimo que corre o risco de descer - o que seria uma excelente notícia, só obscurecida pelo facto de o Nacional ainda continuar na Liga.
A Zona dos Aflitos
A prudência não recomenda prognósticos, mas considero que Paços de Ferreira e Gil Vicente vão descer, para além do inevitável Penafiel. Para preencher a 4ª vaga que falta, alinham-se vários candidatos. Julgo que o Marítimo é quem reúne mais condições para entregar os papéis a tempo. O outro candidato potencialmente mais forte para esse lugar (a Naval) aparenta já ter (re)encontrado o seu rumo. Estou convencido que Rio Ave, V. Guimarães, Estrela e Académica se safam - isto para além de Belenenses e Leiria.
Classificação Geral:
1. FC Porto 60
2. Sporting 58
3. Benfica 53
4. Sp. Braga 51
5. Boavista 45
6. Nacional 43
7. V. Setúbal 39
8. U. Leiria 35
9. Belenenses 34
10. Académica 33
11. E. Amadora 33
12. Naval 31
13. Marítimo 31
14. Rio Ave 30
15. V. Guimarães 29
16. Gil Vicente 28
17. P. Ferreira 28
18. Penafiel 13
Antecipação da próxima jornada (16 de Janeiro):
«28ª jornada: Académica-FC Porto, Benfica-Sp. Braga, Sporting-Penafiel
Académica precisa desesperadamente de pontos e surpreende Porto. Benfica é impotente em casa contra prof. Jesualdo - PORTO perde, BENFICA empata e SPORTING ganha».
Bom, não creio que a Académica esteja assim tão desesperada neste momento, mas ainda assim acredito que o FC Porto vá a Coimbra perder pontos. Vamos a ver...
De qualquer modo, o prato principal desta semana é o jogo grande de quarta-feira, onde se vão defrontar duas equipas completamente antagónicas nos seus processos de jogo e nas suas abordagens. O FC Porto com um poder de fogo avassalador, a fazer lembrar o lado positivo de Peseiro do ano passado ("marcar mais um que o adversário"), contra um Sporting compacto, com uma equipa de artistas a jogar em bloco e que já vai na oitava vitória consecutiva para a Liga, curiosamente a fazer lembrar Trapattoni pelo cinismo e matreirice - e indubitavelmente com muito mais pinta! ("sofrer menos um que o adversário"). Let the games begin!
1 Comments:
De facto, o futebol do Sporting, ao contrário da época passada não é considerado o melhor. "Eficaz e cínico" seria um elogio digno do Mourinho. "O Porto pratica o futebol mais espectacular", pelo menos a táctica é surpreendente e os adeptos portistas só estão à espera de um mau resultado... A vitória "à Benfica , com São Mantorras a fazer, de facto lembrar as jornadas gloriosas de Trapa..lhoni. Rantas, embora comente raramente esta crónica habitual, nunca deixo de ler com grande interesse.
Enviar um comentário
<< Home