sábado, abril 22, 2006

FIM DA SEASON


O 2º lugar não passa de ilusão. Apesar de a história recente do Sporting nos dar alguma esperança, era pedir demais que em 3 jogos os lagartos perdessem mais 3 pontos que o Benfica.
Assim, devemos considerar a época encarnada como um fracasso, sem títulos e sem a qualificação directa para a Champions.
Partindo de uma equipa campeã, manteve quase toda a equipa, apenas saindo Miguel, e reforçando-se com Anderson, Beto, Karyaka, Nelson, Micolli e Karagounis e mais tarde com Moretto, Manduca, Marcel, Robert e Marco Ferreira, digamos que Koeman não soube, rentabilizar o potencial que tinha à sua disposição.
A verdade é que o Benfica de Koeman vai fazer mais pontos que o Benfica Campeão de Trapattoni, o que significa que foram os adversários que melhoraram muito em relação ao ano passado.
Fazendo o balanço, considero que, a nível interno, ficamos aquém do que poderíamos e deveríamos ter feito, tendo sido eliminados na Taça em casa por uma equipa que está aflita para se manter na 1ª Liga (num jogo, digamos, que não tivemos sorte nenhuma) e no Campeonato obtivemos o que chamei o Mínimo Obrigatório que é a qualificação para a pré-eliminatória da Champions. Fraco.
Mas não podemos esquecer a campanha memorável na Europa. Partindo do 4º pote no sorteio de grupos, chegámos aos quartos de final onde soçobramos perante a melhor equipa actual, o Barcelona. Deixámos pelo caminho dois candidatos ao título, como são o Manchester United e o Liverpool. Apenas o Arsenal, ao eliminar o Real Madrid e a Juventus fez o mesmo. Foi um feito fantástico, pois a verdade é que o Benfica actual não tem futebol para competir com estes tubarões. E devo dizer, agora, que felizmente o Simão perdeu aquele golo feito, que nos poderia dar a passagem às meias finais. Além de ser um crime lesa futebol, poderia fazer com que alguém pensasse que tínhamos equipa para a Europa. Não temos. Ainda não temos.
Mas é evidente que esta campanha devolveu prestígio de outras épocas. Foi um aspecto bastante positivo da época. Mas só fará sentido se tiver continuidade. É imprescindível a entrada na fase de grupos e desejável a presença nos oitavos de final.

E agora é tempo de pensar a próxima época. Por razões que já defendi em post anterior (Koeman de malas aviadas), preferia que o Benfica mudasse de treinador. Camacho é o desejado. Se não for possível... porque não Chalana ? Por coincidência tem o mesmo curriculum que tinha Paulo Bento quando pegou na 1ª equipa do Sporting. Foi Campeão Nacional de juniores.
O plantel precisa de algumas mexidas. Nas saídas, diz-se que Simão está negociado para o Chelsea. Se for pelos números aflorados, é um excelente negócio, uma oportunidade a não perder. Temo pela saída de Luisão. Na minha opinião, só uma oferta fabulosa me faria negociar. Nada menos que 25 M. Há jogadores que não tem dimensão para o Benfica. Beto, Robert, Marco Ferreira...
Na minha opinião deveríamos segurar Geovanni e Micolli. Marcel, Ricardo Rocha, Carlitos são, por motivos diferentes dúvidas.
Nas entradas parece-me premente a entrada de médios de grande qualidade. Quanto ao resto, dotar o plantel de equilibrio.
Começa a expectativa. Com um treinador que saiba incutir o espírito e a mística benfiquista, com uns retoques no plantel, com o empenhamento dos adeptos, acredito que voltaremos a ser campeões.

Vamos aguardar o desfecho destes três jogos (haverá alguma surpresa ?), e desfrutar do maior espectáculo do Mundo que terá lugar em Junho na Alemanha. Depois, em Julho e Agosto tudo renasce. A esperança é o sentimento mais elástico que existe. Até lá... Saúdinha

1 Comments:

Blogger El Ranys said...

O quê, Alex, só voltas a postar em Julho? Tá mal, pá... ;-)

domingo, abril 23, 2006 2:06:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home