quarta-feira, abril 19, 2006

Liga Portuguesa, 31ª Jornada




Belenenses-V. Setúbal 3-1
FC Porto-U. Leiria 1-0
V. Guimarães-Penafiel 3-1
Naval - Gil Vicente 1-4
Rio Ave - Académica 1-4
E. Amadora-Sporting 0-0
Boavista-Benfica 0-2
Marítimo-Nacional 2-0
Sp. Braga - P. Ferreira 2-3


Recordando o prognóstico avançado aqui em 16 de Janeiro, referente a esta jornada:
«31ª jornada: FC Porto-U.Leiria, Boavista-Benfica, E.Amadora-Sporting. FC Porto vence U. Leiria (Maciel, lesionado, não se conforma). Benfica escorrega no Bessa. Sporting, fortalecido pela liderança, ultrapassa E.Amadora já tranquilo na classificação.»

A realidade: Porto 72 (+8), Sporting 65 (-1), Benfica 63 (=).

FC Porto
Vitória sobre a U. Leiria. Jogo tristonho, que resultou na vitória da equipa que mais fez por isso. Não fez tanto como costuma, mas foi suficiente contra um adversário sem ambição. Os dragões conseguiram os 3 pontos para os dedicarem ao treinador, que teve uma semana pesarosa.

Sporting
Depois do jogo do título (e mesmo sendo etiquetados como “clube do quase”, e mesmo que as coisas corram mal e o Sporting fique em 3º, é muito positivo estar presente, em dois anos consecutivos, no “Jogo do Título”), notou-se que o Sporting perdeu força anímica. Terá sido o pior jogo da época – pelo menos terá sido seguramente o pior jogo com Paulo Bento. Melhores dias virão. Nota positiva para a exibição do Estrela. O Sporting perdeu 5 pontos com este adversário!!

Benfica
O Benfica ganhou no Bessa, coisa que não sucedia há 10 anos. A equipa está mais confiante. Até Mantorras voltou a marcar golos!

O Resto da Jornada
Meyong fez um hat-trick e terá chutado para longe as nuvens negras que se adensavam sobre Belém. Depois de uma pequena pausa, o Vit. Guimarães continua a lutar com todas as suas forças pela manutenção. Julgo que já não conseguirá lá chegar, ainda mais depois do “golo-fantasma” de Braga ter deixado fugir um adversário directo (o Paços de Ferreira). Gil Vicente e Académica espetaram 4 cada uma a rivais directos: Naval e Rio Ave, que estarão quase condenados. No derby da Madeira, o Marítimo confirmou a crise nacionalista.
Uma curiosidade: os 4º, 5º, 6º, 7º e 8º classificados foram derrotados. Quanta cerimónia na luta pela UEFA!
Uma nota adicional: O árbitro auxiliar em Braga (que dantes era conhecido como fiscal-de-linha) não fez o que lhe competia: não fiscalizou a linha. É um erro grave, sem dúvida. Ele lixa-se na classificação anual dos árbitros, mas não interessa a ninguém o que lhe acontece a ele. O que importa é que o resultado final foi falseado, com potencial impacto directo no rosário da despromoção. Os vimaranenses poderão ser os mais prejudicados deste lance, só daqui a 3 jornadas se poderá fazer essa análise. O que está em jogo é demasiado importante para que um fiscal-de-linha míope, ou distraído, ou corrupto, ou simplesmente bronco, abale deste modo elevados investimentos financeiros, anseios, aspirações legítimas. Julgo que aqui deverá ser a FIFA a tomar medidas: bolas inteligentes e é já!


CLASSIFICAÇÃO
1. FC Porto 72
2. Sporting 65
3. Benfica 63
4. Sp. Braga 54
5. Boavista 48
6. Nacional 47
7. V. Setúbal 45
8. U. Leiria 40
9. Marítimo 39
10. E. Amadora 38
11. Belenenses 37
12. Académica 37
13. P. Ferreira 37
14. Naval 35
15. Rio Ave 34
16. V. Guimarães 33
17. Gil Vicente 33
18. Penafiel 15


Antecipação da próxima jornada (16 de Janeiro):
«32ª jornada: Penafiel-FC Porto, Nacional-Benfica, Sporting-Naval
Penafiel envergonha FC Porto como festa de despedida da Liga. O escroque Rui Alves ainda consegue armar das suas na Choupana e Benfica vai atrás. Sporting não consegue ultrapassar Naval condenada mas com Álvaro Magalhães a tentar ajudar o "seu" Benfica
».
Hoje a realidade é um pouco diferente de há 3 meses atrás. O meu prognóstico inclina-se mais para a vitória dos 3 grandes; quem terá mais chances de escorregar será o Benfica, pela maior valia do seu adversário... mas a Naval, apesar de já não ser de Álvaro Magalhães, pode fazer estragos em Alvalade, como recentemente fez na Luz...