terça-feira, agosto 29, 2006

Fiúza batoteiro


O Gil Vicente sabia que não podia inscrever o "amador" Mateus numa competição profissional, mas não deixou de o fazer e, mais, de utilizar o jogador em partidas oficiais.
O Gil Vicente sabe que não pode recorrer aos tribunais comuns em matérias de âmbito desportivo e, mesmo assim, não se coibiu de o fazer.
O Gil Vicente violou vários regulamentos nacionais e internacionais das competições em que pretende participar. Ainda assim, o presidente do clube de Barcelos, António Fiúza, insiste em arrastar o futebol português pela lama, aparecendo descarada e despudoradamente aos jornalistas como paladino da justiça e da verdade. Talvez o clube Gil Vicente, os seus adeptos e quadros profissionais não mereçam isto tudo que se está a passar, até porque ganharam dentro de campo aquilo que só podem, agora, perder na secretaria.
Não há outra alternativa: Gil Vicente suspenso de todas as competições profissionais por dois ou tres anos, António Fiúza irradiado do dirigismo. Em defesa do futebol português, da verdade, da certeza e segurança jurídicas. Quem viola regulamentos não pode ficar impune. Chega de batota e mau carácter.

PS: os dirigentes da Liga e da Federação que deixaram a situação arrastar-se até este ponto não podem dormir descansados. São incompetentes.

6 Comments:

Blogger Rantas said...

Ao estado a que isto chegou, não vejo outra solução que não seja excluir o GV das competições profissionais (Bwin e Honra).

No entanto, há dois aspectos que gostaria de realçar:
1) A Liga aceitou a inscrição do jogador Mateus. Isto significa que a "batota" assacada ao GV é, no mínimo, atenuada, visto que a própria Liga, organizadora das provas, aceitou a inscrição do jogador!
2) A lei em questão é iníqua. O jogador não pode jogar numa liga profissional porque foi amador?! E então, porque não há-de mudar de profissão? Sabendo as "jogadas" subterrâneas que andam por aí (alguém acredita que o jogador foi amador quando estava ao serviço do Lixa?), qual é a justificação desta lei obtusa? É prejudicar o jogador, que é a parte mais fraca do processo? Mais ainda, se a própria Liga autorizou a inscrição de Mateus pelo GV...

terça-feira, agosto 29, 2006 2:27:00 da tarde  
Blogger El Ranys said...

Sim, Rantas, tens aí um ponto. Mas a questão é que o regulamento, por obtuso que seja, existe e está em vigor, vinculando todos aqueles que o fizeram e aceitaram (o GV faz parte da Liga Portuguesa de Futebol Profissional).

O facto de eu não concordar com o conteúdo de uma norma não me desobriga de a cumprir.

Outro ponto ainda que podemos questionar é a insistência da FIFA excluir do julgamento em tribunais comuns as causas estritamente desportivas. Parece um pouco absurdo, mas que existe essa norma, existe. Há de cair de podre, suponho, mas até lá...

Se o Sporting, o Benfica, o Porto, os outros clubes ou selecções nacionais forem impedidos, pela FIFA, de participar em competições europeias e internacionais, aí é que há de ser o bom e o bonito.

Por isso esta questão já devia estar resolvida há muito tempo. Gil Vicente suspenso das competições, já! Belenenses na primeira. Repescagem de um qualquer clube - não sei qual será, eventualmente o Sporting da Covilhã - para a Liga de Honra, e por aí fora (ou um clube a menos na II Divisão B, Zona Centro).

Depois, se os clubes acham que esta lei que impede a incrição de um amador como profissional é estúpida, convoquem uma assembleia geral da Liga de Clubes e mudem a norma. Simples, não?

terça-feira, agosto 29, 2006 2:53:00 da tarde  
Blogger Rantas said...

"O facto de eu não concordar com o conteúdo de uma norma não me desobriga de a cumprir.", dizes. E eu concordo, naturalmente.

A origem do problema foi a autorização que a Liga deu ao GV de inscrever o jogador Mateus.

O GV solicitou uma opinião abalizada à Liga e esta deu autorização. Esse é o "pecado original".

Com este novo recurso à Justiça "civil", o GV lixou-se de vez. Paz à sua alma.

Mais uma coisa: a FIFA proíbe o recurso aos tribunais normais porque, se o permitisse, não haveria futebol, por causa dos recursos, argumentos e direito ao contraditório em que os tribunais são pródigos.

terça-feira, agosto 29, 2006 5:17:00 da tarde  
Blogger Alex said...

É evidente que o Senhor Fiúza é o grande Artista. É mais um Chico esperto da nossa praça. Naturalmente que faz tudo o que pode para se salvar não olhando às consequências dos seus actos. E isso é um olhar a como se dirige o futebol. E sabemos que uma coisa é ética, que ninguém é obrigado a ter (e devia ?) e outra coisa á a Lei.
E esta é que não devia ter deixado a coisas chegarem a este ponto. Mesmo com as demissões e nomeações exdrúchulas o caso devia estar resolvido a tempo. Mas, como já estamos habituados, não há responsáveis. Portanto acho que deve ser sobreelevado o PS do post. E não se esqueçam que houve eleições a 10 de Agosto, existe uma impugnação e uma Direcção à espera de tomar posse. Será que é a nova Liga que vai resolver esta situação? E atenção que há prejudicados…
Uma correcção : ao que julgo saber a Liga aceitou a inscrição do Mateus por ordem do tribunal, voltando-o a suspender. Esta solicitação aos tribunais é o embrião desta situação.
Defendo a criação de uma Tribunal de Direito Desportivo como existe noutros países.

PS Alguém sabe a estória do empréstimo da Liga ao Salgueiros?

Saúdinha

terça-feira, agosto 29, 2006 8:51:00 da tarde  
Blogger El Coelhone said...

Também acho que a liga meteu a pata na poça ao aceitar a inscrição do jogador.
Também concordo que o jogador deveria poder ser inscrito, não interesando o facto de ter sido amador ou não...
A Liga está meio à deriva, os novos dirigentes não podem tomar posse, os cessanes andam em troca de galhardetes - é ver Valentim Loureiro e Cunha Leal...
enfim tudo isto é triste e o nosso futebol, o nosso prestigio é mais uma vez arrastado pela lama...
quanto ao Sr. Fiúza, é melhor nem lhe dar mais tempo de antena...

terça-feira, agosto 29, 2006 11:16:00 da tarde  
Blogger Tiagojcs said...

Mais uma triste palhaçada do nosso Futebol . Esse senhor Fiuza devia ter vergonha , convidar o Major e desaparecerem os 2 do Futebol Portugues . Já falei disso também no meu blog http://catedraldapalavra.blogspot.com

quarta-feira, agosto 30, 2006 6:04:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home