quinta-feira, novembro 02, 2006

Europa

A jornada da Champions foi positiva para as equipas portuguesas. Benfica e Porto ganharam limpinho, sem deixar grandes dúvidas de que foram mais fortes que o adversário. Relançam-se na luta pela qualificação, mais difícil para o Benfica, mais possível para o Porto.
O pior resultado, que ainda assim não pode deixar de ser considerado positivo, foi o do Sporting.
Como o Manolo já expressou, é difícil para os sportinguistas ver a sua equipa a superiorizar-se aos adversários e não conseguir ganhar os jogos: assim com o Bayern em casa, com o Porto, em Aveiro e agora em Munique. Nos quatro jogos, o Sporting jogou para ganhar. Teve atitude e mérito. Em todos - à excepção do de ontem - foi claramente superior e merecedor da vitória. Mas ela teima em não nos sorrir. A deusa do Alex não tem estado connosco.
Mas a equipa acaba os jogos aplaudida pelos adeptos. Porque está no caminho certo, demonstrado espírito e atitude. Diga-se, também, que o Bayern não é o Hamburgo, o Inter não é o Celtic. Os índices de dificuldade colocados pelos adversários do Sporting são superiores aos dos adversários das outras equipas portuguesas. No entanto que vemos? - O Porto segue com 7 pontos, o Sporting com 5, o Benfica com 4. Todas as equipas portuguesas se encontram no 3º lugar dos seus grupos. Sendo que o grupo do Sporting...
Previsões (optimistas):
Sporting
Empata em Milão e ganha em casa ao Spartak.Termina com 9 pontos.
Bayern empata em Moscovo, Inter empata ou perde em Munique.
Classificação final:
1º - Bayern 12 a 14 pontos
2º - Sporting 9 pontos
3º - Inter 7 a 8 pontos
4º - Spartak 2 pontos
Porto
Empata em Moscovo e ganha em casa ao Arsenal. Termina com 11 pontos.
Arsenal ganha em casa ao Hamburgo. Hamburgo perde em casa com CSKA.
1º - CSKA 12 pontos
2º - Porto 11 pontos
3º - Arsenal 10 pontos
4º - Hamburgo 0 pontos
Benfica
Ganha em casa ao Copenhaga e empata em Manchester. Termina com 8 pontos.
Celtic-Manchester dá empate, Copenhaga-Celtic também.
1º - Manchester 11 pontos
2º - Celtic e Benfica 8 pontos
4º - Copenhaga 5 pontos
Onde a porca torce o rabo: facilmente se constata que a situação mais complicada é a do Benfica. Ganhar ao Copenhaga é o "serviço mínimo" para poder discutir ainda a qualificação. Ainda assim, fica dependente dos resultados de terceiros, nomeadamente do Celtic. A minha intuição é de que o Benfica fica pelo caminho. Se não ganhar ao Copenhaga, nem à UEFA vai. Se ganhar, vai disputar essa prova.
Para o Sporting conseguir a qualificação, é essencial, no mínimo, o empate em Milão, sendo sempre obrigatória a vitória ante o Spartak. Se o Sporting perder em Milão, disputa a UEFA. Se empatar, é provável que se qualifique na Champions. Se ganhar, qualifica-se quase de certeza. O meu palpite é de que o Sporting empata em Milão e ganha ao Spartak. Comulativamente, o Inter não consegue ganhar em Munique. O Sporting passa.
Fundamental para o Porto é ganhar em casa ao Arsenal, o que não é tarefa fácil. Se perder em Moscovo, a situação fica ainda mais complicada, uma vez que, mesmo vencendo o jogo seguinte, ante o Arsenal, fica com os mesmos pontos dos ingleses e levou dois "secos" em Londres. O Porto já está qualificado para a UEFA e penso que será essa a prova que vai disputar.

3 Comments:

Blogger manolo said...

O Sporting conseguiu depender apenas de si próprio: ganhando os seus jogos os outros resultados não nos interessam. É já uma boa campanha embora a qualificação se mantenha complicada, mas sempre o foi, desde o sorteio. Penso sinceramente que temos mostrado futebol ao nível, e mesmo superior aos nossos adversários, mas os resultados têm sido frustrantes. Nem todos "nascem com o rabo virado para a lus", como sói dizer-se.

quinta-feira, novembro 02, 2006 1:30:00 da tarde  
Blogger Alex said...

Já dei a minha opinião que as três iam à UEFA, mas não me importava de mudar de opinião. De facto esta jornada foi excelente, e dá bastantes mais chances de haver qualificações. O que revela como pode tudo mudar. A verdade é que todos os jogos são muito difíceis. Assim, o melhor é pensar no próximo jogo. No que respeita ao Benfica, como disse, é obrigatório ganhar ao Copenhaga. E evidentemente que vamos ganhar. Depois, em Manchester... Tudo pode acontecer. O que eu desejo é que passem os três.
Saúdinha

quinta-feira, novembro 02, 2006 10:13:00 da tarde  
Blogger El Ranys said...

Pois é, Alex. Mas concordas com o post, de que "tudo pode acontecer" mais para uns do que para outros ou não?
Repara que, nas previsões, que classifiquei de optimistas, nem fui parcial. Admiti que os três ganhavam em casa e empatavam fora. Mesmo com esse extremo optimismo, o Benfica não passa.

sexta-feira, novembro 03, 2006 1:51:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home