domingo, dezembro 03, 2006

SEM ESPINHAS!



Vitória valiosíssima em Alvalade. Vitória sem espinhas, da equipa que, tendo beneficiado de um golo madrugador, soube gerir o jogo, nunca dando quaisquer chances ao adversário de poder ameaçar a vitória do Benfica.
Sabíamos todos quais os antecedentes desta partida. A derrota dos encarnados significava o adeus ao título, deixando a discussão aos dois rivais, cenário aterrador para o clube da águia, reforçado quando se sabia que, logo de seguida haveria esse mata-mata com o Manchester. O Sporting estava super confiante, com a vantagem pontual, a jogar em casa e jogando com a pressão no Benfica (de poder ficar a dez pontos).
Mas o futebol nunca é Razão.
O Benfica bafejado pela vantagem aos dois minutos, embora a primeira ocasião tivesse sido antes do golo, soube e pôde jogar o jogo como queria, e já a ganhar! Tapando todos os espaços ao Sporting, pressionando sempre o jogador, recuperava a bola e ía directamente para a baliza, em dois, três passes, para o golo.
O Sporting tinha mais bola, fazia-a girar e, invariavelmente tentava o cruzamento. Apenas me lembro de uma vez que Rogmanolli isolou Tello, na jogada que rasgou a defesa do Benfica. De resto… cruzamentos para Luisão e Rocha. Na minha opinião o Sporting falhou porque não soube fazer uma transição rápida para o ataque. Sempre que tinha a bola esperava que a equipa do Benfica se posicionasse.
É verdade que podia ter surgido o empate, numa cabeçada de Nani e, caso o árbitro tivesse assinalado um penalty de Simão sobre Miguel Garcia (na minha opinião o árbitro podia ter marcado), mas eu vi sempre mais perto o 0-2 do que o 1-1.
Lá surgiu o 0-2 e ainda houve tempo para Miccoli, sempre brilhante – se aquela tesoura tem acertado, era o Deus do Estádio!- fazer uma sublime jogada e finalizá-la com aquele remate soberbo à trave e Nuno Gomes proporcionar a Ricardo a defesa da noite.
Ao intervalo, o resultado lógico seria de três a zero.
A segunda parte foi muito pior jogada. O Benfica limitou-se a defender, a jogada era só uma: pontapé de Quim para os nossos altos Simão e Miccoli…Apenas quando o joga estava resolvido é que F. Santos alterou, para tentar acabar com o jogo. Até lá o “engenheiro do penta” sujeitou-se, sem necessidade, a sofrer um golo que poderia modificar o jogo todo.
P. Bento tirou bem Custódio, pois João Moutinho deu outra velocidade ao Sporting (de facto, faziam falta mais 3 Joãos Moutinhos para os lugares do meio campo do Sporting), e o Sporting carregou. Mas sem ameçar a defesa do Benfica. E o jogo na 2ª parte foi muito mais influenciada pelo nervosismo que vinha das bancadas. Surgiram os sururus, os assobios e a pressão sobre o árbitro, o queimar tempo do Benfica… O jogo ficou muito pior até à expulsão de Polga. O Sporting e o seu público desesperaram… Com a entrada de Paulo Jorge os jogadores do Benfica humilharam, em algumas jogadas os jogadores do Sporting ( aquela do Nelson, é uma maldade…).
Estamos na corrida. Continuo a pensar que o Porto é o principal favorito mas o Benfica é a equipa que mais vai discutir o campeonato.
Liga dos Campeões na quarta-feira europeia, o velho conhecido Manchester United. Só a vitória nos interessa. Mas é um jogo fácil. Se não ganharmos estamos na UEFA. Portanto, não há estratégias. É só jogar à bola…
Saudinha.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Alex, vimos o jogo juntos e sabes em resumo a minha opinião: Benfica foi eficácia e controlo, o Sporting não marcou e por isso perdeu. O resultado lógico não seria 0-3 ao intervalo, pois o 1-1 esteve bastante mais próximo. Concordo "que porque não soube fazer uma transição rápida para o ataque" foi um dos pontos fracos nossos, mas fundamentalmente a frente de ataque que não existiu.
No Sporting não prevejo cenários aterradores (nem perdendo com o Spartak, que não acredito). E continuamos em segundo. A dar luta até ao fim. Do Benfica só deu para ver "a contenção e a segurança".

domingo, dezembro 03, 2006 4:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vamos a ver se essa eficàcia e control foram apenas fruto de jogarem em Alvalade.A ver vamos se o tal clube que è o maior do "mundo" continua a marcar e a arrumar o autocarro cà atràs.É assim que os ditos pequenos de vez enquanto trazem bons resultados.Não se iludam,esta victória foi apenas fruto de uma outra vertente que tambèm faz parte do futeboa:
A sorte.

domingo, dezembro 03, 2006 8:19:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home