sexta-feira, novembro 23, 2007

E O BURRO SOU EU? A NOVELA


Rebentou esta semana uma polémica em torno da antipática conferência de imprensa após a nossa qualificação para a fase final do Europeu.
Ainda sofri, pois um bambúrrio qualquer dos finlandeses e ficávamos em casa…Felizmente tudo acabou bem e vamos ver aonde vamos chegar…

Mas a novela Scolari não passa disso mesmo: de uma novela. Ou melhor, faz parte de uma grande novela que é o futebol. É o que sempre digo à minha mulher o futebol não passa da novela dos homens. Todos os dias há “notícias”, aquele disse isto, este disse aquilo… O futebol está muito para além do jogo nas quatro linhas… É um mundo paralelo onde vamos acompanhando as estórias. Estamos no séc. XXI e o real é cada vez mais o irreal…
Enfim, penso que o que se passou foi perfeitamente normal. Os jornalistas quiseram dizer que a selecção não joga nada e o Scolari passou-se. Se estamos no Europeu, o que é que querem mais? É uma discussão perfeitamente pertinente. Hoje o Vítor Serpa em “A Bola” vem em carta aberta perguntar se Scolari tem vontade de continuar a ser o seleccionador!
Por mim, defendo a continuidade de Scolari. É o melhor treinador de sempre da Selecção. Três fases finais, uma final do Europeu e uma meia-final do Mundial nas duas passadas, a terceira vamos ver. Mas não só os resultados. A selecção de Scolari é de Portugal, deixou de haver clubites, Scolari é o homem que pôs Portugal de bandeira à janela. Além disso é evidente o espírito que ele soube incutir nos jogadores. Os “jogadores de Scolari”. Julgo que a questão da continuidade de Scolari não se põe neste momento. Acho que o final do Europeu é a altura de mudarmos de seleccionador. E nessa altura, vai encerrar-se um ciclo de ouro da nossa Selecção.

Mas tenho que dizer que, embora reconheça isto tudo, esta selecção não me tira as saudades da selecção de 84 (mesmo com quatro Treinadores e uma guerra entre o Benfica e o Porto(!)) com Chalana , Jordão e J.Pacheco e da selecção de 96 e 2000 com Figo, Rui Costa e João Pinto. As meias finais com a França foram jogos inesquecíveis.

Mas é isso. Não passa de uma novela. A novela de Scolari. Pode ser que amanhã comece outra novela. Amanhã o nome da novela só pode ser: Benfica mantém a pedalada das goleadas! Seria uma boa novela…

Saúdinha

3 Comments:

Blogger cabe said...

Este comentário foi removido pelo autor.

sábado, novembro 24, 2007 1:42:00 da tarde  
Blogger manolo said...

Escreve hoje Valdano: "aqueles que só se interessam pelo resultado, raras vezes se encontram com o jogo; ao invés, aqueles que se interessam pelo jogo, mais cedo ou mais tarde encontram-se com o resultado." Inesgotável, a polémica do "jogar bem" e do "ganhar", reflecte simplesmente, que nem sempre ganha quem mais ataca, ou tem mais posse de bola, mais ataques e remates, etc. Muitas vitórias são conseguidas pela equipa que melhor defende, não deixa a outra jogar, quebra o ritmo adversário, entrega o "dominio territorial", etc, etc. Há mérito quando se ganha (sempre), mas é melhor e a probabilidade de vencer mais vezes aumenta, quando as equipas "se interessam mais pelo jogo", como diz Valdano; mas lá está, como meio para chegar ao resultado. Enfim, Scolari interessou-se mais pelo resultado, que pelo jogo, e fez bem, embora sem brilhantismo.

sábado, novembro 24, 2007 1:43:00 da tarde  
Blogger El Coelhone said...

isto tá bonito tá, andam as v.... sagradas a zangarem-se... um diz que em inglaterra nunca foi assobiado (se calahr é porqeu por lá joga mesmo a sério), o outro diz que consegue tudo e afinal é burro e indigna-se (se calahr porque o consegue sofrivelmente)...
mas pronto o que interessa é que conseguimos, não interessa se mancos ou inteiros, mas chegamos lá.

terça-feira, novembro 27, 2007 9:59:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home