terça-feira, janeiro 17, 2006

Beto, o filho de um Deus Severo

Hoje venho falar de um jogador, Roberto Luís Gaspar de Deus Severo de seu nome, mas vulgarmente conhecido por Beto. Após uma carreira quase exclusivamente dedicada ao Sporting – foram dez anos na equipa sénior do Sporting, mais cinco anos nos escalões mais jovens – e pertencente à equipa que conseguiu vencer quase duas décadas de sucessivos desaires desportivos, Beto pondera aparentemente a sua saída do Sporting.

Trata-se de um jogador que já faz parte da história do clube. Não obstante não creio que seja actualmente um jogador imprescindível na equipa de Paulo Bento; como já o ano passado não o era com Peseiro. A mesma conclusão aplica-se aliás a Polga, o mesmo já não acontecendo com Tonel este ano e a Enarkarire o ano passado.
Considero no entanto incorrecta a forma como parece estar a ser empurrado para fora do clube (o nome Pedro Barbosa diz-vos alguma coisa?). Sou um apoiante do mérito – joga quem merece jogar – e nesse aspecto Paulo Bento tem estado globalmente bem. Nem sequer convocar o jogador é exagerado. Ou seja, é aceitável – e até defensável – que Beto não seja titular, mas há que dar oportunidade a Beto de recuperar o seu lugar.
Tenho acompanhado a carreira de Beto, mesmo quando esteve emprestado à União de Lamas e ao Campomaiorense e embora os sucessivos interesses de equipas como o Real Madrid me parecessem exagerados, a verdade é que Beto fez épocas muito boas, consubstanciadas por frequentes chamadas à selecção nacional.
O Sporting tem uma política de aposta na sua “cantera” o que é meritório. É de todo recomendável que essa política seja sempre acompanhada pela manutenção no plantel de jogadores mais velhos, de preferência oriundos do clube, que possam passar a sua experiência não só como jogadores, mas também como portadores de uma mística cada vez mais difícil de manter. Há quantos anos não existe um jogador do Sporting, formado no clube e que tenha feito a sua carreira quase toda no Sporting?
De referir ainda que Beto tem um “site”, muito bom por sinal, http://www.beto22.com/ (a fotografia foi de lá retirada).

9 Comments:

Blogger Rantas said...

Concordo com as vantagens de ter jogadores "da casa" a iniciarem e terminarem as suas carreiras no clube - isso quando são bons profissionais, que sabem transmitir a mística, sentem orgulho na camisola e consituem bons exemplos para os mais novos.

Beto não cumpre nenhum destes requisitos, na minha opinião. Para lá de ser um jogador mediano (nem muito bom nem mau, com boas épocas, é verdade), sempre foi um jogador briguento, caprichoso, conflituoso. O episódio deste ano com a agressão a Custódio foi o culminar do erro de casting que constituiu a oferta que lhe fizeram da braçadeira de capitão.

Pode até fazer-se o paralelo com os recentes distúrbios nos treinos do Benfica. Eu creio que o murro de Beto é muitíssimo mais grave - os problemas nos treinos do Benfica resumiram-se à utilização dos cotovelos (normal, para o joador que foi) e dos pés. Beto deu um murro. Beto era capitão de equipa. Ainda há mais um detalhe, bastante importante: Paulo Bento foi companheiro d eequipa de Beto, conhece-o muito bem, conhece a sua atitude, a sua influência no balneário. Como resultado de um período de baixa de forma, retirar-lhe-ia a titularidade mas havia de o convocar. Como resultado do conhecimento aprofundado que tem dele, nem sequer o convoca. É sintomático...

quarta-feira, janeiro 18, 2006 12:07:00 da manhã  
Blogger El Ranys said...

O Beto só quer ficar no Sporting se o Paulo Bento lhe garantir que é titular. Como é óbvio para todos nós, o Paulo Bento nunca irá (nem pode, nem deve) garantir-lhe tal coisa. Se atentarmos ao facto de que, em período de contenção, o Beto é um dos jogadores mais bem pagos do plantel, e de que pode ser um elemento desestabilizador da equipa (quem está á 10 anos pode pensar que é o dono do clube, veja-se o caso com o Custódio...), talvez se justifique e compreenda a saída do Beto.
Gostava que ele ficasse, com uma diminuição do ordenado (Foi-lhe proposto um novo ordenado, por 3 anos, de cerca de 2/3 do que ganha agora), o valor justo para quem vai ser suplente, por opção do treinador.
Se o "sportinguismo" do Beto não lhe permitir ficar nestas condições, pois que se vá. É pena mas, como dizia o outro, "é a vida..."

quarta-feira, janeiro 18, 2006 4:55:00 da tarde  
Blogger Dever Devamos said...

Concordo convosco que Beto não tem categoria para ser capitão. É um jogador intempestivo e que nunca deveria ter chegado a esse estatuto. Isso é outra história.

Rantas, o facto do Paulo Bento nem sequer o convocar não me parece sintomático de nada. Está-se é a dar todo o benefício da dúvida ao Paulo Bento.

quarta-feira, janeiro 18, 2006 6:36:00 da tarde  
Blogger manolo said...

Claro que seria simbólico em ano de Centenário, termos um capitão formado nas escolas. Mas o facto é que Beto não está à altura dessa responsabilidade. Relativamente ao Pedro Barbosa, embora seja hoje quase uma ofensa, penso que a sua não renovação aos 36 anos após um belo Campeonato (mesmo sabendo que foi a maior parte dos jogos assobiado em Alvalade) foi uma medida racional e lógica. (ninguém poderá afirmar se sim ou não, ele se arrastaria este ano, tal como se verifica com Sá Pinto).

quarta-feira, janeiro 18, 2006 7:22:00 da tarde  
Blogger Alex said...

O que eu não percebo é qual a alternativa a Polga e Tonel ? É Caneira ? E depois ficam descalços do lado esquerdo. Deixaram saír as grandes promessas Semedo e Miguel Veloso. Beto não seria o terceiro central ? E castigos e lesões ? Eu não considero o Beto grande jogador mas deixá-lo sair quando não têm outro...
Saúdinha

quarta-feira, janeiro 18, 2006 10:24:00 da tarde  
Blogger El Ranys said...

Ó Alex: Miguel Garcia, Caneira, inscreve-se o Hugo...3 alternativas. Do lado esquerdo, Tello e André Marques...
Mas qual é o teu problema?
Trata lá da tua vidinha, mas é...
Saúdinha.

quarta-feira, janeiro 18, 2006 11:47:00 da tarde  
Blogger Alex said...

A minha vidinha está a ser bem tratada, como sabes.
Não queres que comente os posts dos lagartos é ?
Achas que têm muitas opções para defesas centrais ?
Vamos ver com o correr do campeonato.
(O Hugo não vai ser inscrito segundo li).
Saúdinha

quinta-feira, janeiro 19, 2006 11:50:00 da manhã  
Blogger El Ranys said...

Alex,

Já te falei de 3 alternativas possíveis. Continuas a insistir que não temos alternativas?
Como tu dizes, só não vê quem não quer.

E quero (mesmo muito) que comentes todos os posts. Tenho umas manias esquisitas: uma delas é gostar de ler alarvidades...

quinta-feira, janeiro 19, 2006 12:03:00 da tarde  
Blogger Dever Devamos said...

El,
as tuas três alternativas não são razoáveis. Miguel Garcia e Caneira embora tenham feito o percurso nas camadas jovens como centrais perderam a rotina nessa posição e Hugo... Hugo é um (eterno) suplente.

quinta-feira, janeiro 19, 2006 8:59:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home