sábado, março 18, 2006

AG Sporting: O pior resultado possível

Não sou sócio do Sporting, não estive na AG de ontem. No entanto, tenho uma opinião formada sobre o resultado dessa assembleia: entendo que foi o pior resultado possível para a instituição. Não pretendo defender agora uma posição ou outra. Isso não é o mais importante, agora.
O mais importante é o que vai acontecer nos tempos mais próximos. E não consigo perspectivar um futuro brilhante ao nível directivo para o meu clube.
Soares Franco foi derrotado. Isso é um facto indesmentível. No entanto, 64,54% dos sócios votaram no projecto dele. Os vencedores da AG representam pois... um terço dos associados! Triste vitória, essa...
Se Soares Franco (ou alguém por ele) decidir avançar para as eleições, como será? Vence as eleições mas não consegue colocar em andamento o seu projecto. Se ninguém do grupo derrotado nesta AG se apresenta em eleições, qual a representatividade da próxima direcção após 2/3 dos sócios terem votado numa proposta totalmente contrária às suas convicções?
O ideal era que Soares Franco tivesse ganho (bastavam 2%) ou tivesse perdido de forma clara. Nestes momentos de clarificação, mais do que a posição vencedora, importa que sejam isso mesmo: clarificadores. E esta AG foi tudo menos isso.
Um resultado inconclusivo pode ser bem pior que uma derrota...
O que mais me chateia é a minha percepção de que muitos sócios votaram contra o projecto não pela sua validade nem pelo seu conteúdo, mas sim pela forma como todo o processo decorreu. E ainda pelo facto de se sentirem postos de parte pelas sucessivas direcções do Sporting, nos últimos 10 anos. E que se fossem chamados a pronunciar-se sobre o mesmo assunto mas num outro contexto (mais propício à reflexão, menos sujeito a urgências impostas por quase chantagens), o sentido do seu voto seria outro...

1 Comments:

Blogger manolo said...

Concordo. Penso que vai haver propostas desta área. Mas a responsabilidade está do lado dos que votaram contra. Em caso negativo, Dias Ferreira pode ser solução. Será possível conciliar o não vender Cristianos Ronaldos, pagar as dívidas e manter a Alvaláxia? Melhor. Esta crise é só um grão na imensa praia.

sábado, março 18, 2006 5:12:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home