domingo, abril 02, 2006

Só eu sei porque... fui a Guimarães!

A ideia começou a ganhar forma no fim de semana passado. Estávamos entediados a ver o Sporting com o Penafiel e alguém sugeriu: porque não um salto a Guimarães? É no sábado. É às 19 horas. E é uma boa oportunidade para dar continuidade ao desejo de visitar todos os estádios do EURO2004.

E assim foi. Sábado, por volta das 11h30m, lá arrancámos rumo ao berço da nação. Como é sempre bom juntar o útil ao agradável, procurámos enriquecer o nosso passeio com um toque gastronómico. Assim, fizemos a primeira paragem para o almoço na Mealhada. Objectivo: Leitão assado. E se valeu a pena. Um pitéu. Pena que à vinda para cá as Francesinhas em Gaia não tenham estado à mesma altura (confesso que as minhas expectativas também não eram muitas, a julgar por algumas experiências passadas).
Arrepiámos caminho e por volta das 16 horas já estávamos em Guimarães. Fomos então comprar os bilhetes. O objectivo era comprarmos uma central, de forma a ficarmos mais protegidos dos adeptos vimaranenses, mas apenas estavam a ser vendidos bilhetes para a superior norte. E por 25 euros, o que nos tempos que correm, é razoável.
Depois, fazer um pouco de tempo até ao jogo. Uma volta por Guimarães. Observar as equipas a chegarem ao estádio. Viver aquele ambiente espectacular que existe sempre antes dos grandes jogos. A entrada no estádio.
Eis então que começa o jogo. O Sporting com a equipa mais ou menos prevista. O ambiente espectacular. Tenho tido a oportunidade de aqui e acolá ir ver o Sporting a jogar fora de casa e o ambiente é sempre muito engraçado. Sabemos que estamos no território inimigo e no entanto temos aquele orgulho em estar ali, a acompanhar a nossa equipa. E depois os adeptos do Guimarães são formidáveis. Tenho feito campanha aqui no RdJ para que o Guimarães não desça de divisão e mais uma vez afirmo que é uma tragédia se isso vier a acontecer. Inacreditável a forma como apoiam a equipa. Impressionante a forma como pressionaram o fiscal de linha na segunda parte.
A Superior Norte era nossa e quando Liedson marca o golo, mesmo ao pé da nossa baliza foi a loucura. E aí até os adeptos vimaranenses tiveram de se resignar. Foi mais uma vitória do pragmatismo. E para quem possa dizer que não tivemos muitas oportunidades, respondo apenas que Ricardo fez em todo o jogo uma defesa muito simples do Benachour (creio).
Para a semana o Sporting tem um jogo muito importante – quiçá decisivo – contra o Porto, que também ganhou nesta jornada. Neste momento, o maior adversário do Sporting são as estatísticas. Vai em 10 jogos consecutivos a ganhar para o campeonato. Será que consegue o 11º? O Sporting deve obviamente fazer tudo para ganhar. Face ao que resta ainda de campeonato depois do jogo, um empate a zero pode ser um mal menor (e que me perdoem a falta de ambição).
Referência ainda para o Benfica que vai no terceiro jogo consecutivo a ser beneficiado. Quem não chora não mama e o Belenenses já veio a público queixar-se que tem sido sistematicamente prejudicado.