sábado, abril 01, 2006

SPRINT FINAL


Porto e Sporting começaram o sprint final. Em Março, ambos ganharam os 4 jogos. Mantem-se à distância de 2 pontos o que não é nada se pensarmos que ainda se vão defrontar. Esta luta titânica tem o seu duelo fatal em Alvalade daqui a 8 dias. O Benfica, que iniciou o mês com 5 e 3 pontos de atraso escorregou com a Naval (porca miséria) e está irremediavelmente (quero crer que não ) afastado do título. O Braga e Boavista estão virtualmente fora da corrida. O Braga com apenas uma vitória, está seguro no quarto e espreita o 3º lugar. Empate no Bessa e derrotas no Restelo e na Luz retiraram-lhe a hipótese de ir mais além. Assim, a luta pelo título está reduzida a dois, mas apenas teoricamente, pois se algum falhar mais que uma vez... pode surgir uma reviravolta.

PORTO
Continua a ser o candidato numero um. E faça-se justiça : com todo o merecimento. É a equipa que tem apresentado o melhor futebol mais consistentemente. Já ninguém tem dúvidas que Helton é o titular. A defesa estabilizou com Bonsigwa, Pepe (época fantástica) e P. Emanuel. (opção Marech Chec). O meio campo é fabuloso. Basta lembrar que tem jogadores como Diego e Ibson no banco. E o ataque com a dupla Adriano e Benny (este a subir de forma) e o galáctico Quaresma. Na direita ainda não acertou. O que se passou com Anderson ? É um crime deixar um potencial destes de fora ! Aliás, quero deixar expresso que gosto mais do Porto de Adriaanse que o do Mourinho. O holandês está a construir uma senhora equipa !
O calendário de Abril : Gil Vicente (c), Sporting (f), Leiria (c), Penafiel (f) e V. Guimarães (c).
À parte o jogo de Alvalade, o calendário apresenta-se favorável. Se passar esse teste, dificilmente deixarão escapar o título. E basta o empate nesse jogo.




SPORTING
Ficará na memória de todos a recuperação deste Sporting de Paulo Bento. Quando se apresentou na Luz, com 6 pontos de atraso, quando o favoritismo era todo do Benfica, venceu com toda a superioridade e desde aí só conhece a vitória. Vão 10 vitórias seguidas. Futebol compacto, feito de entre ajuda, muito pragmático, só atacando pela certa, sem medo de defender quando é preciso. Futebol muito mais de cariz defensivo que o do Porto, também difere deste na movimentação. Enquanto no Sporting, os jogadores saiem para o extremo, no Porto estão nas alas e entram para o meio.
Ricardo está irrepreensível, uma dupla de centrais sem erros, nomeadamente Tonel, verdadeiramente intrasponível e Abel, que finalmente é de facto, um lateral. Na esquerda a certeza Caneira. No meio campo, muita agressividade e o talento de João Moutinho, acompanhado aqui e ali pela magia de Nani. Pulmão e um toque a azedo dá Sá Pinto. À frente a classe superior de Liedson.
O calendário para Abril não é fácil : V.Guimarães (f), Porto (c), Amadora(f) e Naval (c) e Rio Ave (f)
Os dois primeiros jogos são de dificuldade máxima. E o jogo do Porto só terá essa importância se vencerem hoje em Guimarães. Caso corra mal, o resto do mês pode ser um desastre. Caso contrário, o jogo com os Dragões pode tornar-se o jogo do título. Quem diria ?


BENFICA
Neste mês de Março, após a vitória arrancada a ferros na Amadora e a extraordinária eliminação do Liverpool, borrou a pintura quando recebeu a Naval. Sem sorte, desperdiçou 2 pontos e com isso a possibilidade de lutar pelo título. Sem jogar mal, e com sorte em Rio Ave, venceu os restantes jogos. Dos reforços de Janeiro, apenas Moretto e Manduca estão seguros na equipa (apesar da tremideira em alguns lances, sou de opinião que é um grande guarda-redes). Marcel e M.Ferreira ainda não justificaram a aposta. Robert é um caso anormal. Era bom se fosse como no andebol, Robert entrava para marcar livres e cantos e depois voltava a saír. Neste momento resta ao Benfica tentar ganhar os seus jogos e esperar pela escorregadela de um dos adversários (ou dos dois).
Calendário para Abril : Belenenses (f), Maritimo (c), Boavista (f), Nacional (f) e V. Setúbal (c). É o calendário mais dificil ! Três saídas muito difíceis.

Gostaria de fazer uma nota. Faço estas “previsões” dando a minha opinião sobre as equipas, fazendo o balanço das suas perfomances e analisando o calendário próximo.
Esta nota serve para dizer, que relativamente à análise do que vai acontecer, esta confunde-se com o desejo do que quero que aconteça. Por isso, apesar de ser realista, incorporo uma porção de optimismo benfiquista (bem generososo).

Sendo assim, vejo o Sporting a perder pontos em Guimarães, um empate no Sporting-Porto, e no final do mês Benfica e Sporting colados e o Porto (que poderá ter mais um empate) à frente a dois e a três pontos. Depois seria tudo decidido no último jogo, com qualquer das três a poder ser campeão ! Era bonito ! Já agora o último jogo de cada um : Boavista-FC Porto, Sporting-Sp.Braga e Paços-Benfica !

Naturalmente que esta visão idílica pode esfumar-se já hoje no Belém !

Quanto ao resto, mantenho todas as apostas. Sp. Braga continua a jogar um futebol muito bonito e sustentado, mas será dificil chegar à Champions, desde que o Benfica não comece a escorregar...
Nacional, está em queda livre. V. Setúbal vai continuar a descer. U. Leiria, Belenenses, Académica e V. Guimarães ainda vão subir.

Penafiel, Naval, Gil Vicente e E. Amadora vão para a II (mesma aposta).

Percentagens para o título :

FC Porto : 50%
Sporting : 40%
Benfica : 10 %

Saúdinha