quinta-feira, julho 20, 2006

Outro episódio de "A Quinta Dimensão"

No seguimento do post anterior, mais um episódio que se enquadra perfeitamente nesta loucura passageira, nesta incompetência inconsequente, que ataca as pessoas quando chamadas a pronunciar-se sobre assuntos de bola.
Nuno Assis foi apanhado num controlo anti-doping e foi suspenso por 6 meses. Isso foi há 5 meses atrás. Agora, que falta 1 mês, o CJ da FPF decide que os técnicos afinal não percebem nada de nada e anula a suspensão. O CJ, note-se bem. Juízes, misteriosamente mais preparados que os técnicos do CNAD e do LAD para falarem de PH e de assuntos correlacionados, a tomarem decisões ao arrepio de todas as normas internacionais.
E assim vamos, alegres e contentes, com esta justiça (em minúsculas, mesmo) e estas palhaçadas sazonais. Só cá falta a Rainha de Copas para o circo se juntar todo...

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

pH e não PH. E é umoperador matemático , nem sequer é quimica.

quinta-feira, julho 20, 2006 12:18:00 da tarde  
Blogger Rantas said...

Mais do que Química, meu caro anónimo, eu diria que é uma questão gramatical, neste caso :-).

Uma dúvida, no entanto: pelo que me lembro do que aprendi na escola, o PH mede, numa escala de 0 a 14 (ou de 1 a 14, não me lembro) a acidez de algo. Quanto mais baixo é o PH, maior a acidez. Quanto maior, menos ácido, mais alcalino. O 7 é o PH (ou pH, prontos!) neutro. Onde entra aqui o operador matemático, que já não me lembro?

quinta-feira, julho 20, 2006 4:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

p é o operador matemático -log, meu caro Rantas e H representa a concentração de iões H+ em solução. Então pH é apenas uma medida da concentração desta espécie em solução. E aplica-se o logaritmo (p=-log) para obter valores mais simpáticos (por exemplo 3 ao invés de 1x10^-3). Discorrendo vossa exelência com tanta erudição acerca de uma miriade de assuntos, não poderia deixar passar esta (pequena) inexactidão. Um abraço.

sexta-feira, julho 21, 2006 11:06:00 da manhã  
Blogger Rantas said...

Obrigado, caro anónimo, pela explicação. Confesso que quando li a referência ao pH na notícia do Record, associei-o ao indicador de ácido/alcalino e não a ao logaritmo de iões H+ em solução. Fica a correcção, pela qual lhe agradeço.

A parte do "vossa excelência" é que não é necessária :-)
Registo a sua opinião sobre a "erudição acerca de uma miríade de assuntos". Já se sabe, nisto das opiniões, cada um tem a sua e, quando quer dá-la, dá mesmo. Eu, por mim, vou dando a minha...
Um abraço...

sábado, julho 22, 2006 12:33:00 da manhã  
Blogger manolo said...

Parece-me que o pH é uma escala de acidez de uma solução; exactamente mede a concentração de iões H+ numa escala logaritmica, como o anonymous diz. É a mesma coisa!

segunda-feira, julho 24, 2006 12:09:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home