segunda-feira, dezembro 18, 2006

Porto é favorito, mas a luta é até ao fim

Os três grandes venceram, acontecimento que não tem sido, nas últimas duas épocas, muito vulgar. Cumprida (quase) a primeira metade da Liga, o grande favorito é indiscutivelmente o FC Porto. Não só pela vantagem pontual (que não é grande, 5 pontos para o Sporting, 8 para o Benfica, caso este ganhe o jogo em atraso), mas sobretudo pela solidez evidenciada: em 15 jogos apenas não venceu dois, uma derrota em Braga e um empate em Alvalade. No Dragão só vitórias. Criatividade na ofensiva, uma defesa rápida em antecipação e o ataque a aproveitar com eficácia, eis um resumo daquilo que se tem visto. Treinador experiente, Jesualdo Ferreira transmite à equipa uma confiança que lhe permite não tremer, e com tranquilidade chegar ao golo. Grande destaque para Quaresma e Anderson que regressará após longa lesão. Pepe confirma e supera tudo o que de bom já se lhe conhecia. Helton é o digno sucessor de Vítor Baía. Postiga no ataque tem sido positivamente surpreendente. Se juntarmos Lucho, Meireles e Ibson no meio-campo vemos a quantidade e qualidade de opções. Aspectos negativos? Talvez no ataque, Bruno Moraes seja escasso. Não sei se Sokota poderá vir a ser um reforço. A pressão da Liga dos Campeões pode também ser um handycap.

O Sporting caminha em 2º lugar. Um futebol mais sofrido vale sobretudo pela garra e espírito de equipa que Paulo Bento incute. Baseado num meio campo jovem que trabalha muito, e por uma segurança defensiva que permite posse de bola, está demasiado dependente da inspiração de Liedson, que parece agora reaparecer. Os melhores jogadores têm sido Moutinho e Polga, enquanto Liedson e sobretudo Nani fizeram um Campeonato apagado. Tello, surpreendentemente apareceu na sua melhor forma, enquanto as desilusões são Martins (que raio é que lhe passa na cabeça?) e Paredes. Revelações da cantera, Veloso e Yannick prosseguem com a tradição da excelente formação leonina. Para chegar ao título, Paulo Bento terá que ultrapassar as dificuldades de ter um plantel curto (que tem também aspectos extremamente positivos) e fazer com que a equipa ganhe experiência para resolver os problemas com menos ansiedade. Estamos sempre à espera que a equipa se supere, mas emocionalmente levou uma “tareia” com a eliminação da UEFA, e agora, pouco a pouco, há que aumentar a confiança, essencial, mas que depende das vitórias. Sobretudo, lutar pelo título até ao fim, garantindo, se possível, o 2º lugar, que significa o acesso directo, fundamental, à Champions.

O Benfica tem sido, sobretudo fora de casa, uma equipa altamente irregular. Tem bons sectores no ataque e na defesa, mas o meio campo não tem correspondido às exigências. Petit e os gregos, não sendo maus jogadores, não se adaptam bem às alterações tácticas ensaiadas por Fernando Santos. Nuno Assis não é Rui Costa. Vedetas da equipa Simão e, sobretudo Miccoli, que tem sido fustigado por lesões. Luisão é o patrão da defesa e um verdadeiro líder dentro de campo; os encarnados contam também com laterais que são muitas vezes a chave que abre defesas contrárias: Nelson e Léo, demoraram a encontrar a forma, mas estão neste momento a subir. O Benfica está ainda na corrida do título, e naturalmente também pela corrida ao 2º lugar. Desilusões, para além de jogadores que eram esperança e não confirmaram (Anderson, o “velho” Mantorras, Miguelito) também Kikin Fonseca e mesmo Nuno Gomes não “apareceram” ao nível esperado. As apostas em Manu e Paulo Jorge têm sido intermitentes…

Nas últimas temporadas o título decidiu-se já na ponta final. Espero e desejo que este também tenha o mesmo interesse, com final diferente, obviamente…

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Crónica interessante,só diria mais ,que o treinador dos benfas não tem estaleca para estar à frente dos lampiões.No entanto faço votos que se mantenha por muito tempo.

segunda-feira, dezembro 18, 2006 5:27:00 da tarde  
Blogger Alex said...

Também concordo que o Porto está muito forte. Penso aliás, que já no ano passado jogava muito. Este ano, Jesualdo deu grande consistência defensiva e organizacional e tornou o Porto ainda mais forte.
O Sporting, como dizes é muita garra e espírito. Julgo que Paulo Bento está a fazer um grande trabalho, mas julgo que já espremeu tudo o que tinha a espremer. E este Sporting chega? Na minha opinião tem João Moutinho e Liedson. Nani e Veloso tem grande margem de progressão mas ainda não fazem uma época regular. A dupla de centrais também cumpre bem. O problema é o resto. Se Liedson não resolve, quem resolve? Bueno? Alecsandro? Moutinho aguentará uma época inteira com a equipa às costas? Faltam laterais. Faltam extremos. Sinceramente, sou de opinião que o Sporting vai lutar com todas as forças mas não tem munição suficiente.
E o Benfica? O Benfica já deu muito avanço e agora será muito dificil recuperar. Mas acredito que fará uma 2ª volta muito boa. Se chega ou não logo se verá.
Saúdinha

terça-feira, dezembro 19, 2006 12:00:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home