domingo, janeiro 28, 2007

BALANÇO DA 1ª VOLTA - ÓPTICA DO LAMPIÃO

Começa hoje a 2ª volta do Campeonato com um electrizante União de Leiria – FC Porto, e continua com os outros dois grandes em deslocações bastante complicadas. É uma jornada que pode ajudar a definir o futuro, para qualquer dos três (principalmente para os dois de trás!).
É pois, boa altura para fazer um balanço da 1ª metade da época e tentar vislumbrar como acabará tudo. Necessariamente é uma visão de um lampião.

FC Porto
Os campeões nacionais estão numa excelente posição para renovarem o título. Se no inicio já os considerava os principais candidatos ao título, no fim da 1ª volta reforçaram essa candidatura com 7 e 8 pontos à frente dos rivais. Sem fazer jogos brilhantes, tem uma organização defensiva muito segura (melhor defesa do campeonato), principal mais valia que Jesualdo trouxe a esta equipa. Assim, o FC Porto é líder incontestável da Liga. Será que o título está entregue? Quero crer que não, mas, sinceramente, direi que só um terramoto futebolístico alterará este desenlace.
O FC Porto tem o melhor plantel, já reforçado nesta época de transferências e Anderson, o menino prodígio está de regresso. Jesualdo não pode desperdiçar a grande oportunidade de ser Campeão, como treinador principal pela 1ª vez.. Com a vantagem pontual que tem, está em grande posição para ser bicampeão.
Vamos ver o que a derrota com o Atlético, o escândalo Carolina Salgado e a eliminatória com o Chelsea vão influenciar na carreira dos portistas.
Os grandes esteios desta equipa foram: Helton, Pepe, Lucho e Quaresma.
Tem tudo para voltar a ser Campeão.

Sporting
O Sporting entra na 2ª volta na mó de baixo. Depois de uma pré-época cheia de ilusões (em que a vitória por 3-0 com o Benfica foi o expoente máximo), e com fundadas esperanças nos seus talentos, o Sporting iniciou muito bem o Campeonato e nem a injusta derrota com o Paços fez esmorecer a esperança. Depois de lutar com os gigantes Inter e Bayern, do jogo em que desafortunadamente empatou com o Porto, começaram as angústias. Derrota com o Spartak que os afasta da Europa, derrota com o Benfica em casa e agora uma paupérrima exibição com o Belenenses a deixar o FC Porto mais à frente e o Benfica colado. Sem dinheiro para reforçar o plantel, e com muitos dos seus talentos em baixo de forma o Sporting começa a duvidar da sua capacidade futebolística.
Depois, começa a haver contestação às políticas desportivas do clube, havendo sinais claros que parte da massa associativa já não acredita no tão propalado “Projecto”.
Paulo Bento contou nesta 1ª volta com uma dupla de centrais, Polga e Tonel de grande segurança, com Veloso a surgir como um valor que não pode ser desperdiçado,e acima de todos João Moutinho, que tem carregado com a equipa às costas. Negativamente, Nani que começou a época com exibições fabulosas, que o colocaram na selecção principal, mas que tem caído de produção até ter ficado fora da convocatória de P. Bento. Será culpa do interesse de vários clubes da Europa? Vítor Serpa escreveu que há jogadores no Sporting que pensam que o clube já não tem dimensão para o seu talento e que se acham novos Cristianos Ronaldos à espera do seu M. United. Pode ser um problema em Nani. Mas houve outros jogadores de quem se esperava mais: Liedson e Carlos Martins. Veremos se na 2ª volta confirmam o seu valor.
O Sporting tem a 2ª volta com o calendário mais difícil. Basta lembrar que vai ao Dragão e à Luz. Mas não só. Começa já com o jogo no Bessa e ainda vai a Braga.
Assim, embora não duvide que tem condições para lutar pelo título, não podendo perder pontos até ao jogo no Dragão para aí tentar colar-se ao Porto, a minha opinião é que o Sporting está espremido até ao tutano pelo seu treinador, mas a verdade é que não tem argumentos suficientes para ser Campeão. Será 3º classificado.

Benfica
O Benfica deixou fugir demasiados pontos e agora tem uma desvantagem bastante complicada. Durante a 1ª volta, e depois de uma pré-época decepcionante que fez muita gente subestimar o Glorioso, os encarnados alternaram o muito bom com o muito mau. Exemplos de muito bom, Leiria, de muito mau Braga. Depois teve azar em alguns jogos, por exemplo no Dragão. Na Champions desperdiçou a oportunidade de passar à fase seguinte mas assegurou a passagem à UEFA. Ou seja, na primeira metade da época, os benfiquistas não estão satisfeitos com a equipa. Por outro lado, os últimos jogos (Setúbal 3-0, Belenenses 4-0, Ol. Bairro 5-0, e Académica 2-0) e regresso de jogadores lesionados, trazem “bons augúrios” para a 2ª metade.
Nesta fase de transferências, o Benfica devia aproveitar para emagrecer o plantel e retocá-lo. A saída de Ricardo Rocha foi um golpe duro. Um jogador da raça deste é muito raro, mas … É urgente substituir este jogador além de substituir Kikin. Estamos a 5 dias do fecho do mercado e fala-se em Derlei…
Estou plenamente convencido que o Benfica não vai dar mais abébias como as que deu na 1ª volta e vai ultrapassar, com tranquilidade, o Sporting. Quanto ao FC Porto, temos obrigação de o vencer na Luz e portanto ficam 5… Não é impossível.
Simão é o grande jogador deste grupo. Depois da novela em redor da sua transferência (chegou a ir a Valência, assinar) e de uma lesão inicial, tornou-se o grande alimentador do ataque do Benfica. Katsouranis tem-se revelado como a melhor contratação desta época. Luisão, Nelson, R. Rocha e Leo mantêm um nível muito elevado. Micolli é o melhor jogador do Benfica… quando joga. Ainda sonhamos com o verdadeiro Rui Costa. Será agora?

E feito o balanço… que a bola role no tapete verde!

Saúdinha

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Transferências

Antes de se iniciar o mercado de Dezembro havia claramente a necessidade de encurtar o plantel Benfiquistas. Das saídas de Diego Souza e Kikin pouco há a dizer, foram jogadores que não mostraram muito. Diego nunca jogou e Kikin nunca mostrou ser melhor que Nuno Gomes. Alcides também saiu. Um excelente jogador, melhor até que Ricardo Rocha, atrever-me-ia a dizer e que com 21 anos apresenta um potencial enorme. Saiu sem grandes impactos psicológicos na massa adepta.
A saída de Ricardo Rocha apresenta outra faceta. É um jogador claramente identificado com o Benfica. Um jogador que foi campeão e que qualquer adepto de futebol admira. Que dá o máximo em cada jogo e fez uma primeira volta fenomenal. O jogador impulsivo que era expulso ou amarelado por entradas fora de tempo deu lugar a um defesa estável e que ainda marcava golos.
Rocha sai e os adeptos Benfiquistas ficam tristes e ao mesmo tempo gratos a Ricardo Rocha pelo seu contributo para com o clube.
Mesmo assim, o Benfica continua com 22 jogadores no plantel e é um facto que tentará ir buscar um central e um avançado. Sem qualquer conhecimento previligiado lanço dois nomes para a fogueira, jogadores de grande qualidade e que eu muito gostaria de ver no Benfica. Um é Jorge Andrade, talvez impossível. O outro é Ricardo Vaz Tê. Um avançado à inglesa, possante que abre espaços na defesa, sabe segurar a bola e com Nuno Gomes faria uma dupla temível.
Enfim, haja agora bom dedo a escolher os reforços, com a certeza de que os que cá estão já são muito bons!

terça-feira, janeiro 23, 2007

Taça de Portugal

Foi hoje o Sorteio da 6ª eliminatória da Taça de Portugal que ditou os seguintes confrontos:
- Boavista (Liga)-Nacional (Liga)
- Varzim (Honra)-Benfica (Liga)
- Pinhalnovense (II B)-Sporting (Liga)
- Atlético (II B)-Académica (Liga)
- Naval (Liga)-Bragança (II B)
- Odivelas (II B)-Belenenses (Liga)
- Maia (II B)-Beira-Mar (Liga)
- Isento: Sp.Braga (Liga)
Esta jornada de Taça está marcada para o dia 10 de Fevereiro, mais um dia de descanso para o FCP. :)

terça-feira, janeiro 16, 2007

Primeira volta

Eis a minha equipa para a primeira metade do campeonato:
  • Helton
  • Luis Felipe
  • Tello (!!!)
  • Pepe
  • Luisão (de preferência sóbrio)
  • Lucho
  • Moutinho
  • Quaresma
  • Simão
  • Lizandro
  • Postiga.

    Treinador: Jesualdo (pois claro), coadjuvado por Daúto Faquirá.

A estrela da companhia: Quaresma, Quaresma e Quaresma!

Martins foi (mais uma vez) a minha desilusão.

Regresso à normalidade

O FC Porto regressou este fim de semana à normalidade, vencendo sem dificuldades a equipa do Aves. O Aves acabou por ser um adversário ideal para este reinico da liga depois de tanto tempo de paragem e da "paragem cerebral" do último fim de semana no jogo da taça.

Foi um jogo fraco, o Aves nunca incomodou e o Porto também não se esforçou demasiado, mas mesmo assim cedo ficou em vantagem numa excelente jogada de contra-ataque entre Quaresma, Raúl Meireles e Lucho com este último a rematar para o golo, mais um de "El Comandante".

Após o golo o jogo não teve grande animação, poucas jogadas de interesse e quase nada digno de registo, foi preciso esperar até ao minuto 90 para ver o segundo golo do Porto, outra boa jogada desta vez do inevitavel Quaresma a finalizar bem e fixar o resultado no 2-0, este golo terá sido importante para ele, digo eu, depois daquele penalty falhado na semana passada.

Continua assim tudo tranquilo, o Porto continua na frente confortável até ver, a concorrência mais directa (Sporting) atrasou-se com o empate em Belém, o Benfica aproximou-se do Sporting, está agora apenas um ponto dos leões.
Teremos agora mais 15 dias de "férias" para preparar a deslocação a Leiria.

Até lá, biba o FCP.

quarta-feira, janeiro 10, 2007

BONS AUGÚRIOS!


O Glorioso acaba de vencer o torneio do Dubai. Além do milhão de euros ganhámos prestígio naquelas bandas.
Depois da vitória para a Taça de Portugal por 5-0, é uma excelente entrada em 2007 . Estes resultados, a somar à derrota do FC Porto com o Atlético para a Taça são uns bons augúrios para este ano.
Além disso, temos finalmente, o plantel completo, sem lesões. Confio que o Benfica fará uma grande 2ª volta e vai bater-se pelo título, pela taça UEFA e pela Taça de Portugal. A começar já na segunda feira contra a Académica.
Quanto à abertura do mercado de Janeiro, tenho para mim, que nunca se consegue contratar grandes jogadores nesta época. Por outro lado é bom para despachar alguns jogadores que não estão lá a fazer nada. Alcides já assinou pelo PSV, Diego já se foi embora, espera-se que Beto e Marco Ferreira também dêem outros rumos às suas carreiras. Gostava que Kikin ficasse.
Finalmente, vai recomeçar o futebol! Não era sem tempo.
Saúdinha

terça-feira, janeiro 09, 2007

Bayern 0 - Benfica 0 (3-4 após penalidades)

Em conversas acaloradas na tasca lá da esquina enquanto se bebe um "mine" e mordiscam uns tremoços, um renovado sportinguista celebrava calorosamente a vitória da Académica sobre o Benfica no jogo do próximo fim de semana. Ou seja, ainda o jogo não começou e já a lagartagem feliz e contente festeja o cansaço derrotado dos jogadores Benfiquistas: "Que voaram ontem" ...e jogaram hoje e jogam outra vez na quarta-feira e depois jogam segunda...no Dubai estão 43º à sombra e o Nuno Gomes vai ficar parecido com a Lili Caneças de tanto desidratar... E quando se vê um verdusco a arengar desta forma será...inveja?

Eu vejo este torneio de um forma um pouco menos crítica:
Não vem em boa altura? É verdade. Mas não deixa de ser prestigiante participar num torneio com Bayern, Lazio e Marselha.
Os jogadores vão ter mais jogos nas pernas? É verdade, mas se virmos os titulares de hoje cinco não costumam jogar e Simão, Nuno Gomes e Ricardo Rocha sairam ao intervalo dando minutos de jogo a Mantorras, Anderson e Paulo Jorge. Que bem precisam!
Se isso vai ser decisivo para o jogo de segunda com a Académica que é a sério? Penso que não, e espero que não. Os jogadores do Benfica terão 4 dias para recuperar.

Uma equipa de profissionais tem que jogar sempre para ganhar e é o que o Benfica vai fazer. Jogar para ganhar. À Benfica!

domingo, janeiro 07, 2007

Dúvida

O FC Porto perdeu em casa com o Atlético, da 2ª B.
Não está em causa a maior valia da equipa portista - naturalmente, jogam mais e melhor que o pessoal da Tapadinha. Em 100 jogos, talvez só perdessem um, que foi hoje. Essa é a beleza do futebol, mesmo quando a racionalidade, a lógica e o orçamento apontam para um resultado, por vezes sucede o inverso. É essa incerteza que fez com que o futebol se tenha tornado o desporto-rei em todo o Mundo.
Hoje, mais uma vez, essa beleza esteve prestes a ser violada. Passavam 5 minutos da hora quando Vieirinha se deixou cair na área do Atlético, num lance perfeitamente normal, que acontece umas 20 vezes em cada jogo. O árbitro, Paulo Pereira, apontou prestimosamente para a marca de grande penalidade. Felizmente Quaresma acertou no poste, felizmente Deus escreve direito por linhas tortas.
Em época de Apito Dourado, considero que seria importante para todos saber-se porque é que as linhas se entortaram aos 95 minutos. O que se passou na cabeça do árbitro. Com quem ele jantou na véspera. Com quem dormiu, o que comeu ao pequeno-almoço. Bebeu café com leite ou é apenas incompetente?

Festa na Taça

FC Porto - Atlético 0-1
Viva a Taça!

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Sporting e o futuro

O mote foi-me hoje dado no Record pelo jornalista João Almeida Moreira, editor das páginas Sporting (texto sem link disponível). Faço eco da ideia e desenvolvo, indo aliás ao encontro do que já escrevi aqui no RdJ e à minha intervenção numa recente assembleia geral do clube: em nome do património, da construção do novo complexo Alvalade XXI e da Academia, o Sporting vendeu, nos últimos anos, os seus melhores jogadores. A saber, Boa-Morte, Simão, Duscher, Hugo Viana, Quaresma, Cristiano Ronaldo, Enakarire, entre muitos outros...
O que temos hoje? - O clube desfaz-se do seu património (o tal em nome do qual vendeu os melhores jogadores) e passa a pagar rendas pela sede que ocupa e pela utilização da secretaria de sócios, trocando a condição de proprietário pela de inquilino.Todos os módulos não-desportivos do Alvalade XXI vão em breve ser alienados, alienando-se também, com essa operação, as rendas a haver. Terrenos circundantes ao estádio não há, foram todos vendidos.
Alguns dos jogadores que vendemos brilham agora nos rivais, ajudando-os a conquistar títulos: Quaresma no Porto, Simão no Benfica. Soares Franco, entretanto, já anunciou a quem o quis ouvir: quer passar a propriedade da Academia Sporting do clube para a SAD. Temo o pior com esta operação.
Resultados desportivos? - Temos estado em todas as frentes mas, nos últimos anos, conquistar titulos e acrescentar palmarés é que nada. A "grande" contratação anunciada para o defeso é, até mais ver, Bruno Pereirinha.
Não encontro grandes alternativas ao caminho seguido e, no entanto...
A verdade é que o Sporting está cada vez mais pobre. O plantel é curto e alimentado com fornadas de jovens promessas, das quais só poucas se confirmam. Da actual equipa, como contratações de "vulto" dos últimos anos, só há a destacar Ricardo, Polga e Liedson. O resto veio tudo a preço de saldo, na expectativa de relançar carreiras.
Acertaram com Tonel. Abel e Alecsandro ainda merecem o benefício da dúvida.
Pinilla, João Alves, Bueno, Paredes, Romagnoli, Wender, Luís Loureiro, Douala, Farnerud, Luís Filipe, Tinga, a procissão de jogadores contratados nos últimos anos e que redundaram em actos falhados é grande. Caneira é emprestado. Rochemback também o foi.
Não fossem os jovens, com Moutinho à cabeça, fornecidos ao longo dos anos à equipa principal pela formação (e isso é anterior ao "projecto Roquette") e esta equipa era uma desgraça. Como bons negócios a merecer algum destaque, por se revelarem amplamente lucrativos para o clube, aparecem apenas Enakarire e os jovens produtos da "cantera".
Quanto à "gestão de activos", estamos falados. Na minha opinião, tendo em vista o futuro do clube, não se pode falhar tanto.
Imagine-se este Sporting: Ricardo; Rogério à direita, centro da defesa com Enakarire e Polga, Caneira à esquerda. Meio campo com Rochemback, Moutinho, Simão à direita, Quaresma à esquerda, Cristiano Ronaldo no apoio ao ponta de lança, Liedson. No banco, Rui Patrício, Tonel, Hugo Viana, Duscher, Miguel Veloso, Nani e Rui Fonte (jovem ponta de lança promissor que já deixaram fugir da formação para o Arsenal). Imaginem mesmo. Seria possível e realista?
Talvez, se não tivéssemos embarcado na aventura do "património". Que já não é nosso, assim como assim. Penso que esta equipa teria assegurado diversos títulos nacionais, taças de Portugal e excelentes participações, não interpoladas, na Champions. Com isso, teriamos conseguido o dinheiro para começar a reduzir o passivo e, quem sabe, reforçar ainda mais a equipa com dois laterais de eleição.
Entendo que o caminho do rigor e da contenção financeira é o mais acertado. O futebol é uma indústria de milhões e todo o cuidado e precaução serão avisados. O Sporting, no entanto, descobriu uma receita que ainda não deu os frutos desejados: vendeu jogadores para construir património, vende agora património para reduzir a dívida. Qualquer dia, não temos dívidas, mas também não temos jogadores nem património. E os sportinguistas, o maior activo do clube, não se vendem. O que acontecerá daqui a cinco anos, se continuarmos sem ganhar nada e nada mais houver para vender?