BALANÇO DA 1ª VOLTA - ÓPTICA DO LAMPIÃO
É pois, boa altura para fazer um balanço da 1ª metade da época e tentar vislumbrar como acabará tudo. Necessariamente é uma visão de um lampião.
FC Porto
Os campeões nacionais estão numa excelente posição para renovarem o título. Se no inicio já os considerava os principais candidatos ao título, no fim da 1ª volta reforçaram essa candidatura com 7 e 8 pontos à frente dos rivais. Sem fazer jogos brilhantes, tem uma organização defensiva muito segura (melhor defesa do campeonato), principal mais valia que Jesualdo trouxe a esta equipa. Assim, o FC Porto é líder incontestável da Liga. Será que o título está entregue? Quero crer que não, mas, sinceramente, direi que só um terramoto futebolístico alterará este desenlace.
O FC Porto tem o melhor plantel, já reforçado nesta época de transferências e Anderson, o menino prodígio está de regresso. Jesualdo não pode desperdiçar a grande oportunidade de ser Campeão, como treinador principal pela 1ª vez.. Com a vantagem pontual que tem, está em grande posição para ser bicampeão.
Vamos ver o que a derrota com o Atlético, o escândalo Carolina Salgado e a eliminatória com o Chelsea vão influenciar na carreira dos portistas.
Os grandes esteios desta equipa foram: Helton, Pepe, Lucho e Quaresma.
Tem tudo para voltar a ser Campeão.
Sporting
O Sporting entra na 2ª volta na mó de baixo. Depois de uma pré-época cheia de ilusões (em que a vitória por 3-0 com o Benfica foi o expoente máximo), e com fundadas esperanças nos seus talentos, o Sporting iniciou muito bem o Campeonato e nem a injusta derrota com o Paços fez esmorecer a esperança. Depois de lutar com os gigantes Inter e Bayern, do jogo em que desafortunadamente empatou com o Porto, começaram as angústias. Derrota com o Spartak que os afasta da Europa, derrota com o Benfica em casa e agora uma paupérrima exibição com o Belenenses a deixar o FC Porto mais à frente e o Benfica colado. Sem dinheiro para reforçar o plantel, e com muitos dos seus talentos em baixo de forma o Sporting começa a duvidar da sua capacidade futebolística.
Depois, começa a haver contestação às políticas desportivas do clube, havendo sinais claros que parte da massa associativa já não acredita no tão propalado “Projecto”.
Paulo Bento contou nesta 1ª volta com uma dupla de centrais, Polga e Tonel de grande segurança, com Veloso a surgir como um valor que não pode ser desperdiçado,e acima de todos João Moutinho, que tem carregado com a equipa às costas. Negativamente, Nani que começou a época com exibições fabulosas, que o colocaram na selecção principal, mas que tem caído de produção até ter ficado fora da convocatória de P. Bento. Será culpa do interesse de vários clubes da Europa? Vítor Serpa escreveu que há jogadores no Sporting que pensam que o clube já não tem dimensão para o seu talento e que se acham novos Cristianos Ronaldos à espera do seu M. United. Pode ser um problema em Nani. Mas houve outros jogadores de quem se esperava mais: Liedson e Carlos Martins. Veremos se na 2ª volta confirmam o seu valor.
O Sporting tem a 2ª volta com o calendário mais difícil. Basta lembrar que vai ao Dragão e à Luz. Mas não só. Começa já com o jogo no Bessa e ainda vai a Braga.
Assim, embora não duvide que tem condições para lutar pelo título, não podendo perder pontos até ao jogo no Dragão para aí tentar colar-se ao Porto, a minha opinião é que o Sporting está espremido até ao tutano pelo seu treinador, mas a verdade é que não tem argumentos suficientes para ser Campeão. Será 3º classificado.
Benfica
O Benfica deixou fugir demasiados pontos e agora tem uma desvantagem bastante complicada. Durante a 1ª volta, e depois de uma pré-época decepcionante que fez muita gente subestimar o Glorioso, os encarnados alternaram o muito bom com o muito mau. Exemplos de muito bom, Leiria, de muito mau Braga. Depois teve azar em alguns jogos, por exemplo no Dragão. Na Champions desperdiçou a oportunidade de passar à fase seguinte mas assegurou a passagem à UEFA. Ou seja, na primeira metade da época, os benfiquistas não estão satisfeitos com a equipa. Por outro lado, os últimos jogos (Setúbal 3-0, Belenenses 4-0, Ol. Bairro 5-0, e Académica 2-0) e regresso de jogadores lesionados, trazem “bons augúrios” para a 2ª metade.
Nesta fase de transferências, o Benfica devia aproveitar para emagrecer o plantel e retocá-lo. A saída de Ricardo Rocha foi um golpe duro. Um jogador da raça deste é muito raro, mas … É urgente substituir este jogador além de substituir Kikin. Estamos a 5 dias do fecho do mercado e fala-se em Derlei…
Estou plenamente convencido que o Benfica não vai dar mais abébias como as que deu na 1ª volta e vai ultrapassar, com tranquilidade, o Sporting. Quanto ao FC Porto, temos obrigação de o vencer na Luz e portanto ficam 5… Não é impossível.
Simão é o grande jogador deste grupo. Depois da novela em redor da sua transferência (chegou a ir a Valência, assinar) e de uma lesão inicial, tornou-se o grande alimentador do ataque do Benfica. Katsouranis tem-se revelado como a melhor contratação desta época. Luisão, Nelson, R. Rocha e Leo mantêm um nível muito elevado. Micolli é o melhor jogador do Benfica… quando joga. Ainda sonhamos com o verdadeiro Rui Costa. Será agora?
E feito o balanço… que a bola role no tapete verde!
Saúdinha