2007/2008 - Que Benfica?
Apesar do Miccoli, Karagounis e Simão terem saído. Três jogadores de qualidade que partiram. Miccoli foi bem substituído por Cardozo. Karagounis é muito bem substituído por Nuno Assis e Manuel Fernandes.
Simão? Bom para Simão não há substitutos que o Benfica possa comprar. Vieram três jovens de qualidade que brilharam no mundial de Sub-20: Fábio Coentrão, Di María e o muito falado Freddy Adu. A questão que se coloca é que rendimento poderão ter este ano no Benfica?
Fazendo a ligação com os campeões do mundo que nós conhecemos, Figo, Rui Costa, Paulo Sousa ou Fernando Couto recordo-me que só Paulo Sousa se impôs no Benfica após o Campeonato do Mundo sub-20. Mas sem ser sempre titular. Estrelas dos Juniores como Peixe, Jorge Couto, Amaral ou mais tarde Dani nunca se impuseram ao mesmo nível nos seniores como nos júniores. Quero com isto dizer, sem ser pessimista, que o rendimento destes três jovens é uma incógnita que deverá ser muito bem gerida pelo treinador. O calcanhar de Aquiles do Benfica.
Das contratações aqueles que têm lugar de caras no onze só vejo Cardozo e Manuel Fernandes (um regresso desejado). Os restantes serão jogadores que trazem qualidade ao plantel como Butt ou Zoro mas que não vejo serem titulares de caras.
Assim, arrisco o meu onze do Benfica para
jogos em casa:
Butt, Nélson, Luisão, David Luiz e Léo. Petit, Manuel Fernandes, Rui Costa,Di Maria , Nuno Gomes e Cardozo.
Jogos Fora:
Butt, Zoro, Luisão, David Luiz e Léo. Katsouranis, Manuel Fernandes, Rui Costa, Nuno Assis, Freddy Adu e Cardozo.
Devo dizer que este meu palpite vem do que vi em épocas anteriores aos jogadores do Benfica, os resumos dos dois jogos (Cluij e AL Ahly) e dos jogos do campeonato de Sub-20. Ou seja, é mesmo um palpite.
Penso que a chave do sucesso desta época está no rendimento que se conseguir tirar de Freddy Adu e Di Maria. Tem que se começar a explicar a Di Maria que isto não é "só um ano no Benfica e depois vou para o Chelsea". A gestão de expectativas deste caramelo tem que ser feita de forma construtiva e eficaz. Primeiro explicar-lhe que se quer jogar tem que mostrar ser melhor do que o Rui Costa, Nuno Gomes ou Freddy Adu. Que não vai ser titular sempre! E quando ele estiver num pico de forma entrar na equipa para brilhar. Este raciocínio aplica-se a qualquer jogador com 20 anos.
O Figo que é o Figo, nos seus primeiros tempos de senior no Sporting, alternava a titularidade com o Capucho. Bobby Robson sabia que quando se tem 20 anos o rendimento de um jogador é inconstante.
Parece-me que Freddy Adu e Di Maria serão jogadores que nos vão fazer ganhar jogos. Mas o campeonato pode ser ganho com o rendimento de jogadores mais experientes, como Luisão, Petit, Katsouranis, Manuel Fernandes (na sua 4ª época de sénior) Rui Costa ou Cardozo(espero).
A chave do sucesso passa por aproveitar o talento destes novos reforços no momento certo.
E aí, tem Fernando Santos a palavra. É isso que eu temo.