terça-feira, setembro 11, 2007

VAMOS SAÍR DO LIMBO?


Daqui a 24 hrs a selecção de Portugal chegará ao céu, descerá aos infernos ou…permanecerá no limbo. Isto consoante o resultado com a Sérvia seja a vitória, a derrota ou o empate.
Desde 96 que Portugal está nas fases finais das maiores competições de futebol com a excepção do França 98. No Euro 96 em Inglaterra fomos eliminados pela R. Checa pelo sádico chapéu de Poborsky ao Vítor Baía já nos quartos de final. No Euro 2000 na Holanda/Bélgica caímos na meia final perante a França com o penalty de má memória de Abel Xavier. No Mundial 2002 na Coreia/Japão fomos humilhados pelos USA e Coreia do Sul. No nosso Euro 2004 perdemos a final com os surpreendentes Gregos. E, finalmente, no Mundial 2006, na Alemanha apenas tombámos na meia final com um penalty oferecido pelo Ricardo Carvalho.
Com estes resultados, a selecção de Portugal é hoje uma das potências do futebol mundial, estando nos últimos anos sempre entre as primeiras selecções do Mundo, segundo a classificação da FIFA.
Com jogadores que jogam nos melhores clubes do mundo como o Man United, Barcelona, Valência, Juventus, Chelsea, Estugarda, W.Bremen, At. Madrid, etc, a selecção de Portugal bate-se com as melhores selecções do Mundo.

Perante isto como explicar a dificuldade desta qualificação para o Euro 2008? Com um grupo aparentemente fácil, selecções que estão muito abaixo da nossa no ranking da FIFA, é dificil de compreender o sério risco de perdermos essa qualificação, caso não ganhemos amanhã à Sérvia. Seria o inferno.

No jogo com a Polónia tivemos o momento de decidirmos a qualificação. E a verdade é que quando se continua a dizer que nos próximos jogos é que vamos conseguir, e vamos deixando passar essas oportunidades sem ganhar… Era o jogo da Polónia que devíamos ter ganho. Agora estamos no limbo. Porque falhámos?

Foi azar, concordo. É futebol. A Polónia não jogou o suficiente para marcar um golo quanto mais dois! São coisas do futebol. Aos 87 minutos, depois de conseguirmos virar o resultado, aquele golo assombrado… Mas para além disso, que é verdade, que é futebol, temos que tentar perceber o que permitiu que os polacos tivessem essa sorte.
Na minha opinião Portugal está a jogar na base do individualismo. Passa-se a bola ao Ronaldo e ele faz as jogadas. Ou ao Simão. Ou ao Quaresma. Ou ao Deco. Ou espera-se um grande remate do Deco, ou do Petit. Ou do Manniche. Portugal tem que ser antes de tudo uma equipa de colectivo. E as individualidades aparecem nesse colectivo. Contra a Polónia faltou muito colectivo. E depois, quando fizemos o segundo golo, sentiu-se a equipa a recuar, a querer acabar o jogo. E Scolari também passou essa mensagem com as substituições operadas. Sentiu-se que a equipa só queria segurar o jogo. E, como acontece tantas vezes, a equipa que só defende, sofre.

Amanhã é outro dia e espero que a equipa tenha outra atitude, outra confiança. Temos que ganhar, para estarmos no Euro. Já ninguém aguenta ver uma fase final e ter de escolher outra selecção para torcer.

Na minha opinião a equipa poderia ser: Ricardo, Bosingwa, J. Andrade, F. Meira e Miguel; Raul Meireles, João Moutinho; Ronaldo, Simão e Quaresma; Nuno Gomes.
Seja a equipa que for: GANHEM!

Saúdinha

2 Comments:

Blogger manolo said...

A equipa NÃO teve outra atitude nem outra confiança. Desde o golo marcado cedo, que não aproveitou a sorte que nos sorriu. Claramente, a Sérvia não jogou pior, embora não tivesse criado oportunidades. O pior que pode acontecer a uma equipa é convencer-se que é "a melhor do mundo" e esquecer-se que tem que provar isso em cada jogo. Os individualismos, falta de humildade e os velhos calcanhar de Aquiles (não temos lateral esquerdo nem ponta de lança) foram gritantes neste jogo. Deco foi exasperante. Poucas atenuantes: golo sofrido aos 86' em fora de jogo. Foi uma feia selecção a de ontem, mas nada está perdido. Viagens ingratas a Azerbeijão e Cazaquistão (!!) e, espera-se, uma Arménia tenra, para acabar com as dúvidas recebendo a Finlandia, com os ouvidos postos no Polónia-Sérvia. Haja esperança, mas queremos de volta a equipa vice-campeã da Europa.

quinta-feira, setembro 13, 2007 2:41:00 da tarde  
Blogger El Coelhone said...

bem paree que lá continuamos no tal limbo, mas a fasquia desceu mais um bocadinho, vai ser preciso mais ginástica para não a derrubar...
e ginástica não é daquela de esticar os braços a frente com punhos fechados e esperar que quem está a nossa frente não se desvie :)

sábado, setembro 15, 2007 9:09:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home