quarta-feira, agosto 22, 2007

Nervosos?

Curioso.
Muito curioso.
Ao ver o artigo anterior do Rantas reparo que esse artigo tem o mesmo conteúdo deste outro.
Curioso, não é? Ainda para mais porque são dois fóruns de grande visibilidade no nosso meio "futebolístico-internético".
Mais. É coincidente com o discurso de Pinto da Costa na Sic-notícias ao referir-se ao presidente do Benfica: "Ele diz que vai ganhar tudo e depois não ganha nada".
Ora como não me lembro de ver Pinto da Costa a atacar o Manuel Damásio ou o Vale e Azevedo, fico satisfeito. Esta corrente que põe em causa a presidência de Luis Filipe Vieira no Benfica nos últimos seis anos é curiosa. E deixa-me satisfeita.
Vamos aos factos apesar da minha declaração de princípios.
Quando Manuel Vilarinho e Luis Filipe Vieira chegaram ao Benfica qual era a realidade?
O Benfica tinha um plantel fraquinho. Oito anos sem ganhar o título. A nível europeu participações desastrosas. Um clube quase falido em conflito com o sistema.
Passados seis anos, o que temos em termos de gestão?
Um estádio novo. Um centro de estágios novo. O Benfica com mais de 160000 sócios. O Benfica com três atletas olímpicos. O Benfica uma SAD na bolsa com, aparentemente, as suas contas auditadas e regularizadas. Ou seja, o trabalho do presidente tem dado frutos na sua gestão patrimonial e financeira do clube.
Em termos desportivos? Bom, eu diria que aqui há uma falha grande na gestão de expectativas. Frases como "em dois anos vamos ser um gigante europeu" são megalómanas e já nos habituámos a algumas aleivosidades da parte do nosso presidente.
Mas na práctica deixámos de ter estrelas como Jorge Soares, Marcelo, Marinho ou Michael Thomas. E fomos campeões de novo.

O plantel do Benfica é constituído neste momento por jogadores de qualidade. Penso que é unânime dizer que Luisão, David Luiz, Léo, Petit, Katsouranis, Rui Costa, Cardozo e Nuno Gomes são jogadores de primeira linha.
Que Fábio Coentrão, Di Maria e Freddy Adu têm um elevado potencial.
Agora fazer uma equipa destas individualidades? É esse o desafio. Mas isso já não é o presidente que o faz. É o treinador.
O erro de Luis Filipe Vieira tem sido o apostar em treinadores maus? Jesualdo Ferreira foi campeão no Porto, Koeman campeão no PSV. Porque é que eles falharam no Benfica?

Falta rumo na gestão desportiva, agora dizer que a culpa disto é só do presidente. Talvez seja demais. Só uma nota final, sem dúvida que estamos muito melhor do que nos tempos de Manuel Damásio ou Vale e Azevedo.

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Fraquinho, muito fraquinho. Queria apenas lembrar que o maior cego é o que não quer ver...

Tal como não viu escrito em letra normal num dos post's que cita o agradecimento pela citação ao outro... Talvez se tivesse lido e pensado qualquer um dos post's não lhe tivesse escapado a citação "E, ajudado por um excelente post que está em http://quatroquatrodois.blogspot.com/, não posso deixar de fazer o seguinte balanço ao sucesso da política desportiva de Vieira, no que ao futebol diz respeito, nestes seis anos"
Viu? está lá escrito.
Um estádio novo? O Algarve também tem. Centro de estágios novo? Há-de analisar quem é o proprietário do dito... etc, etc... (bolsa???)

Pense bem nessas perguntas que se coloca sobre os treinadores que vão ser campeões a outros clubes e talvez perceba porque é que o que foi campeão no benfica foi corrido...

Já se questionou porque é que com tanta evidência ainda havia benfiquistas a defender o Vale e Azevedo? (O homem está preso) É que provavelmente você está a fazer o mesmo em relação ao LFV

Saudações

quarta-feira, agosto 22, 2007 10:15:00 da manhã  
Blogger Redus Maximus said...

Caro Varanda, de facto a citação ao post do quatroquatrodois no Relvado.com tinha-me escapado. O que deita abaixo a minha teoria da conspiração.
Quem é que é o proprietário do centro de estágios? Não é a Benfica SAD?
Trapattoni, tanto quanto veio a público quis sair. Não foi corrido. Que informações é que tem sobre a sua saída?
Quanto a eu estar a defender LFV é só seguir o link da minha declaração de princípios.
Agradeço o comentário e volte sempre!

quarta-feira, agosto 22, 2007 11:05:00 da tarde  
Blogger master kodro said...

Ainda bem que alguém reparou no que estava escrito no relvado, a quem agradeço. A quem reparou e a quem fez o link no relvado.

Curioso de facto, redus maximus. O nervosismo parece que é teu, que nem consegues ler.

Quanto à semelhança com o discurso de Pinto da Costa, tenho a dizer-te que nem o oiço, tamanha é a desconsideração que tenho por essa figura.

Todas ao lado. Mas vai tentando,pode ser que um dia acertes.

quarta-feira, agosto 22, 2007 11:19:00 da tarde  
Blogger Rantas said...

Varanda,
Tens andado arredado das lides! Espero que tenhas voltado de vez!!

Redus,
Eu acho que é uma cabala contra a instituição. É a única explicação para tanto nervosismo. Os factos aqui não contam nada, não interessa nada olhar para a realidade, o que é importante é dar pulinhos, gritar SLB SLB e, à beira do abismo, dar mais um passo em frente.

Master,
Agradeço a visita e o simpático comentário, bem como o excelente trabalho de análise dos factos. Infelizmente, os lampiões não estão virados para olhar para os factos, querem é festa brava com o Camacho.

quinta-feira, agosto 23, 2007 12:30:00 da manhã  
Blogger Alex said...

Tens razão Redus, andam muito nervosos.
Nem sei como interpretar tanta preocupação pela péssima gestão de LFV...
De facto comparar o Benfica antes de Vilarinho e LFV com o Benfica actual é impossível pois não há comparação em nenhum aspecto.
Concordo com o Varanda quando diz que o maior cego é quem não quer ver.
E é irónico quando os adversários estão tão preocupadoas com o estado actual do Benfica e nós, os Benfiquistas estamos radiantes!...
É que a melhor medida de gestão desportiva de LFV foi esta, a de mandar o "Azelha" do ano embora e ir buscar o homem que ansiamos há 4 anos!
A motivação, o querer, o acreditar, as "ganas", o "tesão" que a equipa nunca teve com Fernando Santos é o que Camacho trás. Pode não ter resultados, mas ninguém duvide que os jogadores, os adeptos, o Benfica está muito mais forte com Camacho.
Estou curioso para saber se o Porto-Sporting terá tanta gente no estádio como o Benfica-V. Guimarães.
saúdinha

quinta-feira, agosto 23, 2007 2:47:00 da tarde  
Blogger Redus Maximus said...

Master Kodro,
Honras-nos com a tua presença. Continuarei a disparar com toda a inpertinência que o futebol merece. Deixa-me também dar-te os parabéns pelo quatroquatrodois. Um excelente blog.

Notícia de última hora:
Fui comprar agora bilhetes para o Benfica-Guimarães. O piso 0 está cheio. O senhor da bilheteira disse-me que o estádio estava quase cheio...

quinta-feira, agosto 23, 2007 7:09:00 da tarde  
Blogger manolo said...

Quem está nervoso?"Esta corrente que pôe em causa a presidência de LFV nos últimos seis anos"? Serão "os adversários estão tão preocupadoas com o estado actual do Benfica e nós, os Benfiquistas estamos radiantes!..."?

Que confusão! A mim parece-me que os benfiquistas é que estão na origem destas críticas. Aliás a polémica (dentro do universo lampiónico) gira à volta de saber quem é o responsável pelos maus resultados ou pelo mau ambiente que existe entre a equipa (o seu ex-treinador), de tal forma que o próprio capitão, Nuno Gomes tem necessidade de desabafar (publicamente) que "o rei vai nú": a responsabilidade é do treinador ou do presidente (e do Veiga)? As opiniões dividem-se; por exemplo a Leonor Pinhão culpa LFV; por outro lado "transformar a crise em euforia" não está ao alcance de todos.
Todos os clubes passam por chicotadas; também eu acho que F. Santos não tem carisma (e os assobios da Luz confirmam-no), mas LFV tirou-lhe o tapete, sem assumir a sua responsabilidade. Mas, caro Redus, o nervosismo não é nosso, em Alvalade, respira-se tranquilidade...

sexta-feira, agosto 24, 2007 7:34:00 da tarde  
Blogger El Coelhone said...

Caro Alex, naturalmente terão mais gente no estádio, porque, e para começar, fizeram o cesto do pão grandinho pra caber la munto pobo carago; depois a euforia à volta do Camacho é tanta que obviamente que todos vão querer ir ver; depois também há muita gente de férias e como o país está de tanga, as férias podem limitar-se a uma ida à cidade grande e ao cesto do pão, lá está. :)

E eu não tou nada nervoso, também não vou puxar daquela treta de que o campeonato é grande e isto é só o segundo jogo, vou ficar chateado se o porto não ganhar, ou ainda mais se perder, mas pronto "in the end this is just another game" :)

PS: é por isso que gosto disto, divirto-me à brava com estas tricas, vá lá quem é o próximo a pegar na pena e escrever mais um capitulo?! :)

sexta-feira, agosto 24, 2007 10:59:00 da tarde  
Blogger master kodro said...

Obrigado redus maximus. O futebol, sim, não merece mais do que isso. As pessoas, mesmo que sejam nicks, não. É feio.

segunda-feira, agosto 27, 2007 4:54:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home