terça-feira, novembro 27, 2007

Mais uma Jornada

U. Leiria - Sp. Braga 0-0
Leixões - Sporting 1-1
Académica - Benfica 1-3
Marítimo - Naval 0-1
P. Ferreira- Nacional 1-0
FC Porto - V. Setúbal 2-0
Belenenses - E. Amadora 0-0
Boavista - V. Guimarães 3-2


Da jornada que passou há várias conclusões a retirar. Algumas óbvias e outras mais polémicas. Tudo coisas giras desta nossa novela que é o futebol (Bom post alex!).

A primeira é que o Sporting subiu para o terceiro lugar isolado fruto das derrotas de Setúbal, Marítimo e Guimarães. Curioso!

Lisandro continua magistral e o regresso de Petit e David Luiz fazem do Benfica uma equipa mais forte.

Relativamente ao Benfica temos a confirmação de que estamos perante uma equipa com atitude, querer e raça. Só assim se explica esta série de vitórias.
Após o terramoto de início de época a serenidade voltou. O nosso presidente mantém-se sábiamente em silêncio e deixa-se os artistas jogarem. David Luiz mostrou que é um central enorme. Espero que fique também na próxima época. Com ele e Luisão o Benfica tem uma defesa de luxo.
Petit de regresso com Rui Costa e Bynia (que achado!) fizeram um meio campo de qualidade. Depois tivémos Di Maria, Nuno Gomes e Cardozo. Di Maria confirmou que tem um grande talento que precisa de continuar a evoluir (duas bolas ao poste). Cardozo começa a adaptar-se mais à velocidade do nosso futebol, sendo exemplo disso o passe para o golo de Adu. e temos Adu, que continua a ser um jogador empolgante que Camacho gosta de tirar da Cartola para lançar em jogo.

O Porto continua uma senhora equipa. Lisandro, Quaresma e Lucho são jogadores entrosados de qualidade invejável que podem decidir um jogo a favor do FCP a qualquer momento. Ainda há Bruno Alves e Bosingwa que têm sido agradáveis surpresas na selecção. Resumindo o Porto continua na frente sem discussões.

Finalmente temos o Sporting. Quando vejo a equipa do Sporting lembro-me de uma célebre frase do Yekini há uns anos quando jogava em Setúbal e o Damásio o quis contratar "Sem banana não há macaco". Ora é o que os senhores dirigentes do Sporting ainda não perceberam. Sem dinheiro não há formação que resista. Sairam Ricardo, Caneira, Tello, Nani, Carlos Martins, Custódio, Varela (que nunca fez parte do plantel estando lá Yanick Djaló(!?)), Alecsandro. Ora para substituir estes entrou Stoijkovic (agora ultrapassado por Rui Patrício), que se tem portado à altura de Ricardo. De resto Izmailov e Vukcevic às vezes mostram alguma coisa e dos restantes nem me lembro do nome(Had, Gladstone,...), mas jogadores como Nani há muito poucos, laterais como Tello também. E quando se decide manter uma política de ordenados rigorosa, arriscam-se estas coisas. Assim, pessoalmente, continuo a achar que Paulo Bento é um excelente treinador. E que o que falta na omolete do Sporting são...ovos. Ou alguém tem dúvidas de que se o Sporting ainda tivesse Ricardo, Nani, Tello e Caneira teria também mais 6 ou 7 pontos? Assim, de novo, será necessário aguardar que Yanick, Ronny, Pereirinha, Adrien Silva e companhia se tornem grandes jogadores, para se juntarem a Polga, Abel, Veloso, Moutinho e Liedson. Mas nessa altura já Veloso e Moutinho não estarão no Sporting...terá que ser sempre assim?