O Presidente do Sporting elogiou recentemente o Benfica, registando-se algumas reacções de repúdio por essas declarações. Por exemplo, na perspectiva de Pedro Faleiro Silva, presidente da "Associação de Adeptos Sportinguistas", JEB não deveria ter abordado este assunto deste forma, porque o presidente tem a obrigação de passar uma mensagem de ambição e conquista...
Penso que JEB traz uma forma diferente de falar sobre futebol. Na verdade, não é muito diferente do que a maior parte das pessoas com dois dedos de testa pensa e diz, mas o que é novo neste caso é um presidente exprimir a sua opinião livremente.
Será que alguém considera que o Benfica este ano não está mais forte? Porque raio haveria o presidente do Sporting de negar essa evidência? A euforia que se vive na Luz, ao contrário dos anos mais recentes, é justificada pelo valor do plantel, da equipa e do treinador!
JEB também referiu que é bonito ver um estádio cheio em Portugal, com 62.000 pessoas, num jogo de apresentação, como o Benfica teve quando jogou contra o AC Milan. Alguém discorda?
Um presidente, só por ser presidente, não deve ter preconceitos em analisar a realidade. Há uns tempos atrás elogiou o FC Porto, agora elogiou o Benfica. Ao fazê-lo, dá sinais de independência intelectual e do que gostaria de ver no Sporting, através de exemplos concretos. Não vejo onde possa estar o mal nesta abordagem...
JEB também fez outras afirmações, contrapondo a política do Sporting à do Benfica.
O nosso modelo é completamente distinto - o Sporting aposta verdadeiramente na formação e tem uma política de contenção financeira. Mesmo que o Benfica seja campeão este ano e/ou mesmo que o Sporting fique em 3º e não se qualifique para a Champions, continuo convencido que o caminho seguido pelo Sporting é o que dá mais garantias a médio e longo prazo. O Benfica aposta no curto prazo desde há uns anos, com péssimos resultados. Mesmo que este ano tenha resultados positivos, isso não significa, na minha opinião, que a sua política seja a mais correcta. Sem dúvida que este ano estão fortes... após um investimento de 80 milhões de euros nos últimos 3 anos. O Sporting, no mesmo período, fez um investimento praticamente nulo (porque coberto pelas receitas da Champions, a que o Benfica não teve acesso) e esteve 3 anos seguidos na principal prova europeia de clubes, podendo ainda marcar presença este ano. O Benfica gasta dinheiro como se não houvesse amanhã. O Sporting investe cirurgicamente, sabendo que tem de controlar os seus gastos, e mesmo assim tem tido melhores resultados, a todos os níveis. Este ano teoricamente estão mais fortes, mas as contas fazem-se no final. E não é no final da época, é ao fim de 3, 4 épocas!