quarta-feira, dezembro 28, 2005

Nota Histórica

Decidi conciliar a minha passagem de ano com trabalho de campo. Vou dar um pulo até Salamanca. E o que há em Salamanca? Vestígios arqueológicos da passagem de um certo João Alves pelo Salamanca.
João Alves jogou futebol no Salamanca e pelos vistos deixou saudades. Tantas que mais tarde regressou, desta vez como treinador. Como é seu hábito, na sua vinda como treinador, veio acompanhado de vários jogadores (eu que não sou de boatos e intrigas já ouvi falar da algumas coisas esquisitas pelo meio, vocês sabem do que estou a falar). Entre eles pontificava um jovem açoriano de seu nome Pedro Pauleta. Vieram também de Portugal Giovanella e Catanha (outros?).
Pauleta havia de jogar duas épocas no Salamanca (96/97 e 97/98), onde marcou 34 golos, dos quais 15 na segunda época e já na primeira divisão. Como todos saberão joga actualmente no PSG. Catanha continua por Espanha e joga no Celta de Vigo. Por outro lado, Giovanella viu-se recentemente envolvido num caso de doping, após uma carreira bem sucedida por terras de “nuestros hermanos” (repartida entre Salamanca e Vigo).
Quanto a João Alves não sei se ouvido falar muito dele. Não me recordo por onde passou entretanto e mesmo após algumas buscas pela net não foi possível adiantar muito mais (vem sempre à baila o João Alves do Spoooorting!!!)

Votos de bom ano de 2006.

2 Comments:

Blogger manolo said...

João Alves das luvas pretas foi um grande meio-campo do futebol português, um pouco à imagem de Fraguito no Sporting. Distribuia jogo e assumia-se como patrão. Enquanto esteve em Espanha mostrou grande vontade de jogar pela equipa Nacional. Alguns outros jogadores tiveram êxito por terras espanholas: Damas, Jordão, antes de vir para o Sporting e mais tarde Futre.

sexta-feira, dezembro 30, 2005 11:19:00 da tarde  
Blogger Dever Devamos said...

Certo. Do João Alves ainda me lembro um pouco, sobretudo por causa das luvas. O Fraguito só de nome.

terça-feira, janeiro 03, 2006 10:55:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home