quarta-feira, abril 26, 2006

Liga Portuguesa, 32ª Jornada





V. Guimarães-Boavista 1-1
Penafiel-FC Porto 0-1
V. Setúbal-Marítimo 0-1
P. Ferreira-Belenenses 1-1
Gil Vicente-Rio Ave 1-0
U. Leiria-E. Amadora 1-1
Nacional-Benfica 1-1
Sporting-Naval 0-0
Académica-Sp. Braga 0-3

Recordando o prognóstico avançado aqui em 16 de Janeiro, referente a esta jornada:
«32ª jornada: Penafiel-FC Porto, Nacional-Benfica, Sporting-NavalPenafiel envergonha FC Porto como festa de despedida da Liga. O escroque Rui Alves ainda consegue armar das suas na Choupana e Benfica vai atrás. Sporting não consegue ultrapassar Naval condenada mas com Álvaro Magalhães a tentar ajudar o "seu" Benfica».
A realidade: Porto 75 (+11), Sporting 66 (-1), Benfica 64 (=).

FC Porto
Vitória natural sobre o lanterna vermelha do Campeonato, que ainda assim deu luta e fez com que o Dragão suasse as estopinhas. Festa do Título com invasão de campo e tudo. Para os outros, para o ano há mais!

Sporting
À semelhança do que sucedeu na época passada depois do Jogo do Título, o Sporting também está a passar por uma fase menos conseguida. Não marcou um golo nas últimas 3 jornadas! O jogo foi mau. Não há más arbitragens que justifiquem o desacerto leonino (principalmente na 1ª metade do jogo) e muito menos o desaparafusamento mental de Sá Pinto. O capitão “levou” dois jogos de suspensão, portanto já se despediu do futebol. Que pena que dá ver alguém a chegar ao fim da sua carreira profissional com tanto ainda que aprender, com tanta imaturidade inconsequente!

Benfica
O Nacional quis mais que o Benfica. Miccoli é um grande jogador.

A Liga dos Campeões
Sporting vai a Vila do Conde e recebe o Braga.
Benfica recebe o Setúbal e vai a Paços de Ferreira.
Dois pontos (na prática, três) de diferença. Quem falhará (mais)?

A UEFA
O Jogo do Título dos pequeninos é na próxima jornada: Nacional-Boavista, que tudo pode decidir. O Boavista tem um ponto de vantagem. Na primeira volta, a surpresa aconteceu no Bessa, com uma vitória do Nacional por 3-0.
A última jornada: Boavista-FC Porto e V. Setúbal-Nacional.
Os Aflitos
Vit. Guimarães e Boavista só podiam empatar! (V. posta do quatro quatro dois). O Vit. Guimarães está quase, quase na Divisão de Honra. A visita ao Dragão terá de se revestir de ecos dos feitos épicos de S. Jorge. Só se os portistas ainda não tenham recuperado da ressaca dos folguedos da comemoração do Título.
O Rio Ave está em péssimos lençóis e na próxima jornada recebe o Sporting. A Académica estava mais tranquila, mas levou 3 do Braga, em casa, e vai ter de refazer as suas contas.
Os meus candidatos à descida:
Penafiel, V. Guimarães, Rio Ave e ... P. Ferreira. Todos do Norte ;D

CLASSIFICAÇÃO
1. FC Porto 75
2. Sporting 66
3. Benfica 64
4. Sp. Braga 57
5. Boavista 49
6. Nacional 48
7. V. Setúbal 45
8. Marítimo 42
9. U. Leiria 41
10. E. Amadora 39
11. Belenenses 38
12. P. Ferreira 38
13. Académica 37
14. Gil Vicente 36
15. Naval 36
16. Rio Ave 34
17. V. Guimarães 34
18. Penafiel 15

Antecipação da próxima jornada (16 de Janeiro):
«FC Porto e Benfica goleiam os dois Vitórias, que se despedem assim do convívio com os grandes. Sporting empata em Vila do Conde».