terça-feira, dezembro 05, 2006

Acreditar

O Sporting estava a fazer uma boa época. Depois de um início fulgurante (3-0 com o Benfica, 4-2 com o Sevilha), começou a Liga com dificuldades mas a arrecadar os 3 pontos (Boavista, Nacional). A derrota em casa à 3ª jornada, com um golo de andebol, soube mal, mas a equipa soube reagir com 3 vitórias seguidas (Aves, Leiria, Amadora). O empate com a tripeirada foi um mal menor, agravado com um jogo fabuloso com um péssimo resultado (Aveiro). Com Braga, Marítimo e Naval voltou aos eixos, com mais 3 vitórias seguidas.
Entretanto, na Champions, arrancou com brilhantismo, contra o Inter. Depois veio um empate em Moscovo, para pormos os pés na terra. Os jogos com o Bayern saldaram-se por um mísero ponto, muito aquém do futebol desenvolvido pelos dois conjuntos no conjunto das duas partidas. Em Milão, a derrota esperada.
Até aqui a época ia bem, dizia eu. Qualificação para a UEFA praticamente assegurada, 2º lugar na Liga, em perseguição apertada ao Porto. Benfica lá muito mais para baixo, a permitir até uma certa galhofa e uma saudável reinação. Do "lado de lá", os podres, os Veigas, os patuscos de sempre. Do nosso lado, profissionalismo, seriedade, a aposta na cantera, um treinador incontestado, os putos a fazerem-nos sonhar alto, um plantel enxuto, a rotatividade, uma estratégia bem delineada e bem conduzida, o 442 losango capaz de todos os milagres, a solidez defensiva, a criatividade do meio-campo, a equipa mais rematadora.
Em menos de uma semana, em dois jogos em Alvalade, as perspectivas risonhas desapareceram e adensam-se as nuvens para esta época. Derrotados sem apelo nem agravo, em jogos muito semelhantes, em que a defesa faz recordar os piores momentos de Peseiro e o ataque parece um puto cheio de acne a querer fazer "coisas bonitas" mas a padecer de uma irremediável impotência. Será mesmo importante começar os jogos por dar um ou dois golos de avanço? O que me pareceu não ter passado de um dia mau, contra o Benfica, configura-se agora como uma ganda crise, depois de se confirmar o menor apuro de forma com o Spartak.
Esta é a beleza do futebol - um dia somos os maiores, no outro dia parece que nos caiu um martelo em cima. O que vale é que isto vai alternando, e parece que nos esquecemos que isto é um jogo, não passa da porra de um jogo, não é uma ciência exacta, até o Benfica ganhou em Manchester, no ano passado, e isso só significa que tudo é possível, neste jogo.
Eu, por mim, continuo a acreditar como antes. Acredito em Paulo Bento, na rotatividade, na estratégia, nos miúdos. É já nopróximo sábado, em Setúbal, que se tem de acreditar. Acreditar até ao fim - Spoooorting!

3 Comments:

Blogger Redus Maximus said...

Uma pequena correcção. O Benfica ganhou em Liverpool. Ao Manchester ganhou em casa por 2-1 e perdeu fora pelo mesmo resultado.
Quanto ao Sporting, não vi o jogo não vi golos não sei de nada. Vi a fina da UEFA há dois anos ao vivo e parece que continua igual.
Tenho pena. Principalmente porque vão estar muito mais folgados para enfrentar o campeonato.

quarta-feira, dezembro 06, 2006 1:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Oh pá, mas voces nao conseguem falar dos vossos próprios problemas sem referir duas ou tres vezes o Benfica.....chica!

quarta-feira, dezembro 06, 2006 9:08:00 da manhã  
Blogger manolo said...

Também acredito que o trabalho que está a ser feito no Sporting deve continuar, pois está correcto, em termos estratégicos. Os resultados dependem desse trabalho, mas não só, devido ao facto de isto ser um jogo. Não sou favorável a grandes revoluções, reconhecendo porém que sem resultados não se pode viver.

quarta-feira, dezembro 06, 2006 10:15:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home