segunda-feira, junho 28, 2010

Mundial 2010 - Oitavos-de-final II

Ponto de situação das minhas previsões dos oitavos: acertei 75%!!

Segue análise do pouco que vi dos jogos de ontem:
O Uruguai foi sempre mais forte e consistente que os coreanos. No entanto, não mataram o jogo em devido tempo e poderiam ter sofrido. Depois do 1-0 optaram por defender a vantagem e só voltaram a ir para a frente depois do empate. Têm um ataque de luxo. Nota positiva para a Coreia do Sul.
O Gana surpreendeu-me. Viram-se a ganhar logo aos 5 minutos mas continuaram a discutir o jogo. Os americanos deixaram uma boa impressão para o futuro. Acredito que o Gana vá tombar perante o Uruguai.

Quanto aos jogos de hoje, que acompanhei mais de perto (principalmente o primeiro, o jogão Alemanha - Inglaterra):
Vi o clássico com uma audiência onde pontificavam alguns "germanófilos" (onde eu estava incluído) e uns "anglófilos". Quando a Alemanha já estava a vencer por 2-0, os fans de Inglaterra não se conformavam, dizendo que os ingleses jogavam com mais alma, mais "paixão". É verdade, isso, mas o futebol não é um jogo onde ganha quem se esforça mais, ganha quem joga melhor, de forma mais inteligente.
Os ingleses fizeram-me lembrar aqueles cães grandes desajeitados que mandam tudo abaixo quando correm, babam-se imenso e estão sempre de língua de fora, arfantes e irrequietos. Já o futebol jogado pelos alemães fez lembrar um predador calmo, frio e paciente, que quando lança os seus ataques fulminantes deixa a presa exangue e ferida de morte.
Foi de facto um jogo da cabeça contra a paixão, do cérebro contra a anímica, e o resultado de 4-1 é suficientemente claro sobre onde está... a razão.
É por estas e por outras que me sinto confiante na equipa de Carlos Queiroz para o difícil jogo de terça-feira contra a "fúria" espanhola. Pode ser que o sangue-frio de Queiroz possa fazer-nos ultrapassar esse obstáculo.

Quanto ao Argentina - México, gostei muito de ver os mexicanos, mas o erro do árbitro, primeiro, e depois de um defensor mexicano deitaram tudo a perder.

Uma nota adicional para referir os erros clamorosos das arbitragens de hoje - não só o fora-de-jogo evidente de Carlitos no primeiro golo argentino, como o fora-de-jogo de Klose no primeiro golo alemão mas, sobretudo, a bola-que-entrou-mas-não-foi-golo.
Tenho para mim que as incidências dos foras-de-jogo mal assinalados (ou erradamente não assinalados) são próprias do jogo, mas a bola que esteve dentro da baliza alemã e que não contou (e que daria o 2-2 aos ingleses) merece uma atenção especial. Chip já!!

Etiquetas:

sábado, junho 26, 2010

Mundial 2010 - Oitavos-de-final

As minhas previsões para o fim do Campeonato:
Quartos-de-final
Uruguai - EUA
Brasil - Holanda
Argentina - Alemanha
Portugal - Paraguai
Meias-finais
Brasil - Uruguai
Argentina - Portugal
Final
Brasil - Argentina
Campeão
Argentina
Confesso que as minhas maiores dúvidas começam no Portugal - Espanha e no Alemanha - Inglaterra, passam pelo Argentina - Portugal e terminam, naturalmente, na final...
No cenário que apresento, a prestação de Portugal teria de ser considerada magnífica. Tudo o que seja acima das meias-finais, seria estratosférico. Mas como avaliar a participação portuguesa no Mundial se terminar já na próxima terça-feira?
Na minha opinião, não poderia ser considerada como bem sucedida, mas também não poderia ser classificada de fracasso. Seria o cumprimento pelos critérios mínimos, uma vez que Portugal terá de defrontar Espanha. Só no caso da não qualificação para os oitavos é que se poderia falar de falhanço. Ou seja, Portugal não tem nada a perder, é jogar de peito aberto contra os espanhóis e pode ser que a coisa corra bem.
Esta questão da avaliação da carreira portuguesa no Mundial, a fronteira entre o que é um fracasso, o que é cumprimento e o que é um grande sucesso, é importante tanto mais que é a base para a continuidade (ou não) do seleccionador.
Não gosto particularmente de Carlos Queiroz, o seu estilo de comunicação não entusiasma, por vezes as suas opções parecem-me aberrantes (Ricardo Costa na selecção, pel'amor de Deus!), mas a verdade é que alcança resultados. Portugal não perde há 19 jogos. Nesses 19 jogos, sofreu 3 golos. Neste momento está em 3º no ranking mundial. É obra, como se costuma dizer. Mas é importante dizer que é obra de Carlos Queiroz e não do Espírito Santo...

Etiquetas:

sexta-feira, junho 25, 2010

Informação reservada

Esta semana garantiram-me que o que levou ao afastamento de Stojkovic da equipa do Sporting foi o facto singelo, não comprovável mas altamente provável, de ele ter ido à tromba ao Pedro Barbosa...

Mundial 2010 - Grupos G e H

No Grupo G, só uma calamidade - ou melhor, duas - faria com que Portugal não acompanhasse o Brasil à fase seguinte. A vantagem de 9 golos parece ser suficiente para nos proteger desse cenário - perder com o Brasil por 4 ou 5 e a Coreia do Norte voltar a ser fustigada com uma goleada das antigas, desta vez da Costa do Marfim.
Isso não impede que o Portugal-Brasil de amanhã não seja muito importante. Conforme referi ontem, o caminho parece bastante mais aplainado para quem ficar em 1º (quando chegar à meia-final) do que para o 2º.
Nos oitavos, ainda poderá surgir a Espanha. No entanto, é uma lotaria apostar se os espanhóis ficarão em 1º, 2º ou mesmo 3º no seu grupo, portanto essa variável não vai entrar no jogo de amanhã.
Portugal não perde há 18 jogos, 10 deles oficiais. O último jogo que perdeu foi contra o Brasil, por 6-2, num jogo particular.
A minha aposta: Brasil e Portugal apurados para os oitavos. Amanhã vou estar no Estádio do Restelo, numa festa particular, a torcer pela vitória da nossa selecção!

Este Grupo H está muito embrulhado... o cenário mais provável é que Espanha, Chile e Suiça terminem todos com 6 pontos. Nesse cenário, infelizmente, Espanha tem a passagem garantida - o que não sucederia se o Chile tivesse marcado mais um golo. Nesse caso, mesmo ganhando o seu jogo por 1-0, os espanhóis poderiam não passar aos oitavos, o que seria bastante engraçado. Mas a vitória no jogo com o Chile não será fácil... Neste Campeonato já houve resultados mais surpreendentes!

Uma nota final para a eliminação da Itália. Que belo resultado. Neste Campeonato, as equipas mete-nojo têm ido com os porcos (França, Grécia, Itália). É curioso verificar que as selecções que mais problemas criaram a Portugal nos últimos anos (França, Grécia, Dinamarca) foram precocemente eliminados. Será isso um bom sinal para o resultado de amanhã com o Brasil, apra vingar os 6-2?

A verdade é que nunca nenhuma selecção europeia foi campeã fora da Europa, mas no primeiro Mundial em África, não será a equipa mais africana (e brasileira...) da Europa uma forte candidata a vencer essa fatalidade?

Etiquetas:

quarta-feira, junho 23, 2010

Mundial 2010 - Grupos E e F

Estou convencido que a Holanda vá conseguir o pleno das 3 vitórias. O jogo entre Japão e Dinamarca vai "ferver". O empate é suficiente para os japoneses se qualificarem, mas penso que os dinamarqueses vão conseguir derrotá-los.
A minha aposta: Holanda em 1º, Dinamarca em 2º
Acredito que os kiwis tenham esgotado a sua capacidade de surpreender e que sejam naturalmente derrotados pelo Paraguai, que me pareceu uma equipa sólida na defesa e com um bom ataque.
Infelizmente, a Itália também não deverá ter grandes dificuldades em vencer a Eslováquia. Mesmo que empatassem, mesmo com 3 míseros pontos, os italianos conseguiriam a qualificação. É para mim um mistério como é que a Itália consegue isso com uma certa frequência e depois acaba campeã do Mundo...

Bonito bonito era a Itália empatar a zero com os eslovacos e a Nova Zelândia arrancar um empate com golos (basta um...) com o Paraguai! Isso é que era!!

A minha aposta: Paraguai em 1º, Itália (bah!) em 2º
Para os oitavos, um fabuloso Holanda - Itália e um Paraguai - Dinamarca...

Etiquetas:

Mundial 2010 - Grupos C e D

Este Grupo C está complicado para previsões... o mais natural será passarem americanos e ingleses, mas pode surgir uma "zebra" (ou duas...) pelo caminho.
A selecção mais cotada do grupo tem sido decepcionante até agora. Aparentemente, o know-how táctico de Capello não foi ainda apreendido pelos seus pupilos. Quanto aos EUA, têm demonstrado bons detalhes e deverão conseguir vencer os argelinos.
A minha aposta: Inglaterra em 1º, EUA em 2º
O que eu gostava: EUA em 1º, Eslovénia em 2º. Era giro, não era? Depois dos franceses e gregos terem ido com os porcos, tinha uma certa piada os ingleses irem a seguir. E esse cenário não é tão improvável quanto se possa pensar!

No Grupo D acredito na Alemanha e na Sérvia. Penso que os ganeses não terão capacidade para suster a fúria germânica. Mas vai daí...
A Sérvia deverá acompanhar os alemães para os oitavos.
A minha aposta: Alemanha em 1º, Sérvia em 2º
Para os oitavos, uma "final antecipada" de que a imprensa tanto gosta de aclamar - um clássico Inglaterra-Alemanha! Do outro lado, um desafio politicamente escaldante: EUA-Sérvia!!
Aposto na Alemanha e na Sérvia, o que resultará nos seguintes quartos-de-final:
- Um jogo de "topo" entre fregueses habituados a estas andanças: Argentina - Alemanha
- Um jogo entre underdogs, prontos a fazer História: Uruguai - Sérvia
Se Portugal ficar em 2º no seu grupo, como é o mais provável, e prosseguir até às meias-finais, ir-se-á encontrar com argentinos ou alemães. Seria bem mais simpáticos encontrarmos os uruguaios ou sérvios...

Etiquetas:

terça-feira, junho 22, 2010

Mundial 2010 - Grupos A e B

Amanhã começa a 3ª jornada da Fase de Grupos. É uma boa altura para fazer uma avaliação do que se passou até agora no Mundial e uma previsão do que falta. E, porque não, de tentar ressuscitar este blog que se encontra moribundo depois de uma época que não correu muito bem para os sportinguistas...

Para que a tentativa de reanimação não seja muito violenta, vou falar só dos jogos de amanhã.

No Grupo A julgo que já estarão definidas as selecções que passarão aos oitavos - Uruguai e México. Basta-lhes o empate para se qualificarem. Mesmo que uma destas selecções seja derrotada, a desvantagem francesa em golos, aliada às confusões em que a selecção gaulesa vive mergulhada, permite este fácil prognóstico. Mesmo depois da qualificação atribulada, ninguém previa o desastre em que se transformou a participação francesa neste Campeonato do Mundo... "Va te faire enculer, sale file de pute", o insulto alegadamente dirigido por Anelka ao seu seleccionador no intervalo do França-México, é suficientemente ilustrativo do desnorte e da falta de liderança francesa. Para que esta fase de grupos fosse perfeita, em termos dos meus "ódios de estimação", só faltaria que também a Itália voltasse para casa mais cedo...

A minha aposta: Uruguai em 1º lugar.

Em teoria, a Argentina pode não passar, mas ninguém acredita nessa possibilidade. Maradona conseguiu montar uma boa equipa, com um ataque fortíssimo, onde só Di Maria destoa, e deverá conseguir o pleno das 3 vitórias, apesar do seleccionador da Grécia, de má-memória para os portugueses, ainda poder tirar um coelho da cartola no jogo de amanhã.

A minha aposta: Argentina em 1º, Coreia do Sul em 2º.

Para os Oitavos, com este alinhamento, teríamos um Uruguai-Coreia do Sul e um Argentina-México.

Quanto a mim, Uruguai e Argentina seguirão em frente para os quartos-de-final.

PS - Que grande jogo fez hoje Portugal!

Etiquetas: