quinta-feira, julho 29, 2010

Sucessor de Bulhão Pato encontrado?!


Não sei se será o resultado da miserável época do Sporting, o que é certo é que o melhor blogger português, Bulhão Pato, do Mãos ao Ar, deixou de escrever há demasiado tempo.
Ainda escreveu que se iria mudar para o BnR B, mas nunca cumpriu...
Hoje surgiu nesse mesmo BnR B um post a lembrar os tempos áureos de Bulhão Pato. É escrito por um tal de Tolan e merece leitura urgente.
E não, não é um pseudónimo do Bulhão. Essa hipótese simplesmente não se coloca porque, apesar do sentido de humor ser semelhante, as cores são inconciliáveis.

Mensagem JEB. Viva o Sporting!

Caros Sportinguistas,
É com esperança renovada e uma convicta sensação de que estamos no caminho certo que vos escrevo a poucos dias do pontapé de saída oficial da nova temporada futebolística.
Sou o primeiro a reconhecer que os resultados alcançados pela equipa de futebol profissional, na época passada, podem ter criado alguma desconfiança nos vossos espíritos. Mas sou, igualmente, o primeiro a garantir-vos que essa angústia será superada pelos êxitos que tanto desejamos. Os primeiros ecos desse trabalho, julgo eu, estão já à vista. Em conjunto com o director Francisco Costa e com o treinador Paulo Sérgio, temos vindo a criar bases para um futuro que se quer de vitórias e de muitas alegrias para o nosso centenário Sporting. Terminámos uma tournée aos Estados Unidos da América que marcou o regresso do Sporting aos grandes jogos de pré época com um saldo bastante positivo, enchendo de orgulho os nossos emigrantes naquele país.
Muitas vozes têm vindo a público criticar a nossa linha de orientação. Muitas opiniões têm sido emitidas a duvidar da nossa eficácia. Muitas notícias têm criado dúvidas em redor do nosso projecto. A vocês, caros consócios, apenas peço que acreditem naqueles que dirigem e que não dêem ouvidos a quem (só) gosta de protagonismo, nem que para isso tenha de falar do que não sabe...
O Sporting está a mudar. E isso, isso, sim, perturba muito boa gente... Mas em sintonia, longe dos fóruns que tantas e tantas vezes tentam intoxicar a opinião pública, tomamos as decisões que julgamos acertadas em prol de um Sporting mais forte e mais ganhador. Um Sporting que precisa de todos nós e que só fará sentido se, todos juntos, gritarmos bem alto que este é e será sempre «o nosso grande amor!»
Como vos disse, faltam poucas horas para o arranque oficial da época. Será na Dinamarca, em jogo que nos poderá abrir caminho para a Liga Europa. E é por um Sporting cada vez mais global, diria mesmo mais universal, que me empenho, que me dedico e que luto a cada dia. Conto convosco.
Viva o Sporting!
José Eduardo Bettencourt

quinta-feira, julho 15, 2010

Ranking da FIFA

1. Espanha
2. Holanda
3. Brasil
4. Alemanha
5. Argentina
6. Uruguai
7. Inglaterra
8. PORTUGAL
9. Egipto
10. Chile




Enfim, nada de muito estranho nesta lista, já se esperava uma descida abrupta de Portugal neste ranking depois da excepcional 3ª posição com que fomos para o Mundial e da prestação que, não tendo sido um fracasso, também não foi brilhante. Ainda o que acho mais esquisito é o facto de Inglaterra estar à nossa frente (mas porquê?!) e o Egipto estar no top-10.

quarta-feira, julho 14, 2010

DESISTAM...



Sem comentários.

Saúdinha

segunda-feira, julho 12, 2010

Ainda o Moutinho II...

Através deste excelente blog, li aqui uma notícia que me deixou estarrecido. João Moutinho foi para o FC Porto ganhar sensivelmente o mesmo que já ganhava no Sporting, bem menos de metade daquilo que o Everton lhe ofereceu há 2 anos atrás.
Estava convencido de que Moutinho tinha decidido sair do seu clube para resolver problemas financeiros. Afinal, parece que não... terão existido outros motivos ainda mais fortes para que o Capitão do Sporting tenha optado pelo FC Porto. Um mistério que fica mais difícil de entender...

quinta-feira, julho 08, 2010

Ainda o Moutinho...

Há quase 4 anos escrevi aqui: «Porque é que invariavelmente as pessoas têm dificuldades em verem esta profissão como... uma profissão? Porque é que o "amor à camisola" deveria justificar que alguém ficasse satisfeito por receber 20% do que outra empresa do mesmo ramo lhe paga?».

Isto foi a propósito da saída de Manuel Fernandes do Benfica. Foi para o Portsmouth ganhar cinco vezes mais o que o recebia no Benfica.

Continuo a pensar da mesma forma. No entanto, sinto também uma imensa dor de alma a imaginar o João Moutinho de azul-e-branco!

A verdade é que os jogadores não são todos iguais. João Moutinho, pelos anos que passou no Sporting e sobretudo por ter sido capitão da sua equipa principal, tinha obviamente uma responsabilidade diferente. E merece inteiramente os epítetos que lhe foram dirigidos, a ele e ao seu carácter.

Gostaria de referir que entendo que a Direcção do Sporting fez o que lhe competia. Não concordo com as acusações de incompetência por não terem incluído qualquer restrição a que Moutinho se transferisse para o FC Porto. Primeiro, porque nenhum capitão do Sporting que fosse bem-formado consideraria sequer a ideia de jogar no Porto, ainda mais com um processo de saída destes; por outro lado, se a ideia era encaixar dinheiro - e libertar o clube deste pequeno chantagista - era preciso que aparecesse alguém com propostas concretas. E a verdade é que, sem ser o FC Porto, apareceram ZERO propostas. O que diz bem da magnífica época que João Moutinho acabou por fazer este ano... estaria com a cabeça virada para coisas mais importantes do que jogar à bola, com certeza.

Termino como Costinha - não lhe desejo boa sorte, apenas desejo que não se aleije...

quarta-feira, julho 07, 2010

Maçã com bicho

Vais ser muito estranho ver Moutinho a jogar nos relvados com a camisola do rival FC Porto. Moutinho era dos nossos, um "filho" da academia. Foi, também, capitão de equipa, embora agora se perceba melhor porque é que a braçadeira lhe escorregava sempre braço abaixo. Não queria, ou não devia, estar ali.
O que terá levado a que um dos "nossos" tenha preferido este acto de traição a continuar no Sporting? É para mim um mistério. A julgar pelas explicações dadas por JEB, dinheiro. Se essa for a única verdade, Moutinho não passa de um mercenário. O futebol é assim, de paixões, e só assim faz sentido. Por isso, a atitude de Moutinho merece repúdio e adjectivos fortes e nada abonatórios.
Mas gostava de perceber como é que, para um jogador formado na academia, a ambição máxima, o sonho maior, não é ter a honra de vestir a camisola do Sporting Clube de Portugal. Como é que os putos saem de Alcochete a admitir vestir em Portugal outra camisola que não a que leva o leão ao peito? (sendo legítima a ambição de, mais tarde, virem a assinar um "contrato de vida" com um colosso europeu.)
Que Vukcevics, Izmailovs e outros pudessem ter estas atitudes, ainda tentaria compreender, mas um jogador da Academia? Algo falha na formação, de facto. Formamos jogadores, mas não formamos sportinguistas com carácter, e isso não é bom.
Por outro lado, o FC Porto não pode ficar incólume. Foi Pinto da Costa que inoculou na "maçã" o bicho da deserção. Bem pode agora vir o JEB dizer que PC lhe telefonou e tal, mas o capo di capos do futebol português não é inocente. Como não o foi na novela André Vilas Boas. Como já não tinha sido nos folhetins Paulo Assunção ou Ruben Micael. O FC Porto é um rival do Sporting e JEB tem de o tratar como tal, Não há cá falinhas mansas. Do Dragão, sopra um bafo podre. A "maçã" fica lá bem. Mas o Sporting tem de ser grande, também, na forma como lida com os rivais. Não há cá paninhos quentes nem falinhas mansas. Tem de ser a partir.
Uma pena, uma tristeza. E agora vou renovar a minha Game Box. Saudações leoninas.