segunda-feira, maio 14, 2007

Escrita em dia

Já há algum tempo que não se escreve por aqui e como estamos em tempo de decisões lanço algumas humildes opiniões:

Miccoli deve ficar no Benfica.
Fernando Santos deve ficar no Benfica.
Manuel Fernandes deve regressar.
Paulo Bento é o único treinador que merece ser campeão este ano.
O Porto não vai ser campeão.


Bom, destas todas começo pelo início(!). Miccoli é um jogador de grande qualidade. Isso é indiscutível. Também tem tido lesões durante as duas épocas no Benfica que o impedem de render aquilo que pode. Se Miccoli ficar o Benfica precisa de um daqueles avançados peitudos, raçudos (Kluivert está livre) para dar espaço a Miccoli. Vê-se que com Derlei na frente o rendimento do pequeno bombardeio a aumentar significativamente.

Fernando Santos deve continuar. Essa é a minha convicção e penso que deve continuar porque está a fazer um bom trabalho. Um trabalho para 16 valores. No Benfica quer-se 20 sempre mas não posso esquecer aquele jogo em Paços de Ferreira que a ganhar 1-0 e depois de falhar várias oportunidades de golo incluindo uma bola ao poste do Katsouranis o Paços veio empatar no último minuto, ou no jogo com o Boavista em casa que houve um massacre total e não se conseguiu ganhar. Esta época faltou um pouco de sorte também. E a isso não há treinador que resista!
Para a próxima época é fundamental um matador.
Alguém para fazer sombra a Nélson que ataca muito bem mas defende de forma muito imatura.
Manuel Fernandes.

Quanto a Paulo Bento já várias vezes escrevi que é um milagreiro. Se o Sporting fôr campeão devê-lo-á a ele e principalmente a ele. Ele teve a coragem de lançar Nani, Yannick Djaló, Miguel Veloso e pôr no Banco Paredes, Custódio e Alecsandro. Salvar uma equipa que o ano passado estava numa desmoralização tremenda pós Peseiro e fazer dela uma equipa. Uma Equipa. A forma como ele acredita nos seus miúdos. Paulo Bento é um treinador campeão.

A última é mais uma provocação e um desejo do que uma convicção. O Porto tem tudo para ser campeão mas o Aves precisa de pontuar...e o Porto tem falhado sempre nos momentos decisivos...

Não perca o último episódio!

9 Comments:

Blogger Bruno Pinto said...

Caro Redus, sinceramente estou mesmo convicto de que o FC Porto vai ser campeão, foi a melhor equipa, a menos beneficiada dos três grandes, tem os melhores jogadores. Para mim é um dilema a forma como decresceu de rendimento a partir de Janeiro, dada a espectacular performance nos últimos meses de 2006 (recorde-se as vitórias em Hamburgo, Moscovo, em casa com o Benfica...). Não sou de cambiar opiniões sobre competência consoante os resultados e, portanto, continuo a achar que Jesualdo é o homem certo para o FC Porto, é competente, inteligente e possiu um discurso esclarecido. Paulo Bento e Fernando Santos também devem, quanto a mim, continuar nos respectivos cargos. Mostraram qualidade, apesar de alguns erros, cometidos por todos os técnicos. Paulo Bento talvez seja o mais consensual e o Sporting o clube mais estável nesta altura, mas é preciso lembrar que Jesualdo e o FC Porto seguem um ponto à sua frente e a probabilidade de serem campeões é enorme. Por aqui se vê a diferença do grau de exigência entre um e outro clube. Nunca um técnico com tantas possibilidades de perder o título, no FC Porto, seria aclamado como Bento é no Sporting. Se Jesualdo estivesse em Alvalade a uma vitória de ser campeão era um deus. Tirem as vossas próprias conclusões.

terça-feira, maio 15, 2007 12:52:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A questão da qualidade dos treinadores não se pode avaliar directamente pela pontuação final das respectivas equipas. Só se fazem omoletas com ovos. Paulo Bento tem menos recursos quando comparamos com os de Fernando Santos ou Jesualdo Ferreira. O FCP com o plantel que tem devia ter sido campeão há pelo menos 3 jornadas, mesmo vendo-se privado do Anderson. Fernando Santos tinha à partida, e em teoria, um plantel mais vasto e rico do que o Sporting. Mas as lesões, a má gestão da equipa e algum desequilibrio levaram-no a ter uma má prestação. De quem é a culpa? Das lesões, poderá ser só falta de sorte ou falta de incompetência do departamento médico. Mas da má gestão da equipa, Santos será sempre o primeiro responsável...e um grande não pode ter jogadores como Beto ou Marco Ferreira como alternativas. Por último Paulo Bento teve o mérito de agarrar numa equipa sem vedetas (talvez Liedson seja a excepção) e fazer uma equipa na verdadira acepção da palavra. Se Jesualdo tivesse em primeiro a treinar o Sporting, então considerá-lo-ia o melhor treinador do campeonato. E Micolli é realmente um grande jogador, no noso campeonato poderá sempre fazer a diferença.

terça-feira, maio 15, 2007 2:24:00 da tarde  
Blogger Redus Maximus said...

Caro Bruno, o Porto é o clube com o maior orçamento da Liga. E essa diferença reflecte-se somente num ponto de vantagem apesar da felicidade de uma eliminação precoce tanto na Liga dos campeões como a Taça.
Isso não será mérito do treinador. Paulo Bento com um terço do orçamento está a um ponto do Porto e na final da Taça. Parece-me que, com poucos ovos, está a conseguir melhores resultados.
Fernando Santos teve uma época muito azarada mas com personalidade, convicção e a instalação de um modelo de jogo totalmente diferente.
Num ranking pessoal colocaria Paulo Bento em primeiro e Fernando Santos e Jesualdo em segundo (ex-aequo).

terça-feira, maio 15, 2007 11:50:00 da tarde  
Blogger Bruno Pinto said...

O FC Porto está a uma vitória de ser campeão e, mesmo assim, há contestação que nunca mais acaba. A exigência e pressão no clube são incomparavelmente superiores à que se vive em Alvalade. Não basta falar em plantel ou orçamento, que na realidade é superior no FC Porto. Jesualdo colocou o FC Porto a jogar em grande nível em 2006 e depois das férias de Natal houve uma quebra, motivo pela qual existe agora uma grande discussão. O que terá levado a essa quebra? Não me parece que Jesualdo seja o único, nem sequer o principal culpado. Não é fácil dirigir um tubarão destes quase sozinho, sem apoio, pelo menos que se veja de fora. Há diversos factores de que vale a pena falar. Logo, o Jesualdo tem-se aguentado muito bem e oxalá continue no clube na próxima época, mas com um enquadramento mais favorável e potenciador de melhores resultados.

quarta-feira, maio 16, 2007 1:19:00 da manhã  
Blogger El Coelhone said...

O Porto não vai ser campeão.
tás muito seguro disso, até parece que sabes algo que o resto da malta não sabe :)
a mim(nem a mim a nem a nenhum portista penso eu de que) não me passa pela cabeça que o Porto não ganhe o jogo no domingo... a ver vamos.
A ver vamos também, no próximo ano, se os talentos do Sporting têm estaleca para aguentar a tal pressão do título que lhes vai ser exigido, porque vai e ninguém tenha dúvidas disso...
pessoalmente não tenho receio, venham os adversários, porque uma coisa é certa eles podem melhorar mas nós não vamos ficar parados a vê-los melhorar e vamos sempre fazer para ser melhores... :)

quarta-feira, maio 16, 2007 1:55:00 da tarde  
Blogger El Coelhone said...

ah e mais uma coisinha, o Porto não tem falhado nos momentos decisivos, vejamos: na Champions, estavamos eliminados e fomos em busca dos pontos necessários para seguir em frente, depois fizemos tremer o Chelsea e não fizemos má figura...
quando foi preciso manter o Benfica à distancia, fomos à Luz quase ganhámos e conseguimos o objectivo, mante-los à distancia...
o único momento em que falhámos foi a derrota com o Sporting, mas nem esse foi o momento decisivo porque o momento decisivo passou a ser o próximo domingo e ainda não o falhamos futuro, vamos estar lá para o escrever :)

quarta-feira, maio 16, 2007 2:03:00 da tarde  
Blogger Alex said...

É fundamental Miccoli ficar no Benfica.
Seria muito bom Fernando santos saír do Benfica.
É impossível Manuel Fernandes regressar ao Benfica.
Paulo Bento, a par de Jorge Jesus, é o melhor treinador do ano e se fosse campeão seria um justo prémio.
Parece-me que o Porto vai ser, independentemente de estar a mostrar muitas fraquezas, campeão.
Saúdinha

quarta-feira, maio 16, 2007 10:47:00 da tarde  
Blogger Redus Maximus said...

Porque é que dizes que é impossível o Manuel Fernandes voltar ao Benfica?

quarta-feira, maio 16, 2007 11:28:00 da tarde  
Blogger Alex said...

É impossível, porque ele quer ficar em Inglaterra, e na altura saíu do Benfica em conflito com o clube...
Saúdinha

quinta-feira, maio 17, 2007 3:38:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home