A primeira nota vai para o empate do Porto em Vila do Conde. O Sporting tem agora o FCP a 7 pontos e o SLB a 3. Os rapazes estão de novo na luta. Bravo.
Para a semana, joga em Alvalade o clube que mais detesto: o Nacional, que tem um estádio rasca, uma claque pavorosa, o presidente mais mafioso e ordinário do futebol português e que vive à custa do orçamento do governo regional, isto é, à custa de todos nós. Para o Sporting, este é um jogo de risco elevado. A vitória é fundamental. Para vingar a derrota da época passada, para ultrapassarmos os ilhéus na classificação e para por o chunga do Rui Alves no seu lugar (idealmente, a II divisão, já que honra é coisa que lhe é estranha).
O Nacional, graças a um bom treinador e ao maior contingente brasileiro a jogar em Portugal, ainda é do nosso campeonato. O jogo vai ser difícil, muito complicado, mas eu peço a cabazada, a humilhação: quinze a zero, é um bom resultado, quinze a zero.
O Porto recebe o Braga. Um deles, ou os dois, que estão à frente do Sporting, também vão perder pontos.
E o Benfica? Bem, o Benfica, a jogar assim (não só contra o Sporting, mas mesmo contra Académica e Gil Vicente, em que teve vitórias de pura sorte e alguma...ajuda...) é uma incógnita. Na próxima jornada, vai a Leiria, adversário que, teoricamente, é acessível. Mas...
NOTAS SOLTAS DO DERBY
1 - A graçola mais frequente entre os lampiões por estes dias: "os pequenos agigantam-se sempre nos jogos com os grandes". Compreendo-os. Deve ser o melhor que encontram para dizer. Pobres megalómanos, coitados. Faz-lhes bem cairem, de novo, na real: futebol esforçadinho, que vai rendendo vitórias, mas não mais do que isso. Futebol esforçadinho.
2 - Factos polémicos da arbitragem:
- A bola que Ricardo, apesar de sofrer carga do adversário, segura ainda dentro da área. Livre incompreensível (e perigoso) a favor do Benfica.
- O possível penalty de Tonel sobre Nuno Gomes: não estou sozinho. Jorge Coroado, na TVI, acabou de dizer que também acha que foi um choque normal, provocado pela travagem de Nuno Gomes, e que não viu a força necessária, na carga, para uma tão aparatosa queda do Nuno. Completamente de acordo. Não houve falta para penalty!
- Os festejos dos jogadores do Sporting nos golos. Provocação? Ora, tende juízo. Pura alegria, amor incontido de Sá Pinto ao seu clube, grito contra a arrogância. Não gostaram? - É natural...
- A vergonhosa entrada de Petit a Liedson. Vermelho directo, sem qualquer tipo de contestação possível. Mas o mais cretino, boçal, mal educado e violento jogador do Benfica ainda se deu ao luxo de continuar a massacrar o Liedson e, no final do jogo, parece que ainda queria bater-lhe... Ninguém , no clube da Luz, diz a este rotweiller que já não está nas barracas, que se deve portar como um homenzinho e respeitar os adversários? Continua a haver muita tolerância com este tipo de jogadores javardos...
- As declarações de Moretto: "o Sporting foi feliz, o Benfica não concretizou as oportunidades". Sem comentários. Até simpatizava com o rapaz...
- Depois de, na época passada, em dois jogos na Luz entre o Benfica e o Sporting, ter ganho, muito injustamente, a pior equipa em campo, este ano, finalmente, fez-se justiça. Se o treinador do Sporting ainda fosse Peseiro, penso que a atitude da equipa teria sido bem diferente, para pior. A justiça persegue-se e, para a alcançar, devemos combater por ela. Obrigado, Paulo Bento.
- A renovação de Liedson, à atenção da SAD. Mas ainda não renovou???? (o mesmo começa a ser válido para Polga, cada vez melhor nas mãos de Paulo Bento).
Adenda: estava a esquecer-me desta, mas é fundamental. O novo corte de cabelo de Ricardo, "uma homenagem ao dobberman"... Oh Ricardo, sinceramente, olha que a nova "estética" não te favorece. Compreendo o teu...hum...amor aos animais, mas não há necessidade, rapaz. Fora isso, força, estás em grande. Um abraço.