quarta-feira, maio 16, 2007

19h15 - A hora de todas as decisões

Todos os jogos da última jornada da Liga BWin começam a ser disputados às 19 horas e 15 minutos do próximo Domingo, dia 20 de Maio (todos, excepto o Boavista-Marítimo, que já não decide nada e foi antecipado para sábado).
Uma hora e 45 minutos depois (mais coisa, menos coisa, contando com os 15 minutos de intervalo), saberemos qual o resultado final deste tão disputado campeonato nacional de futebol.
É extraordinária esta situação em que os adeptos dos três grandes vão entrar no estádio para ver a sua equipa e podem sair de lá campeões. Adivinham-se, portanto, casas cheias em Alvalade, no Dragão e na Luz. Que grande epílogo.
Eu vou estar em Alvalade. Do Sporting, espero a vitória. O resto não depende de nós. O Aves, se quer ficar na primeira divisão, está obrigado a pontuar no Dragão. Nunca torci tanto por Aves (águias excluídas). Neca, amigo, o leão está contigo.
Irá o FC Porto conseguir levar de vencida o aflito Aves? - Esse será o desfecho mais natural. Mas...
O Sporting chega à última jornada como a equipa que melhor futebol pratica. Os 15 minutos à Sporting deste final de época são entusiasmantes. A equipa funciona, afinadinha e sem tremideiras. O Belenenses não é presa fácil mas, se jogar como no Dragão, a missão dos leões simplifica-se.
Quanto ao Benfica, vai jogar sem Luisão, Simão ou Petit. A Académica pratica um futebol interessante, apesar de apresentar uma ineficácia atacante que quase comprometia a carreira da equipa nesta Liga. Dos três grandes, parece-me que o Benfica é o único que já "atirou a toalha ao chão". Vamos ver o que nos reserva o jogo da Luz, mas aposto na vitória da Briosa. A menos que... Miccolli.
Seja qual for o desfecho do campeonato, o Sporting acaba a época em cima. Melhor equipa, melhor defesa, recorde de jogos sem perder fora, mais golos marcados do que na época passada, que teve mais quatro jornadas (já contando com pelo menos um golinho aos de Belém)...
A espinha dorsal para a próxima época está garantida: Ricardo, Abel, Tonel, Polga, Veloso, Moutinho, Liedson...
Se Nani, Tello e Romagnolli ficarem, se Varela regressar e Yannick souber tornar-se mais eficaz, se sairem da "cantera" mais um ou dois grandes valores, o futuro é verde.
Este ano, ainda podemos ganhar tudo a nível nacional. Mas podemos também não ganhar nada. Nada, não. Ganhámos, de certeza, uma grande equipa. Esta é a hora de dar os louros a quem os merece. Paulo Bento e toda a equipa técnica. Soares Franco e toda a direcção. Escolas de formação do Sporting. Mesmo os elementos do plantel menos regulares, que têm demonstrado saber respeitar as decisões dos técnicos. Todos eles estão de parabéns. Para o ano, seremos ainda mais fortes. Aconteça o que acontecer neste final de época.
PS: se o campeonato acabar com a mesma diferença pontual que agora existe entre os três grandes, ganham maior relevo a mão do pacense Ronny e os estranhos acontecimentos de Leiria. Espoliados somos nós. O costume.
PPS: estranho. Para a última jornada, a Liga nomeou para as Antas um árbitro cuja isenção deixa muito a desejar aos sportinguistas, Olegário Benquerença. Para Alvalade, foi nomeado um árbitro do Porto, Jorge Sousa. Tenho uma boa imagem de Vitor Pereira, mas não gosto destas nomeações. No fim falamos.

Etiquetas: ,

13 Comments:

Blogger Bruno Pinto said...

Porque é que não fala do golo do David Luiz em fora-de-jogo? Ou das inúmeras vezes em que o FC Porto foi efectivamente prejudicado? Clubite cega! Absolutamente ridículo!! Já enoja esta vitimização dos leõezinhos, coitadinhos.

quarta-feira, maio 16, 2007 1:55:00 da tarde  
Blogger El Coelhone said...

pois deve ser por isso que para o Porto ganhar às vezes precisa de marcar dois ou três golos para fazer valer um...

quarta-feira, maio 16, 2007 2:05:00 da tarde  
Blogger Redus Maximus said...

Pois, pois...coitaditos. Têm sido tão prejudicados que até tenho vontade de chorar.
Este ano como não têm sido beneficiados como habitualmente têm a sensação de que são prejudicados...coitadinhos...é mesmo clubite cega!

quarta-feira, maio 16, 2007 2:14:00 da tarde  
Blogger Bruno Pinto said...

Ideias feitas e ridículas. Haja paciência!!

quarta-feira, maio 16, 2007 3:34:00 da tarde  
Blogger Bruno Pinto said...

Apito Dourado é associado levianamente ao FC Porto, o que tem resultado em pressão que faz com que os árbitros tentem a todo o custo não beneficiar os portistas com medo do que se possa dizer. Na dúvida, têm decidido contra o FC Porto, algo que tem sido admitido por todos, até por um fundamentalista verde como Dias Ferreira. Mesmo assim, vamos ser campeões! É isso que causa azia a muita gente.

quarta-feira, maio 16, 2007 3:41:00 da tarde  
Blogger manolo said...

Penso haver consenso em que o Sporting é dos três grandes aquele que acaba a época em melhor forma; se ainda houvessem 2 ou 3 jogos para disputar, seríamos os principais candidatos. Sempre achei que a equipa do Sporting tinha fôlego para toda a temporada. Falta-nos 1 pontito. Enquanto houver 0-0 no Dragão a esperança é verde. Foi impressionante a fragilidade demonstrada pelo Porto contra o Paços, quando se viu, relegado para a 2ª posição durante mais de uma hora. Se não marcarem cedo, no domingo, vão sofrer e a possibilidade de o Sporting ser campeão cresce. E isso seria prémio justo para o nosso Clube. Aconteça o que acontecer, nada será pôsto em causa, pois fez-se bem aquilo que deveria ter sido bem feito. Obrigado Sporting, com destaque para Paulo Bento. Uma última nota: escrevi várias vezes que lutaríamos até ao fim; para quem, no jogo que consideraram decisivo (Benfica-Porto)desvalorizou a candidatura leonina, tem que reconhecer o quanto estava errado. Isto é competitividade. Decisivo na última jornada. Tenho muita esperança, mas se não fôr possível, darei os parabéns ao Campeão que tem sempre mérito.

quarta-feira, maio 16, 2007 3:52:00 da tarde  
Blogger El Ranys said...

Ora, os portistas e benfiquistas surgem muito nervosos nesta caixa de comentários. Não há aqui nenhuma vitimização. A posta é toda sobre um facto indesmentível: neste final de campeonato, mostrámos ser os melhores. Jogámos o melhor futebol, o mais empolgante.
Não gostam que vos traga aqui o escandaloso golo com a mão do Paços de Ferreira em Alvalade?!
Não gostam que relembre a mentira pegada e descarada que foi o relatório do árbitro do U. Leiria -Sporting?!
Paciência. São factos, não são argumentos.
A minha posta fala sobre o bom trabalho levado a cabo no Sporting Clube de Portugal, desde a direcção até aos técnicos da formação.
Só em PS falo de factores que são estranhos à competição.
Do "sumo" da posta, os meus amigos dizem nada. Talvez porque nada possam dizer. Não devem andar muito orgulhosos das perspectivas de futuro próximo dos vossos clubes. Azar o vosso.
O Bruno Pinto e o Coelhone vêm para aqui falar do Apito Dourado, como se o Apito Dourado fosse uma invenção dos sportinguistas. Meus caros, não é. São os dirgentes portistas que estão em tribunal. São eles que são suspeitos de corromperem árbitros. O Sporting, os sportinguistas, não se substituem à polícia judiciária e ao ministério público. Eles lá saberão porque acusam os dirigentes do vosso clube, não nós.
Isto são factos, não são argumentos. Quem está com o choradinho, com a vitimização, são vocês.
Não gostam? Eu também não. É a vida.

quarta-feira, maio 16, 2007 4:56:00 da tarde  
Blogger Bruno Pinto said...

O que me causa impressão não é o facto de se dizer que o Sporting está a jogar melhor, porque está realmente. Agora vir lembrar o golo do Ronny, é ridículo, porque aí ter-se-ia que falar de todos os erros com influência no resultado. Esta tendência verde de se referirem ao golo do Paços, não tem cabimento, se não se falar no rseto, porque fica a ideia que esse golo foi o único erro e não foi. O Sporting também foi beneficiado, ou não? Falem com isenção que é aquilo que eu procuro fazer. Quanto ao Apito Dourado, suspeito é uma coisa, condenado é outra. Condenação na praça pública é algo vergonhoso, próprio de uma sociedade de Idade Média!

quarta-feira, maio 16, 2007 6:27:00 da tarde  
Blogger Alex said...

É absolutamente empolgante que na última jornada ainda haja 3 candidatos ao título.
Alguém vai ceder?
Esta emoção, coisa inédita no nosso campeonato é fantástico para o futebol.
Concordo que o Sporting é a melhor equipa nesta recta final da época. Mas marcar golos nos primeiros 5 minutos de jogo nas últimas 6 ou 7 jornadas ajuda muito...
O Porto está com muito medo. Está a jogar sobre brazas. Teve o campeonato na mão mas este está a escorregar... Veremos o que acontece no domingo.
Também concordo que o Benfica já atirou a toalha para o chão, desde o jogo que não conseguiu ganhar ao Porto, foi eliminado da UEFA e desperdiçou pontos de uma maneira absurda. Devemoa a Miccoli o facto de ainda estarmos com possibilidades de ser campeão. Possibilidades? Só exijo que ganhemos à Académica. Quanto ao resto... aceito o que os adversários nos oferecerem...
De facto concordo que o PS é o regresso do síndrome do "Kalimero".
Os erros de arbitragem acontecem para os três, e acontecem erros a favor e erros que prejudicam. O Sporting não tem razões nenhumas para se sentir mais prejudicado que os outros!
Saúdinha

quarta-feira, maio 16, 2007 10:59:00 da tarde  
Blogger Rantas said...

No domingo torço pelo professor Neca!

quarta-feira, maio 16, 2007 11:04:00 da tarde  
Blogger El Ranys said...

Ó meus caros amigos, vamos lá a ver se nos entendemos com essa história do Calimero, para que não continuem a insistir na mesma tecla:
Esta época lembro-me, assim de repente, de dois erros de arbitragem escandalosos e mais uma mentira de secretaria gritante.
Os erros escandalosos são o golo com a mão de Ronny e o penalti, nas barbas de Olegário Benquerença, cometido por mão de um jogador do Braga em Coimbra e não assinalado.
A mentira de secretaria de bradar aos céus é a contida no relatório do árbitro do Leiria-Sporting, em que, à semelhança de Ronny, se trocaram os "pés pelas mãos". Futebol, pé!

Estes são os erros ESCANDALOSOS de que me lembro. Deve ter havido mais, mas nestes, o maior prejudicado foi o Sporting. Querem outro erro escandaloso, para perceberem melhor do que falo?
O golo do Leiria em Avalade que esteve mais de 1 metro para lá da linha e o árbitro não viu. Ah, mas isso não foi esta época...Pois é.

Existem, depois, aqueles erros que a gente aceita. Que remédio. O penalti inventando por Simão contra o Beira-Mar, o golo do Benfica contra o Porto com David Luiz em fora-de-jogo, a não expulsão de Moses, do Estrela, em Alvalade...
Erros, mas aceitáveis.

Sim, continuarei a afirmar que o Sporting é mais prejudicado pelas arbitragens que Porto e Benfica. Para mim, isso é óbvio.
Este ano, para além disso, e ao contrário do que aconteceu em tantas outras épocas recentes, estou convencido que o Sporting é também a equipa que joga melhor futebol.

Além disso, o clube vive uma estabilidade ao nível da direcção, plantel e equipa técnica que não vislumbro nem no Porto, nem no Benfica. Para o ano, vamos ser ainda mais fortes.

No Sporting, não há Calimeros. Há vozes de denúncia contra o "sistema", as únicas, quando todos os outros optam por silêncios culpados ou convenientes.

O Apito Dourado aí está para provar que algo vai mal no futebol de Portugal.
Bruno Pinto: presunção de inocência em relação a Pinto da Costa, Valentim Loureiro, António Araújo e restante malta? Deves estar a brincar comigo. Não sei se eles vão ser condenados em Tribunal, mas depois do que li nos jornais, transcrição de escutas telefónicas e coisas desse tipo, essa gente vai sempre merecer, mais do que a presunção de culpa, a minha convicção plena de que são culpados. O problema é só relativo à produção de provas.

Mas chega de conversa. O próximo Domingo vai ser (espero) um hino ao futebol. O mais natural é os três grandes vencerem os seus jogos e a classificação terminar como está agora. Mas há sempre um espaço reservado às surpresas.
A última coisa que desejo é, nos dias seguintes, ter de falar de arbitragens. É que, acreditem ou não, o que eu gosto mesmo é do futebol jogado, dos artistas da bola. Viva o Sporting. É ganhar.

quinta-feira, maio 17, 2007 10:13:00 da manhã  
Blogger El Coelhone said...

epá epá, eu não tou nervoso aliás já não me enervo a sério desde que vi o meu clube ganhar o que havia para ganhar até na Europa...
eu não vim falar de apitos dourados, só disse que já algumas vezes já tivemos de marcar mais do que um golo para que houvesse pelo menos um validado...
e não venham com essa treta de que este ano não estamos a ser tão beneficiados como nos outros anos... porque o Benfica anda uma caca desde há muito, e o Sporting só agora para o fim decidiu começar a jogar, até aqui se tivessem jogado bem talvez já tivessem ganho qualquer coisa...
Não sou cego, não me custa dizer que o Porto tem jogado mal, sou até muitas vezes o primeiro a dize-lo aqui mesmo, também não me custa admitir que o Sporting está a acbar melhor o campeonato, mas AZAR do caraças às vezes à quem consiga viver dos rendimentos que é o que se tem passado no Porto tem jogado mal e vem desgastando a vantagem que tinha... E tenho dito...

quinta-feira, maio 17, 2007 3:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E o penalty que o árbitro não assinalou devido à falta cometida pelo Liedson sobre o Miguel Pedro quando o resultado estava em 1-0? E a mão na bola de Tello a cortar um contra-ataque extremamente perigoso que o árbitro, mais uma vez, não marcou; Por fim, e que tal o 2º golo do Sporting com 3 jogadores em posição irregular?

Slb ? AAC ? - Já se adivinha...

Assim, como já é habitual, a Académica foi prejudicada em todos os jogos frente aos 3 ricos (todos iguais), que assim podem ser grandes.
Mas não só. Foram muitos mais os pontos roubados à Briosa nesta temporada.
Sois todos iguais, Sr. Rani.

sexta-feira, maio 18, 2007 6:57:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home