terça-feira, fevereiro 28, 2006

Florentino Perez, ascensão e queda do Real Madrid


Florentino Perez, o mediático presidente do Real Madrid, o maior clube do mundo, demitiu-se ontem face aos maus resultados desta época. Eliminados da Copa do Rei pelo Zaragoza, na Liga a 10 pontos do líder Barcelona enquanto na Champions tem a difícil recuperação em Londres (desvantagem de 0-1), frente ao Arsenal. Assim neste ano a equipa “galáctica” ficará provavelmente sem qualquer título e o mesmo se passou o ano passado. Mas o agora ex-presidente ficará para sempre na história do clube com um palmarés com dois Campeonatos e uma Champions (além de 2 Supertaças de Espanha, uma Europeia e outra Intercontinental). Igualou o record histórico de Santiago Bernabéu, desde que assumiu a presidência em Julho de 2000. O grande trunfo na sua chegada ao Real é Figo (na altura ídolo do rival Barcelona) que dá início à aquisição dos melhores jogadores para formar a equipa Galáctica. A venda da Cidade Desportiva não só permitiu liquidar o enorme passivo que sufocava o clube, como lançou um futuro pleno de oportunidades na modernização das suas estruturas assim como constituir um plantel com os melhores futebolistas do mundo. Assim após 4 anos de seca, o Real conquista a Liga, fazendo regressar jogadores emblemáticos para funções administrativas como Valdano e Butragueño e nomeando Di Stefano presidente honorário. Nesse ano Figo é Bola de Ouro e Raúl o melhor marcador. Na época seguinte, ano Centenário, a contratação de Zidane faz com que o Real vença a Champions 2001-2 (a Nona) e na época seguinte contrata Ronaldo (o melhor avançado do mundo) e sagra-se campeão de Espanha em 2003. A decisão de contratar Carlos Queiroz e sobretudo David Beckham, um “modelo publicitário” que também marca livres e o despedimento de Del Bosque o treinador campeão e de Hierro o capitão, marca o inicio do declínio do Real. No ano seguinte, 2004 muitas críticas e Valdano sai e o Real ganha “apenas” a SuperCopa de Espanha. Eleições onde se critica o desequilíbrio do plantel (pouca gente para defender), mas Florentino ganha esmagadoramente. Temporada de 2004-05, a demissão de José António Camacho, e a sua substituição, alguns meses depois por Wanderlei Luxemburgo para treinador e Arrigo Sacchi para director de futebol. Nenhum título, e esta época a dispensa do ídolo Figo (incompatibilizado com Luxemburgo), e a contratação de Robinho, jovem estrela brasileira e Júlio Baptista. Em Dezembro sai o treinador, e agora Florentino sai.
A filosofia imposta por Florentino fez escola e pode-se resumir assim: apostar em grandes espectáculos, grandes vedetas e uma equipa Galáctica. Isto pressupõe orçamentos multi-milionários, de elevado risco e sujeitos também a perdas astronómicas. É um case-study para os gestores de grandes clubes de futebol que estão sempre entre dois extremos: o risco ou a segurança, a aposta

Etiquetas:

E PLURIBUS UNUM


Depois dos últimos resultados na Liga, os jogos contra o Liverpool e contra o Porto assumiam contornos fatais. Em caso de não vitórias era a época arruinada ! Muitos (p. ex. José António Lima) vaticinavam o naufrágio completo do Benfica.
Depois da grande vitória sobre o Liverpool recebíamos o líder da prova e, actualmente, o grande rival do clube da Luz. Não há vitória mais saborosa, para mim, que a sobre o FêCêpê.
As estratégias. Os dois velhos conhecidos holandeses, em disputa pessoal, e que, ao contrário do que a maioria dos comentadores dizem, têm vindo a acrescentar algo ao futebol português, queriam muito ganhar. Koeman não tinha alternativa, e Adriaanse tinha a oportunidade de aniquilar o adversário.
Como em equipa que ganha não se mexe (máxima que quanto em mim está completamente desactualizada), todos apontavam para a manutenção do onze. Koeman trocou Beto por Karagounis por razões óbvias. No Porto, havia a grande expectativa para ver se Adriaanse mantinha a sua táctica de 3x3x4. Como se recordam palpitei que ele mudaria. Não mudou. Muitos disseram que só um louco não mudava ! Embora este 3x3x4 conte com um jogador fabuloso de nome Paulo Assunção que neste Porto vale por dois ! Depois existe a questão Baía. E, de que maneira ela se agudizou ! A questão Baía é que depois de ter sido ignorado pelo seleccionador Scolari, e depois de um perú na Amadora Adriaanse o ter atirado para o banco, aparece num jogo desta responsabilidade por o titular se ter lesionado. Baía, o campeoníssimo Baía, quer demonstrar que estão enganados e ele é o verdadeiro nº 1 em Portugal ! Era um jogo de vida ou de morte ! Morreu !
Desejo toda a sorte ao Vitor, que é mais um dos imortais guarda-redes que este país produziu. Mas vai jogar sobre brasas contra o Nacional !
O Jogo. Quase 60 mil, mais uma vez, unidos na vontade, no querer, no acreditar...
Na minha opinião, o início do jogo foi bom. Foi um jogo muito táctico, sem espaços, de luta sem quartel, onde se lutava por cada metro de terreno, aonde ninguém queria perder uma bola.
O Benfica entrou muito lutador, pressionante sobre os defesas, com bastante agressividade mas com muita precipitação (nervosismo) na transição defesa-ataque. O Porto com mais troca de bola, tentando meter as bolas nos seus avançados, mas sem abrir uma brecha. Não houve quase remates à baliza. Lembro-me de um bom cruzamento de Alcides em que P. Assunção tirou o pão da boca a Robert. Um remate frouxo de Robert. Uma grande jogada de combinação Leo-N.Gomes-Simão que assiste (para trás) Nuno Gomes que embalado chuta forte mas muito por alto.
Depois aconteceu o golo. Um golão ! A 40 metros de distância, Robert dispara forte, a bola descreve um arco e bate à frente de Baía, que surpreendentemente, qual anedota de filmes italianos, a deixa entrar. Golo à Roberto Carlos. Robert começa a justificar a contratação !
Este golo transformou completamente o jogo. A partir daí, o jogo acelerou, foi uma corrida sem parar até ao fim ! Nesses minutos que faltavam para o intervalo (5), McCarthy teve oportunidade para empatar o jogo, no primeiro remate, virando-se muito bem sobre Anderson e chutando, por sorte, fraco e à figura. Logo depois, numa excelente assistência de Simão, Nuno Gomes desperdiça, quando estava isolado e com tudo para matar o jogo! Não foi capaz.
Intervalo. Segunda parte tudo igual ao fim da primeira. Bola cá, bola lá. Benfica a pressionar, obrigar os defesas a desfazerem-se da bola e o Porto a ir mais para a frente, com tudo. Paulo Assunção deixou de ser defesa e subiu, e passaram a jogar realmente em 3x3x4. A verdade é que não construiram nenhuma oportunidade, apenas alguns cantos uns cruzamentos mas sem criarem verdadeiro perigo, e abriam espaços que o Benfica tentava aproveitar. Com as substituições a equipa do Porto partiu-se completamente. Ãqui Koeman cilindrou Adriaanse. Este, completamente irrealista (incompetente ?) tira Ivanildo por Lisandro e Rui Meireles por Jorginho. passou a jogar com 3 defesas e P. Assunção e Lucho no meio campo, Jorginho atrás dos dois pontas e Quaresma e Lisandro nas alas. Ainda tirou Quaresma para pôr Hugo Almeida ! Foi o descalabro na equipa. Koeman troca Beto por Karagounis, reforçando o meio campo e pôe Marco Ferreira por Robert. Evidentemente queria velocidade. Marco Ferreira falhou. Se Koeman tivesse escolhido Manduca, estou convencido que teríamos aumentado o placar !
Mas o jogo estava frenético, e quem não marca, arrisca-se a sofrer. A defesa do Benfica ía chegando para as encomendas mas...1-0 é sempre curto ! Chegaram a vir com a bola 3 jogadores para 2 do Porto !
O Porto, apesar de tantos jogadores no ataque não teve uma oportunidade clara de golo. A melhor, Lisandro recebe a bola na área, solto de marcação, chuta, mas estava lá a barreira constituída por Alcides e Luisão a tapar o caminho da baliza.
Lembro-me de uma jogada em que o Luisão rechaça a bola três vezes de cabeça, inclusivé tira a bola a um colega. Parecia que estava em todo o lado ! Eu voto em Luisão como homem do jogo. Enorme na entrega, na força, na confiança, na paixão ! Actualmente, o melhor jogador a jogar em Portugal !
Final do jogo ! Vitória ! Estamos na Luta ! Não me recordo de uma vitória ser tão consensual. Não me lembro de um treinador dizer tão claramente que o Benfica foi mais forte e mereceu ganhar !
O Campeonato renasceu ! Não só para o Benfica, mas para o Sporting, Braga e até o Boavista. Temos das ligas mais emocionantes da Europa.
Faltam 10 jogos. O Glorioso continua nas três frentes. Neste momento a 5 pontos do Porto, a 3 do Sporting e a 1 do Braga, acredito que vai ultrapassá-los a todos e chegar à frente. De quase moribundo torna-se, depois destes 2 jogos o candidato mais crente na vitória final.
O Benfica é mais que a sua equipa de futebol. O Benfica tem uma força, uma Mistíca, que mais ninguém tem, e torna-se, por essa mistíca, o mais sério candidato ao título.
E pluribus Unum !
Saúdinha

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Liga Portuguesa, 24ª Jornada



Gil Vicente- Boavista 0-1
Nacional- V. Guimarães 1-1
Académica- Sporting 0-3
Marítimo- E. Amadora 1-0
V. Setúbal- Penafiel 2-0
P. Ferreira- U. Leiria 1-1
Belenenses- Naval 2-3
Benfica- FC Porto 1-0
Sp. Braga- Rio Ave 5-0


Recordando o prognóstico avançado aqui em 16 de Janeiro, referente a esta jornada:
«Primeira saída do Sporting da zona de Lisboa, na segunda volta. Jogo de tripla na Luz. Acredito que Koeman volte a fintar o Co. Porto 51, Sporting 49, Benfica 48.»
A realidade: Porto 51, Sporting 49, Benfica 46 (ainda Sp. Braga com 47, Boavista com 44 e Nacional com 43).
Benfica-FC Porto
Koeman voltou a rabiar Adriaanse. Em 10 confrontos, 8 vitórias e 2 empates. É esclarecedor...
O jogo foi fraquito.O frango de Baía penaliza fortemente o jogador mais “titulado” do Mundo. Muito dificilmente voltará a merecer a confiança de Adriaanse, pelo que este jogo poderá marcar o seu abandono, na prática, da alta competição (excepto se a lesão de Helton se arrastar, o que não creio). De salientar a reacção da imprensa - a manchete de "O Jogo" («GOLO DE CARNAVAL») é verdadeiramente cruel...
O Benfica volta a estar moralizado, na semana em que derrotou os dois últimos campeões europeus – o que é sempre assinalável e demonstra que a equipa soube ultrapassar um mau momento.
O FC Porto recebe o Nacional na próxima semana. Estão ainda frescas na memória dos andrades a humilhação da época passada (0-4 no Dragão). Se empatarem, julgo que os Superdragões voltarão a ficar muito aborrecidos com Adriaanse...
Sporting
À semelhança do que se passou na semana passada, o resultado a favor do Sporting voltou a atingir números desproporcionados face ao que se passou em campo. Em ambos os jogos, a estrelinha ajudou, mas a atitude dos ‘indomáveis’ foi inultrapassável na sua entrega e no seu pragmatismo. Defender o resultado quando é necessário, matar o jogo quando é possível. É um futebol mais ‘italiano’, talvez menos espectacular que o da época passada, mas sem dúvida mais eficaz. E nem por isso menos bonito, digo eu – aquele golo de Liedson é digno de figurar em qualquer antologia. Mesmo com este espírito de jogar mais pelo resultado do que pela exibição, o que é certo é que o Sporting já conta com o melhor ataque da Liga...
Outros destaques
O Boavista venceu pela 7ª vez consecutiva (!) e já expulsou o clube do palhacete Rui Alves da “zona europeia” da classificação (Nacional: vai e não voltes!). O Braga é que se mantém na luta, para aflição de muitos. Será que chegará à Liga dos Campeões? O V. Setúbal continua o seu campeonato tranquilo. Ao contrário do que aqui disse, em 4 de Janeiro, já não acredito que o Vitória desça.

A zona dos Aflitos
A “parte de baixo” da tabela classificativa ficou ainda mais explosiva. O V. Guimarães continua na sua recuperação e a Naval voltou a despedir o treinador: E resultou – ganhou no Restelo! Rio Ave, P. Ferreira, Académica, Gil Vicente e E. Amadora encontram-se em dificuldades; Belenenses perdeu uma excelente oportunidade de descolar deste grupo. E está aflito. Marítimo e U. Leiria já sentem um bafo no pescoço...

Uma nota final para referir a boa prestação de Jorge Jesus ao comando da União. Depois de um início de época miserável, sob José Gomes, o Leiria está no caminho certo. E a Jesus o deve.

Classificação Geral:
1. FC Porto 51
2. Sporting 49
3. Sp. Braga 47
============
4. Benfica 46
5. Boavista 44
6. Nacional 43
============
7. V. Setúbal 39
============
8. U. Leiria 32
9. Marítimo 30
10. Belenenses 28
11. E. Amadora 27
12. Gil Vicente 27
13. Académica 26
14. P. Ferreira 26
============
15. Rio Ave 26
16. Naval 24
17. V. Guimarães 24
18. Penafiel 11
Antecipação da próxima jornada (16 de Janeiro):
«25ª jornada: FC Porto-Nacional, Benfica-E.Amadora, Sporting-Gil Vicente
Creio que o Nacional ainda consiga fazer um brilharete no Dragão - longe dos 0-4 do ano passado, mas ainda assim uma pequena partidinha... e o Campeonato há-de começar a ferver!»
Sporting a vencer o Gil Vicente, Benfica a derrotar o Estrela, FC Porto a empatar com o Nacional.
Reparo agora que quando fiz a previsão me enganei: Considerei que o Benfica iria receber o Estrela na Luz, quando na realidade vai à Reboleira. Vamos a ver...

domingo, fevereiro 26, 2006

Como é que é possível nos dias que correm...

Este fim de semana havia vários assuntos que podia falar. Podia fazer o rescaldo da – não - AG do Sporting, em que Soares Franco perdeu alguma da margem de manobra que vinha acumulando nos últimos tempos. Pelos vistos fala-se agora de nem haver AG e passar directamente para eleições.

Outra hipótese, seria dissertar hoje sobre a vitória do Sporting (mais uma) sobre a Académica: uma vez mais, algo exagerada, ainda que a haver um vencedor, seria sempre o Sporting. É um facto que não deslumbramos, mas a atitude em campo tem sido inultrapassável. E tem rendido vitórias. Por muito que me custe e por muito mal habituado que esteja, se calhar é a altura do Sporting ganhar, sem deslumbrar.

Podia também falar da vitória do Benfica sobre o F.C.Porto, que embora justa, me pareça ter sido “exagerada”, face às pouquíssimas oportunidades de golo que houve de ambos os lados. Um jogo sem expulsões e sem as habituais picardias. Nem parecia um clássico.


Mas finalmente, gostava de falar um pouco do que se passou em Saragoça. Sábado, não sei quantos mil badamecos, resolveram-se armar em broncos e cantaram cânticos ao Samuel Etoo. O excelente avançado do Barcelona, que por acaso até é negro, não esteve com meias medidas e ameaçou abandonar o relvado. Foi persuadido pelos colegas para que não o fizesse e acabou por ficar.


Seria, na minha opinião trágico, se efectivamente abandonasse o relvado. Não para ele, mas para o mundo do futebol, que pelos vistos não tem conseguido passar a mensagem de um futebol sem racismo. A verdade é que, nos últimos anos têm sido mais frequentes as manifestações racistas/ nacionalistas pelos relvados europeus. Não é o laziale Di Canio que se manifesta, de uma forma mais ou menos impune, com a saudação nazi sempre que marca um golo? E quantas vezes não se queixou Roberto Carlos de comentários racistas nos relvados espanhóis (mesmo dos próprios adeptos madrilhistas)? E quem é que se lembra de uma recente visita da selecção inglesa ao Santiago Barnabéu para jogar contra a sua congénere espanhola? Não obstante o esforço da UEFA e das Ligas europeias, com toda uma série de iniciativas, a verdade é que este é ainda um problema que, infelizmente, vamos ter de conviver durante algum tempo. É um questão de mentalidades, que não está circunscrita ao futebol e que deve ser resolvida a partir de nossas próprias casas.


Voltando ao jogo. Com intervenção directa de Samuel no segundo golo, o Barcelona ganhou, e desta forma demonstrou-se que por vezes, quem ri por último, ri melhor!

Soma e segue: temos candidato até ao fim

Conquistar os três pontos era o que contava. Não aproveitar uma jornada para ganhar pontos aos nossos concorrentes directos. Coimbra seria sempre difícil (e perdemos em Alvalade na 1ª volta) e a Académica luta bravamente para fugir à despromoção. Não podia começar melhor: no primeiro minuto golo de João Moutinho (verificou-se depois que em posição irregular), a passe de Deivid e um inicio fulgurante. Os 23 minutos iniciais, quando se assistiu à melhor jogada de todo o jogo, com Liedson a chegar um pouco atrasado, foram de domínio do Sporting. Um meio-campo agressivo a despoletar jogadas de ataque com Romagnoli em destaque a mostrar uma criatividade e capacidade de decisão rápida que promete um verdadeiro número 10. Deivid também esteve bem. Laterais mais presos, consequência do querer dos jogadores da Académica que a pouco e pouco ganhavam a posse de bola e chegavam à baliza de Ricardo. O guarda redes do Sporting foi obrigado a trabalhar e esteve bem. Mas perdemos o controle do meio campo (Nani e Moutinho pareciam pouco concentrados) e sofremos 2 boas oportunidades de empatar. O intervalo chegou em boa altura para nós, pois já defendíamos sem a tranquilidade necessária. No 2º tempo o jogo manteve-se aberto, intenso, com um bom entendimento dos atacantes; mas o pendor do jogo não tinha uma tendência clara; o golo podia aparecer em qualquer baliza. A nossa defesa resolvia os casos mais críticos, mas nem Polga nem Custódio fizeram um bom jogo. Quando os treinadores mexeram (Nelo Vingada arriscando tudo, Paulo Bento reforçando o meio campo, João Alves vindo de lesão, por Romagnoli, dos melhores) aconteceu o momento mágico de Liedson que resolveu com um remate potente e colocado de pé esquerdo, num golo de levantar o Estádio. A vitória já não fugia. O jogo estava ganho. Ainda se perdeu a ocasião mais flagrante de todo o jogo, quando num contra ataque rápido, Liedson isolado “chapelou” P. Roma mas a bola saiu ao lado. Há que reconhecer que a Académica fez um jogo excelente (desejo que permaneçam na Liga, e têm equipa para isso) e o resultado final foi pesado. Douala entrou para o lugar de Deivid (que tinha desaparecido) e ainda usou a sua velocidade. A equipa do Sporting mostrou argumentos sólidos, onde já se verifica o dedo de Paulo Bento. Agressivos, a ocupar os espaços, mostra uma coesão que a liberta de “angústias”. Quando é chamada a defender e quando constrói jogadas de ataque, aqui com um estilo muito agradável de triangulações rápidas e perigosas. Em resumo, equipa altamente competitiva que sabe o que quer. Paulo Bento afirma-se como um treinador de sucesso. Ainda fez entrar Hugo para terceiro central (saiu Moutinho) e retirou quaisquer veleidades à Académica. No final ainda um penalty, e expulsão de Pedro Roma, pois dá um estalo (inesperado) em Liedson quando este o “importunava”. Nani não falha, e repetimos o 3-0 da semana passada. Correu bem, e a corrida rumo ao título continua com um ritmo acelerado na 5ª vitória seguida, quando temos agora dois jogos seguidos em casa; Gil Vicente e Boavista. Amanhã, “de cadeirão” vamos registar a quem vamos ganhar pontos, e, se possível aos dois no caso de empate.

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Relato de um adiamento

Cheguei à porta da antiga FIL faltavam cerca de 10 minutos para as 21h00 e deparei-me logo com uma fila descomunal. Parecia dia de jogo e a organização semelhante à das péssimas entradas no estádio de Alvalade. (Bom estas últimas melhoraram um pouco, antes era tudo ao molho, agora os titulares de "lugar leonino", como eu, têm um corredor de entrada próprio que, ainda assim, não nos livra de alguns "amassos".)
Mas voltando à "vaca fria": a fila prometia eternizar-se mas, curiosamente, começou a avançar rapidamente. Menos mal. À nossa frente, um artista barbudo. Sobrepondo-se à nossa conversa, lá ia dizendo que "o Sporting sempre foi o clube do regime", "Até o Marcelo Caetano foi ao nosso estádio", "tanta polícia aqui hoje é uma provocação", "os presidentes são todos uns vigaristas"...
Enfim, uma daquelas fontes geralmente bem desinformadas.
Já à entrada do edifício, grande agitação da comunicação social, com os fotógrafos e as câmaras de TV em roda viva. Estavam ali Dias Ferreira e Subtil de Sousa. Mesmo à minha frente. Que emoção.
O sistema de votos: cada sócio faz o seu registo, recebendo depois o cartão com o número de votos a que tem direito. Um sócio, um voto, por norma. Depois, por cada 10 anos de associado, mais 3 votos. O artista de barbas à nossa frente assegurou que tinha direito a 200 votos, o que indiciava uma idade a rondar os... 600 anos. Incrédulos, perguntámos diplomaticamente qual o seu número de sócio, ao que respondeu "bem...uhuuuhhhh.....desde de que nasci...". OK.
Na primeira porta de controlo, onde se verificava o número de sócio e se as quotas estão em dia, mandam-nos parar. "A sala está cheia e a assembleia, provavelmente, será adiada. Esperem um pouco". À nossa frente, na fila, já só está o "barbudo", que arma logo um grande sururu. Que sim, as 4 pessoas que já passaram a porta de vidro ainda podem entrar. O barbas, eu e os meus dois acompanhantes. Fixe. Lá entramos.
O barbas vai buscar o seu cartão de voto. Afinal, só tem direito a quatro votos. Fingimos que não reparamos, para não o atrapalhar. Ele, que atrapalhado ficou pouco, insiste em manter diálogo connosco e nós mandamo-lo ir entrando no auditório, que vamos só a cafetaria comer qualquer coisa. (Continua)

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Assembleia Geral SCP

Hoje, vou à assembleia geral do meu clube. Não pertenço ao "inner circle" do poder, sou um simples sócio de bancada com lugar cativo. Por isso, com o que me é possível saber, vou para a assembleia com algumas ideias definidas e outras que gostava de ver esclarecidas.
Ideias definidas:
1 - O "projecto Roquette" - Acabou, morreu. O balanço ainda está por fazer na sua totalidade, mas algumas coisas já se podem adiantar. Construiu-se o estádio novo e a academia. Desportivamente, neste período, ganhámos dois campeonatos, uma taça de Portugal e estivemos numa final da taça UEFA.
2 - Houve, neste período, inumeras receitas extraordinárias: alienação dos terrenos do antigo estádio, pavilhões e adjacentes; vendas de Simão (agora a jogar num rival), Quaresma (agora a jogar num rival), Cristiano Ronaldo, Hugo Viana, Enakarire, Danny, Rochemback, Beto....; Venda dos lugares cativos e camarotes do novo estádio por um período de 20 anos; naming da academia e bancadas, alienação de percentagens do passe de vários jogadores a fundos de investimento, alienação (segundo consta) das receitas publicitárias dos próximos 10 anos...
3 - Do lado da despesa houve, alegadamente, muito controlo: orçamento do futebol equivalente a metade do do Porto e a 2/3 do do Benfica; redução do número de trabalhadores...
4 - Algumas receitas, supostamente ordinárias, também se geraram: rendas das lojas do Alvaláxia, rendas da clínica e health club, etc...
5 - Aqui chegados, aquilo que pensávamos ser o forte do clube, a boa gestão, revela-se um "flop": 300 milhões de euros de passivo, necessidade de vender património (receita extraordinária) perdendo receitas ordinárias (rendas recebidas) e gerando novas despesas(rendas a pagar pelo aluguer do piso ocupado no edifício sede e da FanLab), correndo-se, caso contrário, o risco de falência.
6 - Sucesso desportivo - Depois de um longo jejum, o Sporting conquistou 2 campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e esteve presente numa final europeia. Não pode ser considerado negativo, mas hoje em dia os grandes clubes europeus jogam na Liga dos Campeões e aí, as presenças (e ausências) do Sporting foram, no mínimo, decepcionantes.
7 - Os sócios "pagantes" reduziram-se de 100 mil para 30 mil; acabou-se com várias modalidades ditas "amadoras". Pretende-se, agora, condenar as restantes. O ecletismo já era.
8 - O Sporting atravessou um longo período de "défice democrático", com inúmeras "cooptações".
As dúvidas:
1 - A que se deve este fiasco dos "gestores maravilha"? Erro original de concepção do "projecto Roquette" ou desvio da gestão sob a batuta de Dias da Cunha?
2 - Vender património é sempre uma má solução. Após a alienação do património não desportivo, nada mais resta ao clube para vender. Que garantias há, efectivas, de que o Sporting se torna viável? (A passagem de Soares Franco pelo Estoril não lhe atribui grandes méritos como gestor - de uma SAD, pelo menos).
4 - Quais as despesas do Sporting com salários de pessoal "não-desportivo"? Quanto ganham as equipas de gestores e funcionários das várias empresas do universo Sporting?
5 - Quais as propostas alternativas - e credíveis - à de Soares Franco?
Gostava, em resumo, de tentar perceber como foi possível chegar a estado financeiro tão lastimável; como é possível que um clube com a grandeza do Sporting só tenha 30 mil sócios e de que forma os "gestores" têm reflectido essa situação; que viabilidade pode o Sporting ter se, mesmo com "projectos" e "gestões" tidas como modelos, chegámos a este ponto; em quê, na gestão, e de que forma, se afasta o "projecto Soares Franco" do seu predecessor "projecto Roquette" e da gestão de Dias da Cunha? É que muitos dos elementos (ventilados na imprensa)que compôem a lista de Soares Franco são de continuidade. E a continuidade do que temos, já percebi, não serve.
Vou para a assembleia angustiado; apesar de não o prever, gostava de voltar de lá esperançado. E atenção, senhores dirigentes e "candidatos a": não acredito em iluminados, em demagogos populistas ou em santos milagreiros. Com o Sporting não se brinca.

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

FOI BONITA A FESTA, PÁ


Foi bonita a festa. Vitória sobre o Campeão Europeu, deixando o mundo de boca aberta. Uma vitória da chama imensa, da vontade, do querer, da força do Glorioso.
Uma primeira parte muito fraquinha, pondo em relevo a diferente dimensão das duas equipas. Um jogo muito cauteloso, sem situações perigosas mas onde o Liverpool controlou sempre todo o jogo.
Na segunda parte o Benfica apareceu com outra atitude, subiu no terreno, pressionou mais alto e o jogo mudou. Com a entrada do Karagounis, sem sombra de dúvida o nosso número dez, o Benfica encostou o Liverpool lá atrás. E finalmente a Deusa esteve connosco nesse golo do enorme Luisão.

Estamos a meio da eliminatória e a esperança mantêm-se... Até Anfield Road no dia 8 de Março.


Viramos agulhas para o próximo, esse grande desafio com o FC Porto. Nada está perdido. Só nos interessa a vitória. Se a conseguirmos estamos na luta. E com a nossa alma, com a nossa mistica, com a força do nosso amor pelo clube vamos ganhar e vamos ser bicampeões !
Equipa para o jogo contra o FC Porto : Moretto, Nelson, Luisão, Anderson e Léo. Petit, Manuel Fernandes e Karagounis. Simão, Robert e Nuno Gomes. Petit mais atrasado e M. Fernandes e Karagounis mais à frente a entrarem e a constituirem a primeira barreira ao meio campo do FC Porto. Um palpite : O Porto vai alterar a sua táctica de 3-3-4.

Que a Deusa esteja connosco !
Saúdinha

Parabéns Benfica

Gostei da vitória do Benfica. Ganhar ao Liverpool não é coisa qualquer. O Mourinho, por exemplo, que o diga. Foi um jogo, chato, chatinho, sobretudo a primeira parte. Os ingleses fechadinhos, sem um ataque digno de registo e o Benfica sem capacidade para romper, criar espaços e oportunidades. Para quem não é benfiquista, pode-se mesmo dizer que a primeira parte foi um bocejo de futebol fraquinho. Mas na segunda parte,Koeman esteve bem: fez entrar Karagounis e começámos a ver jogo de bola a sério. O SLB tornou-se mais ousado e mandão e a aproximar-se com pézinhos de lã, da área dos súbditos da raínha Isabel.
Até ao momento mágico, o golo. Devo dizer que a forma com foi marcado me trouxe algumas recordações amargas: livre marcado por Petit, cabeceamento de Luisão. Faz-vos lembrar alguma coisa?
Mas, desta feita, foi limpinho, sem falta.
O Benfica foi a melhor equipa e merceeu inteiramente a vitória. Desejo aos lampiões cabeça fresca, atitude e sorte para o próximo jogo na Luz e em Anfield. Ah, e Karagounis tem de ser titular. A diferença que o homem faz...
PS: Para melhor opinião, podem sempre ler o que se escreve aqui.

Afinal eles andam aí...

Pois é, afinal parece que temos mesmo "bloggers" do Benfica aqui no RdJ. E eles até "postam".
Mas, passando ao essencial. Parabéns ao Benfica. Não foi um grande jogo, mas ganhou bem. Penso que tem francas hipóteses de passar, dado que o Liverpool não é uma equipa talhada para recuperar desvantagens.
Espero que continuem o bom trabalho pelo menos até ao fim de semana.

Estive lá!

Fui ver o jogo. Sim...o jogo. O jogo que hoje aconteceu. O jogo que nenhum Benfiquista ousou referir durante a semana. O jogo que todos os Benfiquistas queriam ver. Enfim..O Jogo.
Eu estive lá!
Saio mais cedo do trabalho e enquanto os outros companheiros de jornada se mudam nos seus carros mantenho-me ao vento com os meus pensamentos e a minha gravata...A Angelina Jolie é mesmo boa...enfim...devaneios...a concentração estava toda no jogo! Mas havia um silêncio na alma, uma paz no espírito...ao contrário do jogo com o Sporting não pensei no jogo uma única vez durante o dia. Apanhamos o Metro. Apinhado. Passa o primeiro, impossível entrar, apanhamos o segundo. Fico ao lado de um gaijo do Liverpool. Desejamo-nos cordialmente boa sorte e relembramos o jogo Inglaterra - Portugal...ele também lá esteve...eu também...bom prenúncio? Iríamos ver.
Chegamos à entrada do estádio e está uma corrente de gente para entrar, uma fila enorme e é aí que a chama acende...SLB...SLB...os Benfiquistas saudam a sua catedral e anunciam aos seus gladiadores a chegada ao santuário. Estamos convosco. Contem connosco!
O jogo começa frio como a noite. Muita luta, muito empenho, muita concentração...mas golos que é bom, nada. Não me lembro de um remate na primeira parte que tivesse acertado na baliza.
A defesa esteve impenetrável. Luisão e Anderson mantém-se intransponíveis. Serão Fowler e Morientes piores que Neca e Saganovski? Enfim...deixa lá isso que hoje a crónica é outra.
A segunda parte começa e o Benfica domina...surpreendentemente o Liverpool falha a segunda parte toda. O Benfica controla. Ganha os ressaltos. Laurent faz a sua melhor exibição ao serviço da águia mostrando que é dos tais que pode...e hoje ele queria. Karagounis é outro dos jogadores do Benfica que pode. Hoje todos queriam.
Karagounis protege a bola e sofre falta. Minuto 84. Petit vai bater...baixa o corpo como quem vai tentar a sua sorte com um remate forte de longe com o peito do pé. No último segundo levanta o torso e faz um centro para o sítio planeado onde Luisão e Anderson aparecem na mesma zona marcados apenas por um homem. Luisão remata...Alguém grita golo...parece...é! está lá dentro...GOOOOLO!!!! Golo! Golo!! GOLO!!! Se há boa altura para marcar esta é uma delas.
Estou rouco como é da prache e esta equipa parece talhada para os grandes momentos, hoje mostrou-o de novo.
Agora estamos a meio da eliminatória. Se alguém pensa que somos os maiores desengane-se. Não somos e há mais 90 minutos de futebol num estádio onde o Benfica nunca ganhou. Vai ser difícil. Mas...Hoje podemos pagar uma imperial ao Luisão!

Saudações!

terça-feira, fevereiro 21, 2006

IMPERIAL

Benfica 1 - Liverpool 0



Anfield Road desta vez és tu que vais conhecer a Red Wave!

Benfica v Liverpool

23ª jornada

Benfica

A estrelinha definitivamente abandonou-nos. Mas uma equipa que em cada jogo só joga uma parte (em Guimarães a segunda), cujos reforços de Inverno teimam em mostrar-se lastros (talvez com a excepção de Moretto, mas a gestão da sua titularidade diminui a psique da equipa), parece não querer ir longe. Ainda falta algum campeonato, dá para recuperar, mas não a jogar desta maneira.
Foi contra o Lille, e ainda mais fundamentalmente contra o Manchester, que já esta época demos a volta. Não há duas sem três, hoje o Liverpool tem que ser outra vez este catalizador (mas, apesar da esperança e do apoio activo até à exaustão, já há muito tempo que não estava tão descrente...Oxalá me engane...)

Sporting

O penalty que facilitou a vida não o foi, na minha opinião. O guarda-redes joga primeiro a bola, logo não há falta.
E sem ele, não vou tão longe como o técnico do Paços que diz teria ganho 3-0, mas penso que os pontos teriam ficado distribuídos doutra maneira.

Porto

Foi para aqui que se mudou a estrelinha. Só que nem todos os que ela protege acabam campeões. E o Porto não jogou nada.
Como dado adicional, nunca tinha visto um árbitro a voltar atrás. Achei bonito. Mas pergunto de onde viria aquela vontade tão grande de marcar penalty e expulsar o jogador de um árbitro conectado com o apito dourado, e questiono-me sobre as consequências que este recuo pode ter como estímulo aos protestos dos jogadores em campo no futuro.

Temos um Bruxo no RdJ

Acabámos por não ser tantos como esperava, mas o temporal era do camano. Ainda assim, o estádio teve uma boa casa para a recepção ao Paços. Não foi um jogo fácil, mas era uma boa oportunidade para ganharmos pontos ao Benfica – que levou dois a zero em Guimarães – e colocar pressão no FCP, que só jogava no dia seguinte. Ao que consta o Benfica pouco fez para sequer empatar, o que é preocupante, numa semana em que se pretende que os benfiquistas estejam ao seu melhor nível (calma… deixam-me terminar o meu raciocínio). Têm o jogo com o Liverpool, que até seria interessante ganhar, mas sobretudo têm o jogo com o Porto, que é essencial não perder. O Porto que entretanto ganhou por 1-0, num jogo em que Quaresma não jogou por castigo. Raul Meireles marcou o golo decisivo.

Mas voltando ao jogo de Alvalade, o Sporting não jogou muito bem. Numa primeira parte sem grandes emoções, marcámos o primeiro golo num penalty indiscutível sobre Moutinho, depois de Sá e Martins terem andado a brincar às simulações de penalty. Martins levou amarelo e não viria nenhum mal ao mundo se Sá tivesse levado um amarelo também. Se a primeira parte foi má, a segunda foi pior ainda. O Paços pressionou muito mais, embora sem criar uma única ocasião efectiva de golo. Nani e Deivid, apesar de não terem sido titulares foram preponderantes, pois tiveram acção decisiva nos dois últimos golos.

Relativamente aos restantes jogos, Nacional e Braga regressaram às vitórias (à custa do condenado Penafiel e do cada vez mais aflito Naval). O Boavista continua em grande e já vai na sexta vitória consecutiva.

A luta pela permanência continua intensa (com excepção do último lugar que já tem titular). O Guimarães continua abaixo da linha de água, mas está cada vez mais perto.

Referência também para a arbitragem: em Alvalade não foi muito boa, mas o árbitro foi capaz de assinalar uma grande penalidade contra o Paços, com base no que o fiscal viu. É meritório. No Dragão, o árbitro Carlos Xistras foi ainda mais longe. Marcou penalty e chegou a mostrar vermelho a um jogador do Marírimo, para depois voltar atrás, com base no que o fiscal viu e, segundo palavras do próprio, na forma veemente e credível como os jogadores do Marítimo protestaram.

A próxima jornada o Sporting vai até à Académica (e uns dias depois há-de lá voltar, desta vez para a taça de Portugal). Sei que a Académica é um clube muito caro aqui pelo RdJ, mas penso que não há dúvidas. É para ganhar! Os dois jogos!

Numa fim-de-semana marcado pela religião, com a transladação do corpo da irmã Lúcia, uma palavra ainda para o “irmão” Rantas, que mais uma vez acertou nos prognósticos. Foram premonições que tiveste em Dezembro? Cuidado, a qualquer momento podes ter a Igreja Católica à tua perna. No mínimo.

Liga Portuguesa, 23ª Jornada


Boavista- Rio Ave 2-1
V. Guimarães- Benfica 2-0
Sporting - P. Ferreira 3-0
E. Amadora- Belenenses 1-2
Penafiel- Nacional 1-2
Gil Vicente- Académica 4-3
FC Porto – Marítimo 1-0
Naval- Sp. Braga 0-1
U. Leiria- V. Setúbal 0-2

Recordando o prognóstico avançado aqui em 16 de Janeiro, referente a esta jornada:

«Sporting com a tarefa teoricamente mais acessível. A ida do Benfica a Guimarães deverá apanhar a turma vimaranense numa fase ascendente e vitoriosa (caso contrário hão-de resignar-se cedo à descida...).
Porto 51, Sporting 46, Benfica 45
»

A realidade: Porto 51, Sporting 46, Benfica 43 (ainda Sp. Braga com 44, Nacional com 42 e Boavista com 41).

FC Porto
No início do jogo pareceu-me que estavam reunidos todos os ingredientes para um bom resultado: a táctica dos 3 defesas, que já de si é muito perigosa, conjugada com a presença de Bruno Alves no eixo da defesa. Antes dos 3 minutos, o remate de Kanu ao poste da baliza de Helton deixou-me a lamber os beiços: “Vamos ter uma surpresa no Dragão!”. Não contei com a exibição magnífica de Helton... o FC Porto ataca muito, mas hoje pareceu-me que o 1-1 esteve sempre mais próximo do que o 2-0 – excepção feita ao fabuloso remate de McCarthy ao poste, quando o jogo estava prestes a terminar. Uma nota final: Que grande jogo fez Raul Meireles. E que golo espectacular ele marcou!

Sporting
Resultado lisonjeiro para o Sporting. Jogo bastante complicado, com o Paços a vender cara a derrota. Apenas aos 87 minutos se respirou fundo em Alvalade, com o golo de Deivid. O golo de Tello foi a cereja em cima do bolo. A turma de Alvalade está motivada e a tornar-se um caso sério no Campeonato. Os rivais da Luz já estão 3 pontos lá para trás...

Benfica
As equipas de futebol são feitas de resultados e de atitude. O Benfica teve momentos bons, com resultados francamente superiores às exibições. Daí resultou uma excelente série de 9 vitórias consecutivas, que proporcionaram a ilusão de que a equipa do Benfica estava “lá em cima”. O encontro com Liedson e seus companheiros indomáveis teve o condão de obrigar os benfiquistas a por os pés na terra.
O trambolhão tem sido difícil e ainda não acabou: uma derrota logo em Leiria, uma recuperação enganadora (a verdade é que empataram com o Nacional na Luz!), uma história de faz-de-conta (a vitória com o Penafiel...) e agora, uma derrota bem amarga em Guimarães. Koeman reconheceu que o Benfica está agora praticamente arredado da luta pelo título.
Na entrevista logo a seguir ao jogo, Petit referiu que « Quando uma equipa que quer ser campeã entra assim, então não pode ser campeã». Adivinha-se um ambiente de cortar à faca no balneário da Luz.
Quem os viu e quem os vê… e esta semana vem o Liverpool e o FC Porto!

Outros destaques
O Boavista venceu pela 6ª vez consecutiva e já ameaça a “zona europeia” da classificação. O Vitória de Guimarães aparentemente iniciou a recuperação (segunda vitória seguida) e já necessita de recuperar apenas 3 pontos para poder sair do pesadelo em que entrou. Outra nota positiva para o Vitória de Setúbal: vitória saborosa em Leiria, a demonstrar que, mesmo depois de todas as atribulações, continua a existir em Setúbal um grupo de trabalho coeso, profissional e brioso.

A zona dos Aflitos
A “parte de baixo” da tabela classificativa está muito interessante. Para além do já condenado Penafiel, entre o 9º e o 17º existe uma diferença de apenas 7 pontos. Mais: entre o 16º e o 10º, distam uns meros 4 pontos! O Campeonato dos Aflitos está a aquecer, e cedo irá começar a ferver. Vai começar a roleta russa!

Classificação Geral:

1. FC Porto 51
2. Sporting 46
3. Sp. Braga 44
============
4. Benfica 43
5. Nacional 42

6. Boavista 41
============

7. V. Setúbal 36
8. U. Leiria 31

============
9. Belenenses 28
10. E. Amadora 27
11. Gil Vicente 27
12. Marítimo 27
13. Rio Ave 26
14. Académica 26

============
15. P. Ferreira 25
16. V. Guimarães 23
17. Naval 21
18. Penafiel 11


Antecipação da próxima jornada (16 de Janeiro):
«24ª jornada: Benfica-FC Porto, Académica-Sporting
Primeira saída do Sporting da zona de Lisboa, na segunda volta. Jogo de tripla na Luz. Acredito que Koeman volte a fintar o Co.»

Sporting a vencer em Coimbra, Benfica a derrotar o FC Porto, na Luz. Vamos a ver...

Boa sorte para o Benfica frente ao Liverpool!

O Querer

Vem pela primeira vez este pobre escriba expressar a sua opinião neste canal de comunicação, tentando faze-lo de uma forma séria e critica, mas acima de tudo frontal, respeitando obviamente outras correntes de opinião.
Recordando os meus tempos de adolescente (já lá vão quase 34 anos) quando era praticante do denominado desporto rei e tendo passado pelos ditos pequenos clubes como “C. F. Belenenses”, “Atlético do Cacem” e “Ginásio 1º Maio”, fui convivendo e trabalhando com diversos treinadores, os quais pelos seus métodos de trabalho e essencialmente pela sua maneira de ser e de estar na vida, nos incutiam essa mesma forma de estar para dentro do campo.
Dos diversos técnicos com quem trabalhei, digamos que quase todos eles o faziam por “carolice” e trabalhando de uma forma empírica, houve um que pelo seu percurso futebolístico, nos ensinou que existia no mundo do desporto rei dois tipos de postura: “O Poder” e “O Querer”.
Visto o primeiro estar ao alcance dos ditos grandes, só restava aos restantes socorrer-se do segundo, sendo este tipo de postura trabalhado diariamente nos treinos efectuados ao final do dia e aplicado ao fim de semana nos jogos, nem sempre com sucesso, pois o “Poder” nesta altura sobreponha-se e muito ao “Querer”.
Passados já trinta e quatro anos, felizmente este abismo já não existe, pelo que o enfoque centra-se no “Querer”, sendo esta a mensagem que actualmente os treinadores transmitem aos seus atletas.
É hoje com alguma mágoa e relembrando alguns jogos do nosso campeonato, neste ultimo fim de semana que verifico a aplicabilidade do “Querer” e como esta forma de postura foi ou é entendida pelas diversas equipas.
Assim, no Sporting – Paços de Ferreira, viu-se o “Querer” do Sporting ganhar e o “Querer” do Paços de Ferreira não perder.
No F.C. Porto – Maritimo viu-se o “Querer” do F.C. Porto ganhar e o “Querer” do Marítimo empatar.
No Guimarães – S.L. Benfica viu-se o “Querer” do Guimarães ganhar e o “Querer” do S.L. Benfica , não querer ganhar.
É a interpretação do “Querer” que este ano vai decidir qual o campeão, será a assimilação e a aplicabilidade por parte dos jogadores e das equipas técnicas desta postura, que fará a diferença neste campeonato.
Relativamente ao meu Benfica, verifico infelizmente que este ano (2006), tanto nos jogadores como na equipa técnica não conseguiram assimilar convenientemente bem a postura do “Querer”, pelo que não é pedindo desculpas aos sócios pagantes e simpatizantes (e são muitos), que vão resolver o problema, daí que ache que apesar da diferença pontual, ainda estamos a tempo da recuperação, desde que a interpretação do “Querer” seja correctamente levada à prática.
Espero que essa assimilação seja já posta em acção esta terça-feira contra o Liverpol.

domingo, fevereiro 19, 2006

Cumprir objectivo sem brilho

Muito melhor resultado que a exibição. Numa noite de temporal, apenas aquecida pela derrota do Benfica em Guimarães, a chuva e a ventania tornaram o espectáculo desagradável. A equipa do Sporting, com a sua geometria habitual, losango na intermediária e dois avançados livres, tentou ganhar o meio-campo e jogar a bola rente à relva o que se tornou quase impossível. As condições do terreno, a prender a bola, fizeram com que muitos passes se transviassem, e poucas jogadas (muito poucas) chegaram a zonas de remate. Com Carlos Martins desinspirado, Romagnoli com iniciativa mas pouca profundidade, raras eram as bolas que chegavam a Sá Pinto e a Liedson, que se mostrou esforçado. A primeira oportunidade de golo é do Paços, valendo Ricardo numa defesa com os pés. Essa jogada teve origem numa correria louca pela direita do Didi na ressaca de um canto a favor do Sporting. Em duas jogadas de ataque leonino pela esquerda (Caneira a apoiar sempre bem) Carlos Martins e Sá Pinto p odiam fazer melhor mas “fizeram-se ao penalty”, ou deu-me essa impressão. O golo surgiu quando não se esperava numa entrada de Moutinho e o guarda-redes o abalroou. 1-0, por Sá Pinto. Numa primeira parte de muita luta a meio-campo e poucos remates à baliza fomos para intervalo a ganhar. Paulo Bento deu ordem de entrada a Deivid (tinha esperança em ver Koke) para fazer a dupla mais goleadora: Liedson e Deivid. Os pacenses procuraram o empate, mas o nosso sistema defensivo deu conta do recado. Perdemos o meio-campo mas a equipa nunca perdeu estrutura, mostrou sempre tranquilidade e confiança. Os laterais Abel e Caneira deram outra dimensão ao jogo. Fortes a defender, apoiam o ataque e pressionam os adversários, fazendo com que o Sporting preencha bem todo o campo. Alguns cruzamentos sem perigo, com os centrais apoiados por Custódio a resolverem. Sai C. Martins por Nani que se posicionou à esquerda. Seria mais tarde quando Tello entrou para a sua posição (tantas vezes reclamada) de interior esquerdo e Nani subiu para o vértice superior no lugar de Romagnoli. E foi Nani que em duas acelerações desenhou na assistência o 2-0 por Deivid à boca da baliza e o 3-0 por Tello (de pé direito), curiosamente as opções de P. Bento que deram um “colorido” ao resultado que o Paços de Ferreira não merecia. O que fica é que cumprimos o objectivo (não se podia falhar) mesmo sem grande brilho. Jogos em que se ganha categoricamente sem jogar bem, é uma normalidade nas equipas campeãs. Próxima semana a visita a Coimbra (obviamente, jogo crucial, pois é o seguinte) onde a vitória nos abre excelentes perspectivas de aproximação ao primeiro lugar. Oxalá…

Etiquetas:

Raro e de louvar

O jogo ainda não acabou e, infelizmente, o Porto, graças a uma grande exibição de Helton, lá vai ganhando por 1-0.

Mas quero desde já louvar algo que se passou neste jogo, raríssimo de se ver e que revela coragem. O árbitro Carlos Xistra esteve quase a cometer um erro clamoroso: a remate de um jogador do Porto, Williams faz um corte limpíssimo em cima da linha, de cabeça.

O árbitro apita para penalty e mostra o vermelho ao defesa do Marítimo. Mas - ainda não percebi bem porquê -, apercebendo-se que estava a incorrer numa nítida injustiça, Carlos Xistra corrigiu a sua primeira decisão: "retirou" o vermelho a Williams e devolveu a posse de bola ao Marítimo. Atitude corajosa, mas de puro bom senso. Fica o aplauso, até pela raridade da situação.

Óinc, óinc


E agora, ó leitãozinho...
Achas que, agora, o Sporting já conta na luta para o título?
Que já é um adversário com que o Benfica tem de se preocupar?
Tinhas oito de vantagem, já estás a três. Nada que espante, tendo em conta a produção futebolística do SLB na maior parte das vitórias que foi somando (atenção, não é agora que digo isto, já há muito afirmo aqui que o Benfica joga pouco).
Desejo-te agora, leitãozinho, bons jogos e boa sorte contra Liverpool e FC Porto. Muito sinceramente.

Indomáveis !!

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

BOAVISTÃO !



E o Boavista ganhou ao Rio Ave passavam dois minutos e ciquenta e quatro segundos dos noventa ! Manuel José de livre directo !
E assim o Boavistão já vai em VVVVVV e já está a pressionar o Nacional e o Sp. Braga. Definitivamente chegou à luta pela Europa. E vai a Setúbal nos quartos de final da Taça .
Temos Boavistão.
E quero homenagear o seu jovem treinador : Carlos Brito. É dos melhores treinadores portugueses.

Saúdinha

A Bíblia

Hoje li a Bola duma ponta à outra; (bem, quase).
1ª página Koeman zangado, Polga não renova ainda com fotografia, e um quadradinho com o Pinto da Costa dourado pela FIFA. Acho irónico.
Avanço para as páginas do Sporting, parando antes no Projecto Roquette… do Santos Neves. Leitura interessante com os temas lá, o debate necessário, a dúvida sobre o ponto da situação; vender ou não Património, e depois a aberta oposição de Dias da Cunha (e antes?) toda a antecipação da Assembleia e eleição do Presidente do Sporting. As relações de apoio de Roquette a Soares Franco e muito contestada por João Rocha apimentam todo o cenário.
Depois a história de Polga com o empresário a voltar em Março. Notícia pequena a anunciar as faixas aos nossos campeões (juniores). Que parceiro para Liedson é um assunto em destaque. Depois de estabilizar a defesa e, talvez não definitivamente, o meio-campo falta escolher o entre Deivid e Douala. Temos alternativas e reconhece-se um candidato ao título. Continuo a folhear: Vendas da polémica, uma análise serena que me pareceu tocar na ferida: vender o Património ou a Fundos (garantindo a receita) sendo o Património recomprável a 10/12 anos. E haverá ruptura de tesouraria de 16.8 M€ (?) “honrar os compromissos com os nossos parceiros financeiros” não me cheira bem. Bom artigo informativo, equilibrado, interessante. Vejo depois que Pinto da Costa recebeu alta distinção da FIFA e quando saiu para o avião chegava o presidente da UEFA que já não o apanhou. “Para a Luz ainda falta muito” é uma pequena entrevista com o P. da Costa onde se mostra obcecado por ganhar ao … Marítimo. O presidente do River Plate, antigo clube do Lucho, elogia o jogador de uma forma muito autêntica. E diz que vai ganhar. A seguir a bomba: Diego quer ir embora!: Penso p’ra comigo: se fosse do Benfica ou Sporting era a capa. O pai do jogador não esconde a decepção (Diego sonhava com a selecção canarinha para o Mundial), e garante que vai sair. O treinador não conta com ele, “um médio de armação” não faz falta. A seguir também Helton o guarda redes aspira a jogar pelo Brasil no Mundial. Salto para a triste história do Farense com a Ruptura inevitável do Estádio Algarve. O Braga é o próximo cliente reconhecendo-se o estofo da equipa, mesmo vendendo os melhores jogadores (razões financeiras). O regresso próximo de Delibasic é referido. Palavra ao Guimarães: “É imperioso vencer o Benfica” o trágico reconforta-me. O Marítimo, o Belenenses com Meyong a pensar no início do Campeonato da Rússia (estágio pré-época em Málaga), pois parece que o Belenenses se vê obrigado a vender por 1.7M€ por problemas de tesouraria. O jogo Boavista- Rio Ave, o Carlos Brito está a 5 pontos do Sporting e Benfica. O drama do Portimonense a lutar pela subida e com ameaça de greve dos jogadores (2 meses de salários). Chama-me a atenção o Milagre segundo Cristo, o treinador do Mafra, após grande recuperação na II Divisão (D). A reportagem de jogadores que jogaram em Portugal (de segunda ), jogam em Pontevedra (IIB) e explica-nos um dos brasileiros: “Pela noite solta-se um grande divertimento (…) não é nada parecido com (…) Santa Maria da Feira". Vejo a glória de Rochemback e fico solidário com Manuel José, campeão em África (clubes) e apenas o 2º melhor: “Keshi (o nigeriano) jogava em casa e as coisas funcionam um pouco assim em África”. Leio com gosto (macabro) Um erro para a história em que o guarda redes mexicano deu a vitória à Coreia do Sul, pensando que o árbitro marcara fora-de-jogo (foi “à Benfica”, brinquei). O México mostrou “gritantes carências”. Melhor para nós. Dinamarca teme jogo em Israel, ao alto e à esquerda. A Construção Táctica do Luís Freitas Lobo com os três defesas (mas dois laterais ou três centrais ?) é uma leitura motivadora e estimulante como é normalmente o Planeta do Futebol. O destaque a Rochemback “parece outro jogador, sobretudo no ritmo e velocidade. (…) entrou noutra dimensão" e a coluna sempre recheada de promissoras revelações. Regresso ao principio do jornal e leio sobre Liverpool a cidade dos Beatles e The Cavern. Os lugares de peregrinação e do culto de um grande clube da Inglaterra e do Mundo. Já nas páginas do Benfica vivo o treino pouco alegre com Koeman a descompor os jogadores (de cabeça baixa) e especialmente Petit. O Robert pode jogar (eu apoio, eh,eh) e uma boa página sobre Léo, que nos últimos jogos tem sido o melhor jogador do Benfica e conquistou o coração dos benfiquistas. A fotografia está bem apanhada: o pequeno Léo no meio dos gigantes Alcides e Luisão. Na última o Valentim e o “Apito Dourado” e o obrigatório cartoon Barba e Cabelo com a crise dos salários no Setúbal.

É o meu elogio do jornal com temas de futebol melhor tratados, que absorve, diversifica, diverte quem gosta também de ler opiniões e abordagens personalizadas a fim também de enriquecer a minha visão e como um passatempo. Leio jornais para isso, e “A Bola” que também critico sempre que me apetece e acho que não tem razão, é ainda assim “A Bíblia” para um Leão de Prata. Que gosta de futebol. Com civilidade.

Etiquetas:

Fábio Paim assina até 2010


Fábio Paim, jogador do Sporting desde os 8 anos, assinou contrato até 2010. É o seu primeiro contrato profissional e é também uma excelente notícia: Sinal que se está a cuidar da "cantera". A qualidade de Fábio Paim tem sido uma lenda alimentada há anos pela aficción sportinguista, pelo que a expectativa é alta.
Estará para breve a sua estreia na equipa principal - o puto já fez 18 anos!

Isto sim é uma direccao!

Ribeiro Teles, Vaz Guedes, de Botton, Ricciardi, Bettencourt, Silva e Costa......

e nós com um Vieira e um Veiga!

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Rapaziada, ouçam bem o que eu vos digo




Os jornais desportivos publicaram ontem duas entrevistas essenciais para que se perceba o actual momento do Sporting.

Desde logo a de Dias da Cunha, que relata dois factos importantes: o primeiro, que Soares Franco e ele próprio combinaram, aquando da sua demissão, que aquele seria uma mera solução transitória, ficando excluida a possibilidade de se vir a candidatar. Alegadamente, foi o próprio Soares Franco a "exigir" esta condição para aceitar a presidência no período de transição. O candidato natural da "continuidade" seria, para ambos, Ernesto Ferreira da Silva. Entretanto, este anunciou que não se candidataria, o que desde logo Dias da Cunha estranha. E Soares Franco resolve avançar, contra tudo o que ficara estabelecido. Dias da Cunha sente-se traído. Com razão, parece.

Na entrevista, o anterior presidente do Sporting diz também que, no famigerado "project finance" negociado com dois bancos, não está prevista a necessidade de venda de património. Equaciona-se, isso sim, a eventual cedência para exploração do edifício sede e de Alvaláxia a um fundo imobiliário, nunca a sua venda, e só deste património, nunca do multidesportivo, da clínica e do Holmes Place. Dias da Cunha interroga-se porquê, agora, esta urgência de vender o património e logo todo o património...

Já João Rocha, em entrevista a outro jornal, vai ainda mais longe e não deixa pedra sobre pedra em relação ao "projecto Roquette", chegando a afirmar que este "liquidou o Sporting". Segundo o antigo presidente, Roquette recebeu um passivo de 4 milhões de contos, situando-se este, agora, em mais de 60 milhões. Convenhamos que, em termos de gestão, não é famoso.

As ideias com que fiquei:

1 - O ecletismo do Sporting está agonizante. Soares Franco quer matá-lo de vez.

2 - O Sporting, depois de realizar fantásticas receitas extraordinárias, com a venda dos poucos terrenos que ainda tinha, dos melhores jogadores da formação, dos lugares cativos do novo estádio, de receber as ajudas do Estado para a construção das novas infraestruturas, de reduzir (supostamente) despesas de funcionamento e orçamento para o futebol ou de baixar dos 100 mil para os 30 mil sócios, está na penúria. Tem o estádio e infraestruturas adjacentes e a Academia. Nada mais.

3 - Quando se avançou para a construção do novo estádio, justificou-se com a ideia de que a exploração de Alvaláxia e do restante património tornariam toda a infraestrutura lucrativa. É-o, ou não? Se não é, o que falhou? Se é, porque se quer vender? Para reduzir custos com juros? Mas, para a satisfação da dívida, não foi feito um "project finance"? O que mudou? O que se passa?

4 - Sporting, um clube só de futebol, com o fim das modalidades, em que os sócios já não o são mais, passando a ser encarados unicamente como "cash cow"? - Já não seria o Sporting pelo qual sempre estive apaixonado. Não, obrigado.

5 - Sporting dirigido por um tipo que, alegadamente, falha todos os compromissos que assumiu com quem o colocou na posição que hoje ocupa? - A ser verdade, também não, obrigado. Para canalhices, temos exemplos que sobrem noutros clubes.

Uma coisa é estranha: Dias da Cunha retirou, com esta entrevista, toda a confiança em Soares Franco. Por seu lado, José Roquette manifestou publicamente o seu apoio ao candidato a candidato. Afinal, já não se fala a uma voz e em continuidade. Por isso, este é o momento em que o Sporting vai ter que mostrar a sua grande força, a força dos seus sócios. Somos nós que devemos agarrar as rédeas.

Dia 23, em Assembleia Geral, devem-se dicutir todas estas questões. Importantes demais para que qualquer sócio do Sporting fique à margem. Pela primeira vez, na minha vida de associado, estarei presente nesta magna reunião. Espero que, no seu decurso, todos possam exprimir, serenamente, os seus pontos de vista. Civilizadamente. Só assim o Sporting ganhará este desafio. Os arruaceiros do costume podem ir para as roulotes mamar "minis". Não fazem falta. Esta tem de ser uma discussão entre homens civilizados. Eu - modéstia à parte - já sei porque é que, no dia 23, não fico em casa.

terça-feira, fevereiro 14, 2006

THINGS FROM THE ARCADE OF THE OLD WOMAN


Revisão da Jornada regozija-se com a noticia de que Paulo Bento vai tirar o curso de treinador de III nível ! É uma excelente novidade pois a nossa Liga precisa de técnicos habilitados.
Consta que Peseiro pode ser um dos mestres de Paulo Bento... Things from the arcade of the old woman que é como quem diz, coisas do arco da velha !!
Saúdinha

Liedson é leão até 2010. Grande notícia


«O Sporting para mim é tudo. Abriu-me muitas portas, acreditou no meu trabalho e respeitou-me. Todos sabemos que a renovação não se resolve de um dia para o outro pois ainda tinha vinculo. Tivemos jogos importantes e aconteceu no momento e na hora exacta. A questão financeira foi a que menos interessou, mas lógico que é um bom contrato

Estas as palavras de Liedson quando se confirma a renovação do levezinho até 2010. O melhor jogador a actuar na I Liga é do Sporting. Foi a melhor notícia, que todos os sportinguistas ansiavam. Assim, com um jovem treinador a equipa tem um núcleo duro que pode formar uma grande equipa (na definição de P. Barbosa) nos próximos anos, e na sua maioria portugueses; Ricardo, Tonel, Polga, Custódio, C. Martins, Moutinho, Nani, Liedson, , J. Alves, Douala e, se exercer o direito de opção também Abel, Romagnoli e Koke.

Etiquetas:

De volta...

Após um período de ausência, por motivos logísticos, eis que regresso – ainda a meio gás – ao convívio da blogoesfera, mais concretamente ao mui estimado RdJ.

Recomeço assim por falar um pouco do que aconteceu durante a minha ausência. O nosso Sporting, desde o meu último post ganhou três vezes: ao Nacional (campeonato), ao Paredes (taça) e ao Setúbal (campeonato). O Sporting parece estar no bom caminho e o jogo de domingo na cidade de Setúbal pareceu-me o mais conseguido por Paulo Bento (não contando, é claro, com o tremendo jogo contra o Benfica). Defensivamente muito melhor, agora a criar mais e melhor jogo ofensivo, como que a justificar o que Paulo Bento disse logo que assumiu o comando técnico da equipa principal do Sporting: primeiro corrigir aquilo que está mal na defesa e construir a equipa a partir dai. Carlos Martins pode ser a chave desta equipa e vem confirmar o que já havia dito num post anterior em que fazia a antevisão para o resto do campeonato: caso não tivesse lesões podia ser a aquisição (de Inverno) que o Sporting precisava. Mas é injusto não realçar também os desempenhos de Ricardo – num momento de forma espectacular –, Moutinho – contagiante na forma como encara os jogos e com uma disponibilidade física impressionante –, Caneira – classe pura – e Abel – muito bem integrado e, na minha opinião, melhor que Rogério. Uma palavra para os centrais Polga e Tonel, a mostrarem que os equívocos defensivos que eram a ordem do dia fazem parte de um passado que se quer cada vez mais distante. Este fim de semana temos a recepção ao Paços de Ferreira. Vamos com certeza ser muitos no apoio à equipa. E eu serei um deles!

O Benfica durante este período eliminou o Nacional (nas penalidades), perdeu com o Leiria – num jogo que até nem jogou mal – e ganhou ao Penafiel. Domingo, não jogou por aí além, é certo que marcou quatro golos, mas quem viu a primeira parte, ficou com a sensação de injustiça ao intervalo, dado que Moretto fez até aí duas defesas tremendas. Depois veio ao de cima a superioridade dos encarnados e dai até à goleada foi um passinho.

O Porto, que havia empatado injustamente com o Braga ganhou com facilidade ao Belenenses e começa a ganhar força a tese que com Lucho o Porto não perde, mas é com Quaresma que o Porto ganha jogo. Não me canso de dizer, mas a mim, como sportinguista é um orgulho vê-lo a espalhar classe pelos relvados.

Referência para o Braga que concedeu um empate em casa frente ao Amadora e para o Nacional, a pagar a factura do esforço dispendido para a taça contra o Benfica diante da União de Leiria. João Pinto, a fazer outra boa época, carrega nos seus ombros a equipa do Boavista, que já vai na quinta vitória consecutiva.

Finalmente, uma palavra para o Guimarães que jogou ontem na Madeira, contra o Marítimo e ganhou por 1-0. Este ano, o Guimarães é a minha “Académica”. Custa-me ver um clube com esta dimensão, com aqueles adeptos – por vezes excessivamente – vibrantes com o seu clube, estar na situação em que está.

Novos Equipamentos (2)


Gosto muitíssimo. As cores do Benfica/Académica, os clubes do coração, têm que ter ressonâncias sensoriais positivas, mesmo quando não quero introduzir clubite no domínio quase sagrado da Selecção Nacional.

Novos Equipamentos


NÃO GOSTO

Taça de Portugal

Sorteio dos Quartos-de-Final

Benfica-V. Guimarães
Académica-Sporting
Marítimo-FC Porto
V. Setúbal-Boavista

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Liga Portuguesa, 22ª Jornada

Académica-Boavista 0-2
Belenenses-FC Porto 0-2
P. Ferreira-Gil Vicente 1-0
Nacional-U. Leiria 1-4
Rio Ave-Naval 0-1
Braga-E. Amadora 1-1
V. Setúbal-Sporting 1-2
Benfica-Penafiel 4-0
Marítimo-V. Guimarães 0-1


Recordando o prognóstico avançado aqui em 16 de Janeiro, referente a esta jornada:
«O Belenenses é muito tenrinho, o Penafiel está muito fraco. O V. Setúbal, por esta altura, estará já na sua rampa descendente.
Porto 48, Benfica 45, Sporting 43
».
A realidade: Porto 48, Sporting 43, Benfica 43 (ainda Sp. Braga com 41, Nacional com 39 e Boavista com 38).
FC Porto
Um regresso às boas exibições por parte de Quaresma & Companhia, a ultrapassar um adversário... tenrinho. Adriano a estrear-se a marcar, Quaresma a dar espectáculo, um meio-campo de raça (Meireles, Assunção e Lucho), e um sistema táctico - 334 - que é perigoso mas quando está bem oleado pode ser mortífero.
Aparentemente o FC Porto saíu do ciclo negativo em que aparentemente estava mergulhado, mas num clube que conta com o sempre dedicado apoio dos energúmenos dos superdragões, este prognóstico é arriscado...
Sporting
O Sporting obteve a sua terceira vitória seguida, desta feita em Setúbal, onde o Vitória local está já na rampa descendente. Douala regressou bem, Ricardo dá segurança, o meio-campo leonino é fabuloso, no banco há excelentes opções, o treinador Paulo Bento sabe o que anda a fazer, Carlos Martins esteve inspiradíssimo.
Este Sporting parece renovado de verdade, mesmo sem ter feito um grande jogo marcou 2 e poderia ter feito mais 3 ou 4 (relembro enormes falhanços de Sá Pinto e de Tonel, Douala a desperdiçar outro lance de golo feito, Nani a acertar na trave). E Liedson nunca conseguiu entrar bem no jogo!
Uma última palavra sobre o penalty assinalado ao Sporting, quase no final do jogo: ridículo.
Benfica
4-0 com o lanterna vermelha, nação benfiquista a respirar de alívio depois de 3 jogos consecutivos sem ganhar, Simãozinho a fazer as pazes com o público. O calendário foi benéfico para o Benfica, ao dar-lhe esta oportunidade de regeneração. O Penafiel bem se pode despedir...
Outros destaques
Sp. Braga perdeu terreno lá na frente, ao empatar com o Estrela.
O Boavista continua a trilhar o caminho das vitórias: foi a 5ª seguida, desta vez em Coimbra. João Pinto, o" grande artista", tem sido peça fundamental desta boa campanha.
O Nacional respondeu aos anseios dos sportinguistas e foi humilhado em casa pelo Leiria. Tu queres ver que quem era do campeonato do Sporting afinal é mas é do campeonato do Boavista?! Ai tu queres ver??? Dá uma certa vontade de rir imaginar o Rui Alves, o "incontinente", a engolir 4 em casa, juntamente com as postas de pescada que tem regurgitado.
O Guimarães venceu o Marítimo, na Madeira. Terá começado uma recuperação? Na próxima jornada recebe o Benfica...
A Naval foi pregar uma partida a Vila do Conde, vencendo por 0-1 por intermédio de Franco, um jogador que sempre fez destas coisas com a camisola... do Rio Ave!
Lá por baixo o Paços venceu o Gil. So what?
Classificação Geral:

1. FC Porto 48
2. Sporting 43
3. Benfica 43
4. Sp. Braga 41
5. Nacional 39
6. Boavista 38
7. V. Setúbal 33
8. U. Leiria 31
9. Marítimo 27
10. E. Amadora 27
11. Rio Ave 26
12. Académica 26
13. Belenenses 25
14. P. Ferreira 25
15. Gil Vicente 24
16. Naval 21
17. V. Guimarães 20
18. Penafiel 11
Antecipação da próxima jornada (16 de Janeiro):
«23ª jornada: FC Porto-Marítimo, V. Guimarães-Benfica, Sporting-P.Ferreira
Sporting com a tarefa teoricamente mais acessível. A ida do Benfica a Guimarães deverá apanhar a turma vimaranense numa fase ascendente e vitoriosa (caso contrário hão-de resignar-se cedo à descida...).
»
FC Porto e Sporting a vencer, Benfica a perder. Vamos a ver...

domingo, fevereiro 12, 2006

Mais um penalty estúpido!

Reconheço que não sou grande autoridade em termos de leis da bola. Mas será que o lance que provocou o penalty em Setúbal é mesmo mesmo para assinalar? A bola foi aliviada para fora da grande-área e esbarrou na mão de Sá Pinto. Repito: aliviada PARA FORA. Julgo que Sá Pinto não conseguiria desviar a bola da trajectória da bola, mesmo que tentasse. Aliás, nem ele nem ninguém!
Bem sei que a aleatoriedade é um dos aspectos mais apaixonantes do futebol, mas ao sancionar penalties destes não estaremos a transformar os jogos de futebol em puros jogos de azar (onde os árbitros acabam por deter um papel central, obviamente)?
Penso que é fundamental que se clarifique esta questão. O "critério do árbitro" é demasiado lasso para que seja assinalado este lance e não seja assinalado penalty na jogada, por exemplo, em que Ricardo Rocha se fez à bola e não lhe acertou, tendo-lhe ela acertado no cotovelo, no Benfica-Nacional para a Taça. O futebol é um jogo com leis, cuja aplicação não é, não deve ser, nem pode, uma mera questão de opinião. Isso fomenta conversas de café, mas não uma indústria como o futebol já é. E esta clarificação interessa a todos os intervenientes do espectáculo!

A Lei do mais forte


Futebol xôxo, Setúbal como esperado, a fechar bem e rápido no ataque. Não demos espaços mas quando de posse de bola tivemos um Sporting lento cujas jogadas de ataque resumiam-se às bolas lançadas pelos centrais, Polga não esteve mal, mas apenas Douala aparecia. Foram eles que fizeram a primeira impressão de golo, quando o seu avançado chegou primeiro que Ricardo, valendo Polga na cobertura à sua baliza. Ainda assim vimos um remate cheio de intenção de C. Martins, e uma boa jogada pela esquerda, com Caneira a apoiar bem concluindo Sá Pinto com remate perigoso para as mãos do guarda-redes. Falhou sobretudo o meio-campo que não aparecia para pegar no jogo. Moutinho apagado, C. Martins a perder bolas, Sá Pinto com jogo recuado, não conseguimos dominar o jogo. Mas a explosão de uma bomba lançada por C. Martins num livre do meio da rua (a lembrar os livres de Eusébio) fazia o 0-1 (35’). Ainda duas bolas na sequência de cantos (Tonel e Custódio). No final da 1ª parte, um fora de jogo (mal assinalado) que daria o empate ao Setúbal. Fomos para o intervalo com a noção que a coisa tinha corrido bem.
Aparecemos a mandar mais no jogo na 2ª parte, com mais velocidade, Caneira dá o golo a Tonel que falha por centímetros. A pressão no meio campo do Setúbal foi intenso com Douala a aparecer numa jogada de venenoso contra-ataque, mas a bola bate na cara do guarda-redes, na saída. O golo chegou, também num livre de C. Martins que remata forte e na ressaca Moutinho não falha. A entrada de Deivid (por Douala) não trouxe benefícios. Com o resultado conseguido, o Sporting deu o domínio ao Setúbal sem nunca pôr em perigo a sua baliza. Ainda assim Ricardo esteve bem numa grande intervenção e menos bem num chuveirinho na pequena área. Foi um Sporting mais agressivo a não perigar o resultado. Entrou Nani (C. Martins) que deu mais criatividade e segurou melhor o jogo. Liedson não se conseguiu libertar da marcação cerradíssima durante todo o jogo.
Final do jogo ainda animou por mais um penalty de Sá Pinto (o terceiro) com os sadinos a chegarem ao 1-2. Mas não houve tremeliques e a melhor oportunidade ainda pertenceu a Nani, com um remate pleno de técnica a enviar a bola à barra. Três pontos, não permitimos alargar a diferença para o primeiro (a 5 pontos),e, claro torcer pelo Penafiel. Melhores, Douala pela velocidade, C. Martins decisivo, Polga e Custódio intransponíveis. Pena de Romagnoli não ter entrado. Muito bem também Caneira. Próximo jogo, crucial, pois é o próximo, Alvalade, Paços de Ferreira.

Etiquetas:

sábado, fevereiro 11, 2006

Grande Fábio!


O Chelsea foi derrotado pelo Middlesbrough por 3-0.
Aos dois minutos, Fábio Rochemback marcou o primeiro golo.
Grande Fábio!

Simãozinho


Simão Sabrosa tem passado por tempos difíceis.
Depois de ter sido a estrela da companhia, na época passada, este ano as coisas não lhe têm corrido tão bem.
Com a vinda de Karagounis e de Miccoli em situações particularmente benéficas para o Benfica (em termos de investimento financeiro inicial, compensado por elevados salários, segundo ouvi), falou-se em vários lugares que Simão teria ficado descontente por ter perdido a sua proeminência no plantel (em termos de remuneração).
Nessa altura deu-se a novela do Liverpool, o campeão europeu - tudo acertado entre as partes, LFV a borregar no último minuto, já Simão se encontrava dentro de um avião!
Simão ficou, as suas exibições não iam para além da mediania, o Benfica afundava-se na tabela classificativa. O cenário piorava ainda mais: com o Benfica totalmente dependente do seu capitão, Simão lesionava-se.
Terá sido aí que o destino mudou. Koeman conseguiu montar uma equipa onde a ausência de Simão não se notava! 9 vitórias seguidas, incluindo o Manchester United!!
Simão regressa, pouco depois dá-se a "hecatombe da Luz", ou o "massacre da segunda circular", frente ao Sporting.
Aparece logo uma nota no site pessoal de Simão, criticando o resto do plantel, o treinador, as novas aquisições, tudo!
Simãozinho recua, a culpa era do sogro, ele coitado, não tem nada a ver com isso. São "eles" a tentarem desestabilizar, o grupo está mais coeso do que nunca, etc.
Nova derrota, desta vez em Leiria. Adensa-se o mau ambiente na Luz. De seguida, jogo com o Nacional. Simão falha um penalty, manda um colega (ou o público?) para o caralho, é assobiado, zanga-se, amua, nem festeja a qualificação após marcação de penalties.
Que raio de capitão é este?! Já tinha demonstrado falta de estatura humana quando saiu do Barcelona, daí que estas atitudes não constituam propriamente uma surpresa. Mas a surpresa é verificar que o balneário do Benfica está podre, os tipos não se gramam, Simão está mais preocupado com a sua imagem e com a sua carreira do que com os resultados da equipa e com o fortalecimento do grupo. Que diferença perante a atitude de Luisão, por exemplo!

Ora Toma, tu também!!

O que terá acontecido esta semana aos ex-treinadores do Benfica? Parecem tordos...

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Ora Toma!



Agora já podes ir para casa matar as saudades....

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Estarão os problemas resolvidos?


Ontem, no jogo da Taça contra o Nacional, gostei muito do Benfica. Os defeitos que lhe apontei em post anterior quase não apareceram.
Mas duas notas de preocupação:
1. Simão e a sua reacção;
2. Marcel, em quem mantenho muita esperança, pareceu um falhador de golos feitos impressionante. Será que estou enganado, ou foi apenas uma má noite, explicada pelo nervosismo de sentir no corpo a mais importante camisola?

Carta aberta a um incontinente



Rui Alves,

Ontem à noite, na Luz, você voltou à carga, descarregando fel sobre o Sporting, ao dizer que não tinha "estofo de campeão", ao mesmo tempo que aproveitava para atacar Paulo Bento e Sá Pinto.

O seu problema com Sá Pinto percebo-o bem. Nunca, no Nacional, terá um jogador que sinta tanto a camisola como ele sente a do Sporting. Quanto a isso, tem que ter paciência e não mostrar tanto despeito. É a vida.

Mas não sei que mal o Sporting lhe fez. O que sei é o mal que você já fez o Sporting, prejudicando-o gravemente nas transferências de Paulo Assunção e Adriano e depois passando ao ataque verbal a esse grande clube, tentando colocar-se ao mesmo nível, primeiro, falando depois em ambiente de terror, quando é você que não hesita em provocar o Sporting e os sportingistas.

Para que perceba bem o que penso de si, devo desde já dizer-lhe que não o vejo nem como nenhum novo Pinto da Costa, nem como um Alberto João do futebol. Já percebi que essas são as suas duas grandes referências, o que já diz muito de si, mas voce é um triste, um pobre coitado, que dirige um pequeno clube que vive à custa do orçamento regional.

O relativo sucesso desportivo subiu-lhe à cabeça e veio demonstrar que você não sabe estar no futebol. O Nacional não tem culpa, o excelente treinador e o plantel também não, os poucos adeptos muito menos, mas você conseguiu que o Nacional passasse a ser o clube que mais detesto na superliga. Mais que Benfica e Porto. Quase humanamente impossível. Será para mim uma grande alegria ver o Nacional descer à Honra, depois à II, III e distritais. Entretanto, o Sporting continuará a ganhar campeonatos.

Para encerrar este assunto, quero que lhe fique muito claro que, para mim, você é merda que tresanda. A partir de agora, sempre que abrir a boca, vou a correr buscar o Brise.

Quartos-de-final


Passaram aos quartos-de-final da Taça de Portugal os seguintes clubes:
Académica
Benfica
Boavista
Porto
Marítimo
Sporting
V. Guimarães
V. Setúbal
Como se vê, o lote inclui a maioria dos mais carismáticos e históricos clubes portugueses. Faltam, na minha opinião, o Belenenses e o Braga. De resto, a Taça está linda. Quem irá erguer o troféu no Jamor?

Renovação

Então e a renovação de contrato com o Liedson, pá?
O que é que se passa?
Soares Franco, Carlos Freitas, a malta está à espera. E eu começo a ficar impaciente.

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Nota Solidária

Reconheço que não simpatizo com Luisão, o “zagueiro” do Benfica - particularmente depois do lance em que esteve envolvido na época passada com Ricardo, na Luz (na verdade, o lance mais importante do ano passado...). No entanto, devo confessar que o considero o melhor defesa central a actuar em Portugal, neste momento.
Resulta daqui que vejo com alguma estranheza a forma como alguns adeptos benfiquistas se encarniçaram contra Luisão.
De acordo com o seu agente, o jogador sente-se injustiçado.
Citação do jornal Record: «O que mais abateu Luisão foi o coro de assobios que lhe foram dirigidos pelos simpatizantes encarnados após o tento de Fábio Felício. “Ele sentiu-se muito triste pois sempre foi um jogador que deu tudo pelo Benfica. Teve várias propostas para sair no defeso mas sempre deu preferência ao Benfica. Aliás, só está no clube por que assim o desejou. É claro que a reacção dos torcedores o magoou pois o Luisão nunca deixou de sacrificar-se pelo clube».
Os adeptos de futebol têm todo o direito de expressar a sua tristeza e a sua raiva. É curioso verificar que quando o fazem, estão habitualmente a "fazer a cama onde se hão-de deitar", ou seja, geram mais intranquilidade, que por sua vez inspira mais erros, o que provoca mais insatisfação.
É verdade que o futebol é, por excelência, a área das emoções, mas será necessário que a racionalidade esteja tão longe das reacções do adepto típico de futebol?
Deixo aqui uma nota de solidariedade para com Luisão. Dois jogos infelizes seguidos não fazem com que deixe de ser o melhor. Um abraço!

Prima Dona?


Costinha foi expulso da concentração do Dínamo de Moscovo em Israel, onde a equipa russa prepara a próxima época.

Aparentemente (segundo o diário russo Sport-Express), Costinha chegou ao treino matinal sem chuteiras e, durante todo o apronto, manteve-se sentado sobre uma bola. No treino realizado à tarde voltou a demonstrar o mesmo comportamento.
Já eram conhecidas algumas divergências entre o jogador português e o treinador Yuri Semi. A situação provocada desta vez por Costinha deverá mesmo significar a sua saída do clube russo. Costinha foi para Moscovo falar com Alexei Fedorichev, que neste momento deverá estar a amargar os 4 milhões de euros que pagou pelo "Ministro".
Ao contrário do seu amigo Maniche, Costinha não terá feito bem a sua jogada, visto que o mercado de Inverno já fechou.
O jornal Sport-Express afirma ter provas de que o jogador exigiu que as suas chuteiras fossem limpas depois de cada treino, mordomia que não existe no Dínamo.
Depois dos casos de Maniche e de Karyaka, esta situação provocada por Costinha só vem confirmar que esta época as relações russo-portuguesas andam estragadas...

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Liga Portuguesa, 21ª Jornada


Boavista-Naval 3-0
Académica-P. Ferreira 3-0
Sporting-Nacional 1-0
U. Leiria-Benfica 3-1
Penafiel-Marítimo 3-2
E. Amadora-Rio Ave 0-0
Gil Vicente-V. Setúbal 5-0
V. Guimarães-Belenenses 2-2
FC Porto-Sp. Braga 1-1


Recordando o prognóstico avançado aqui em 16 de Janeiro, referente a esta jornada:

«FC Porto e Benfica podem perder pontos. Se o Sporting apanha o Nacional a jeito (espero que sim!), as coisas na frente poderão ficar diferentes depois desta jornada.
Porto 45, Benfica 42, Sporting 40
».
A realidade: Porto 45, Sporting 40, Benfica 40 (ainda Sp. Braga com 40 e Nacional com 39).
Sporting
O Sporting fez uma exibição sólida e autoritária perante um Nacional que defendeu muito bem mas se esqueceu praticamente de atacar. Destaques positivos: Sá Pinto e João Moutinho. Nani esteve mal, muito egoísta. Terá de melhorar nesse aspecto.
Benfica
É espantoso como Moretto, o gaurda-redes menos batido da Europa há cerca de um mês, depois de guarnecido por uma das melhores defesas do Campeonato tenha sofrido 6 golos nos dois últimos jogos! O Benfica anda intranquilo. Manuel Fernandes falha dezenas de passes na zona intermediária, Luisão está mal. Francamente mal. O balneário deixou de estar blindado como no ano passado, a coesão apresenta rachas notórias. Simão aparenta andar meio desinteressado dos jogos, Koeman tem uma tarefa difícil pela frente.
FC Porto
É sempre desagradável sofrer o golo do empate aos 88 minutos de penalty. Creio que os problemas internos do clube irão continuar, com reflexos nos resultados.
Outros destaques
O Boavista vai na 4ª vitória consecutiva e já está prestes a encostar-se ao pelotão da frente. De parabéns estão o Leiria, a Académica e, claro, o Gil Vicente. O Penafiel finalmente conseguiu vencer um jogo... V. Setúbal levou o que contar de Barcelos. V. Guimarães continua no lado errado do campeonato... Sp. Braga está em segundo lugar, é de saudar a excelente carreira da turma de Jesualdo Ferreira!
Classificação Geral:

1. FC Porto 45
2. Sp. Braga 40
3. Sporting 40
4. Benfica 40
5. Nacional 39
6. Boavista 35
7. V. Setúbal 33
8. U. Leiria 28
9. Marítimo 27
10. Rio Ave 26
11. Académica 26
12. E. Amadora 26
13. Belenenses 25
14. Gil Vicente 24
15. P. Ferreira 22
16. Naval 18
17. V. Guimarães 17
18. Penafiel 11